De alguns poucos anos pra cá temos ouvido cada vez mais se falar em carro elétrico, e o que nos parecia tão distante, já se faz presente no nosso dia a dia. Uns ainda torcem o nariz e preferem ouvir o ronco dos velhos 6 cilindros ou V8, mas é fato que quem teve a experiência de dirigir um carro elétrico ficou encantado com o desempenho, a entrega de toda potência despejada nas rodas imediatamente ao pisar no acelerador, isso fora o silêncio ao rodar. Começamos a ver carros Premium carregando baterias em vagas especiais em Shoppings e grandes supermercados, novos empreendimentos imobiliários se preparando para essa nova realidade. Porém fica a questão, será esse o futuro? Os carros à combustão vão se acabar? Seria isso só uma jogada da indústria pra vender cada vez mais? Eu creio que um pouco de cada, vamos aos pontos:
TENDÊNCIA DE MUDANÇA?
- Penso que sim, é uma tendência natural essa mudança, mas imagino que é algo que ainda vai demorar bastante em nosso país, penso que veremos sim muitos carros híbridos nos próximos anos, como já estamos vendo, aumentando a eficiência dos veículos, visto que os motores à combustão já estão um pouco limitados em termos de eficiência energética. Penso ainda que os motores à combustão ainda tem uma vida longa em nosso país, visto que os preços cobrados por carros elétricos ainda são proibitivos para a maioria das pessoas, e outro fato é que uma frota inteira de um país não muda da noite pro dia.
CARRO ELÉTRICO É PROBLEMA ECOLÓGICO?
-Outro fator que não me parece muito claro ainda é o destino dessas baterias, como será feito o descarte e reciclagem, muitas teorias se discutem, mas não sei como será isso, em grande escala, não sei se isso não se tornaria um problema no Brasil. Creio que tenhamos ainda que debater melhor essa questão, entender melhor e fazer essa informação chegar clara ao consumidor.
QUAL O CUSTO DE MANUTENÇÃO DE UM CARRO ELÉTRICO?
-Outra questão que pelo menos por hora desperta reflexões é o custo da manutenção dessas baterias, ao que se sabe ainda é bem alto. Não me é ainda muito clara a durabilidade dessas baterias, quando serão trocadas, etc. Hoje os carros ainda estão nas mãos dos primeiros donos, muitos ainda em garantia, mas e depois, quando esses carros caírem na mão do povão? É uma questão a se observar.
O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA RECEBER OS CARROS ELÉTRICOS?
-Outro fator relevante, que pouco se comenta é a questão do consumo de energia no país e pq não, no mundo. Muito se fala na produção de energia elétrica no Brasil ainda ser um pouco limitada, sendo o Brasil ainda muito dependente de poucas matrizes energéticas é comum se ouvir falar de risco de apagão, toda hora vemos na televisão campanhas para economizar energia elétrica pra evitar o risco de apagão. Pensem comigo, se hoje está assim, imaginem cada garagem com um carregador de bateria consumindo energia da rede. Naturalmente deve ser desenvolvido paralelamente o investimento em infraestrutura energética do país tanto em produção quanto em distribuição, bem como busca de novas alternativas de geração individual. Como dito, isso é algo que deve ser desenvolvido paralelamente ou até mesmo antes e não tenho ouvido se falar nisso.
QUAIS AS ALTERNATIVAS E TECNOLOGIAS EM MOTORES E COMBUSTÍVEIS LIMPOS E SUSTENTÁVEIS?
-Outros tipos de propulsores e combustíveis tem sido desenvolvidos paralelamente e não tem se dado muita atenção. Por exemplo hidrogênio como no Hyundai Nexo, que funciona como um motor à combustão normal, só que do escape sai vapor de água, e o carro em vez de poluir, ajuda a purificar o ar. Imaginem essa tecnologia aplicada em massa em grandes cidades cujo poluição do ar é um problema.
CARROS ELÉTRICOS SÃO SEGUROS EM ACIDENTES OU INCÊNDIOS?
-Eu não creio que seja um problema que não será resolvido no curto prazo, mas se fala já sobre a segurança desses carros, em caso de colisões e principalmente incêndios. Existe todo um procedimento diferente no caso de incêndio em um carro elétrico, por conta do risco de as baterias dispenderem substâncias que podem ser nocivas ao meio ambiente. Mas como falei, na Europa já existem procedimentos pra evitar o problema e creio que isso se desenvolva de forma rápida.
CARROS ELÉTRICOS SERIAM SOMENTE UMA ESTRATÉGIA DA INDUSTRIA AUTOMOTIVA?
-Já se ouve falar em discussões em mídias especializadas, que essa eletrificação seria apenas estratégia de mercado da grande indústria para substituir toda uma frota de veículos, e depois disso feito, o que levaria muitos anos, décadas talvez, e todos problemas energéticos e lixo eletrônico vierem a tona, muda-se novamente para alguma outra tecnologia e assim segue a da história da indústria. O fato é que junto com essas evoluções possivelmente teremos que desenvolver muita tecnologia para sanar os novos problemas que vão aparecer e existe sim a possibilidade de isso ser bom, afinal cria-se um problema, deve-se criar uma solução.
Enfim, texto escrito mais para fins de reflexão, discussão, bem como deixar aqui nosso registro das percepções sobre o tema no ano de 2022, vamos ver como serão as coisas daqui há 10, 20, 30 anos. E você, o que pensa a respeito? Comente, sua opinião é importante e enriquece a discussão!
Algumas vezes já tratamos de temas relacionados à outros tipos de motores, seguem alguns links de postagens dos primórdios do blog, para quem sabe enriquecer a discussão.
CARRO ELÉTRICO COM BATERIA INFINITA
Siga nossas redes sociais:
EXPERIÊNCIAS AUTOMOTIVAS | GRODRIGUES FOTOGRAFIA
Imagens: Divulgação GM / Hyundai / BMW
Bem simples, depois q todo mundo colocou seus carros à combustão no ferro velho e compraram os elétricos, aí eles apontam os problemas, e a solução: trocar por outra tecnologia, e assim segue a nossa indústria.
ResponderExcluirTudo balela, a produção do carro elétrico é mais poluente , o descarte é poluente, os acidentes com elétricos são poluentes, esse discurso verde não convence. os carros podem sim ser excelentes de se guiar e ter muitos pontos positivos, mas a questão ecológica é uma tremenda mentira e isso tudo é apenas tática comercial. depois de 20 30 anos convencem vc que elétrico nao é o adequado e te vendem outra coisa sob o mesmo argumento e lá se renova outra vez a frota!
ResponderExcluirCarro elétrico já falhou 3x na história basta pesquisar. O mundo não está preparado. Basta ver as crises energéticas na Europa. Não há infraestrutura para tal.
ResponderExcluir