Dessa vez vou iniciar falando sobre minha impressão ao conhecer este carro, que de antemão digo, me surpreendeu muito positivamente. Eu confesso que faço parte do time dos que sempre ficam com um pézinho atrás quando se trata de carro francês. É inegável a significativa melhora na qualidade dos carros vendidos por aqui em relação aos de 20 anos atrás.
Este carro é um bom exemplo da evolução das marcas "novas" em nosso país. O carro em questão é um Peugeot 208 1.5 Active ano 2014, com pouco mais de 90mil km, que comprei usado. Já tive experiências com outros modelos Peugeot, inclusive temos aqui neste blog uma avaliação de um Hoggar X Line 2012, que sugiro uma rápida leitura!
AVALIAÇÃO PEUGEOT HOGGAR X-LINE 2012
Em relação aos 207 e Hoggar, pude notar algumas semelhanças e lógico muitas melhorias. A principal delas é o espaço interno, conforto, tanto de estofamento quanto de suspensão, posição de dirigir, ergonomia, enfim... considerando um comparativo com a linha 207 2012, não da pra dizer que trata-se de um carro de apenas 2 anos de diferença. O 208 está muito a frente do seu antecessor, evoluiu demais. Como de costume neste blog, não vamos ficar falando de números, pois isso vc consegue buscar em qualquer ficha técnica no Google, nosso intuito é como o próprio título do Blog sugere, tratar da experiência a bordo do carro.
Outro ponto muito positivo é seu motor 1.5 que também é utilizado nos C3 da mesma época. É muito notório o aumento de potência em relação aos 1.4 dos 207 / Hoggar. São também muito econômicos, mas perceptivelmente mais fortes, mesmo com um aumento de litragem pequeno.
A dirigibilidade me parece semelhante aos antigos, o carro tem boa dinâmica mesmo sendo mais macio que os anteriores. Sua carroceria da a percepção de ser maior, mais larga, a posição de dirigir parece mais alta, não sei se de fato é ou apenas impressão devido ao seu painel em formato cockpit.
Por falar em painel, talvez esse foi um dos pontos que mais chamou a atenção na época do seu lançamento. Para quem está acostumado aos painéis tradicionais pode até parecer um pouco estranho a primeira vista, já que o painel em si fica bem mais distante do motorista do que os carros convencionais, e uma curiosidade, é que os mostradores, observam-se por cima do volante e não na mesma linha do olhar da direção como nos carros tradicionais. O volante, por falar nisso é bem pequeno, tem uma pegada excelente. Esse painel diferenciado e volante pequeno trazem uma sensação diferente ao dirigir, na cidade é bem agradável pois apresenta uma excelente visibilidade e posição de dirigir.
Este carro é de uma versão mais simples, versões mais elaboradas do 208 trazem alguns itens diferenciados como o belo teto de vidro. Já tivemos a experiência de rodar no dia a dia com alguns carros populares, como o Ford Ka, Chevrolet Onix, e outros mais, o Peugeot 208 surpreendeu muito positivamente. Como dito no início do texto, este que vos fala, sempre teve algum preconceito com carro francês, mas devo lhes dizer, que boa parte do preconceito vem de ouvir o que o povo fala repetidamente. Sim podemos concordar que os produtos talvez tenham evoluído bastante, que talvez os primeiros carros vendidos no Brasil não estivessem preparados para nossas estradas ruins, falta de cuidado e manutenção da maioria dos donos e outros fatores que contribuíssem para deterioração prematura dos carros, porém podemos afirmar que muita coisa mudou. Eu ainda acho que alguma coisa pode mudar, por exemplo, os preços das peças de manutenção, na minha percepção ainda são um pouco mais altos que os concorrentes, nada muito relevante, de toda forma, se melhorassem ajudaria o consumidor final.
Excelente carro!
ResponderExcluirO carro é ótimo, tenho um 208 com teto de vidro, é lindo! Não incomodou nadinha em 5 anos. Agora quero um 208 novo, só esperando baixar um pouquinho os preços.
ResponderExcluircarrinho muito gostoso de dirigir e não incomoda tanto quanto os peugeot 206 e 207. aqueles eram uma verdadeira encrenca,
ResponderExcluirsuspensão ruim, elétrica ruim etc.