Na postagem de hoje vou falar um pouco sobre um carro que tive a oportunidade de conviver em duas ocasiões. Há uns anos atrás, trabalhei com um Hoggar Zero Km, por aproximadamente um ano e agora com meu atual carro, um Hoggar 2012, com aproximadamente 80.000Km. Achei interessante fazer um breve comparativo sobre estes dois carros e falar um pouco sobre as minhas impressões sobre o carro ainda 0KM e outro com 80.000Km.
Meu primeiro contato com o carro aconteceu ainda em 2012, quando a empresa em que eu trabalhava adquiriu um Hoggar 1.4 básico, zero km. Minhas primeiras impressões do carro, sinceramente, foram um pouco negativas, pois sempre estive acostumado a andar com carros mais confortáveis e completos, e passar a utilizar um utilitário derivado de um carro pequeno, básico, sem ar condicionado em pleno verão foi literalmente suado. Mas brincadeirinhas a parte, o carro apesar de simplório tem sim muitas qualidades, que passei a conhecer com o tempo.
O carro apesar de simples, básico, tem um acabamento bem melhor que nossos tradicionais populares da Vw, Fiat, Ford... e tantos outros. Não se vêem tantas rebarbas nos plásticos como nos concorrentes, os materiais empregados em seu acabamento são de boa qualidade.
Uma das primeiras coisas que veio a me chamar atenção foi a economia de combustível do carro. Ele é super econômico. Eu sinceramente naquela época nunca cheguei a fazer uma média bem precisa, mas o carro é muito econômico. Seu motor 1.4 não deixa a desejar, pois apesar de ser 200 cilindradas a menos e 100Kg a mais que uma Saveiro 1.6 o desempenho no trânsito da cidade é bem semelhante, e satisfatório.
O espaço interno, e conforto, sobretudo no que diz respeito à ergonomia, posição de dirigir está anos luz à frente dos tradicionais concorrentes nacionais.
Utilizei por quase um ano, aproximadamente 20mil Km este carro quando novo. Em nenhuma ocasião o carro apresentou qualquer tipo de problemas ou defeitos.
Tenho relatos de colegas que tiveram carros do mesmo modelo, com pequenos problemas em suspensão e caixa de direção, no entanto não sei dizer nestes casos o que foi feito ou não em termos de manutenção preventiva, ou cuidados e tudo mais...
Na segunda ocasião em que tive um carro deste modelo, foi um carro com pouco mais de 80.000Km, que peguei em uma negociação. Tratava-se de um carro de empresa, utilizado "sem dó" diariamente, e movido a GNV, com um kit de gnv injetado.
Minha primeira impressão ao andar com o carro se deu logo no momento da partida, o ruido muito diferente daquele que andei quando zero km, por 2 motivos, o escapamento era modificado por ter os cilindros de gnv instalados na parte inferior da caçamba, e também o ruído característico dos bicos de injeção do gás, um "tec tec" que em um primeiro momento pode até ser incômodo, mas logo se acostuma, sobretudo na hora que você fizer a primeira média de consumo, na bomba do posto!
A melhor impressão que tive neste carro foi fazer um percurso à uma cidade vizinha e voltar, e ao abastecer, constatar que se gastaram míseros 6 reais e alguma coisa... não crendo, no dia seguinte, fez-se o mesmo percurso, desta vez com ar condicionado ligado, gastou-se em torno de 7 reais. Feita a média, na primeira ocasião o carro fez pouco mais de 20km/metro cúbico e na segunda, algo em torno de 19km/metro cúbico. Isto é simplesmente fantástico, sobretudo pra quem está acostumado a andar com carros que fazem 5km/l de gasolina.
Este segundo carro, com 80mil km, já bastante usado, também me surpreendeu, não só pela economia, mas também pelo fato de apesar de ser um carro de empresa, utilizado por funcionários que em geral, não estão nem ai pro carro, ele se mostrou um carro tão robusto quanto uma Saveiro ou uma Strada por exemplo, e confesso que me surpreendeu bastante, pois eu tinha sim, algum preconceito com esses carros. O carro aos 80mil km não apresentava nenhum problema em suspensão, parte elétrica, direção, absolutamente nada! Fiquei impressionado!
Outro fato legal, a dirigibilidade do carro é muito boa, bem diferente das picapes pequenas em geral, o carro é bastante confortável e estável. Outro fator que chama a atenção, justamente por conta do seu sistema de suspensão traseiro, é o espaço de caçamba, bem mais larga que as concorrentes, que perdem espaço para as torres de suspensão, e também bastante profunda, com assoalho baixo.
O carro pode não ser o mais belo de todas as picapes pequenas dos anos 2000, no entanto, tem sim suas qualidades, e resumindo, pra não me estender mais no assunto, eu, hoje, compraria uma novamente, sem sombra de dúvidas!
Alguma dúvida? Pergunte, tentaremos responder, caso não consigamos, o espaço é sempre aberto para a discussão, e sempre haverá alguém para dar uma forcinha! Comente, o espaço é seu!
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Imagens: Todos direitos reservados à este blog.
O espaço interno, e conforto, sobretudo no que diz respeito à ergonomia, posição de dirigir está anos luz à frente dos tradicionais concorrentes nacionais.
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Tenho relatos de colegas que tiveram carros do mesmo modelo, com pequenos problemas em suspensão e caixa de direção, no entanto não sei dizer nestes casos o que foi feito ou não em termos de manutenção preventiva, ou cuidados e tudo mais...
Na segunda ocasião em que tive um carro deste modelo, foi um carro com pouco mais de 80.000Km, que peguei em uma negociação. Tratava-se de um carro de empresa, utilizado "sem dó" diariamente, e movido a GNV, com um kit de gnv injetado.
Minha primeira impressão ao andar com o carro se deu logo no momento da partida, o ruido muito diferente daquele que andei quando zero km, por 2 motivos, o escapamento era modificado por ter os cilindros de gnv instalados na parte inferior da caçamba, e também o ruído característico dos bicos de injeção do gás, um "tec tec" que em um primeiro momento pode até ser incômodo, mas logo se acostuma, sobretudo na hora que você fizer a primeira média de consumo, na bomba do posto!
A melhor impressão que tive neste carro foi fazer um percurso à uma cidade vizinha e voltar, e ao abastecer, constatar que se gastaram míseros 6 reais e alguma coisa... não crendo, no dia seguinte, fez-se o mesmo percurso, desta vez com ar condicionado ligado, gastou-se em torno de 7 reais. Feita a média, na primeira ocasião o carro fez pouco mais de 20km/metro cúbico e na segunda, algo em torno de 19km/metro cúbico. Isto é simplesmente fantástico, sobretudo pra quem está acostumado a andar com carros que fazem 5km/l de gasolina.
Este segundo carro, com 80mil km, já bastante usado, também me surpreendeu, não só pela economia, mas também pelo fato de apesar de ser um carro de empresa, utilizado por funcionários que em geral, não estão nem ai pro carro, ele se mostrou um carro tão robusto quanto uma Saveiro ou uma Strada por exemplo, e confesso que me surpreendeu bastante, pois eu tinha sim, algum preconceito com esses carros. O carro aos 80mil km não apresentava nenhum problema em suspensão, parte elétrica, direção, absolutamente nada! Fiquei impressionado!
Outro fato legal, a dirigibilidade do carro é muito boa, bem diferente das picapes pequenas em geral, o carro é bastante confortável e estável. Outro fator que chama a atenção, justamente por conta do seu sistema de suspensão traseiro, é o espaço de caçamba, bem mais larga que as concorrentes, que perdem espaço para as torres de suspensão, e também bastante profunda, com assoalho baixo.
O carro pode não ser o mais belo de todas as picapes pequenas dos anos 2000, no entanto, tem sim suas qualidades, e resumindo, pra não me estender mais no assunto, eu, hoje, compraria uma novamente, sem sombra de dúvidas!
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Eu tenho um Escapade tive um básico antes, e ja tive saveiro e montana. A Montana eu gostava bastante e é a mais confortável e barata de manter. A saveiro anda bem, acho que a que mais anda de todas, mas é a que mais incomoda, e acabamento ruim, tava sempre desmontando e era quase zera. o Hoggar é o mais barato dos q eu tive, mas o que mais gostei, e por dentro mais completinha, mais bonita, macia, economica, boa pra trabalhar e pro lazer.
ResponderExcluirIgor - Hoggar Clube Recife
Pejgot não é bom, mais esse aí é. Eu tenho um uns anos já, puxo carga td dia, as vez da uns b.o mais nada grave, nunca me deixou na mão, ja tem mais de 200mil km. motorzinho da de 10 a zero nas saveiro e courier que eu tinha antes pro serviço, só é ruim parte elétrica, moro em beira de praia, maresia nao combina com carro frances.
ResponderExcluirNão consigo gostar desse carro. É feio, é Peugeot. mas trabalho com um e é super econômico.
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