25 de abril de 2022

AVALIAÇÃO, TESTE, IMPRESSÕES E OPINIÃO | CHRYSLER 300C V6 3.6 2012

Vou relatar  aos colegas leitores minha experiência com um Chrysler 300c V6 3.6 2012, o segundo modelo que esteve disponível no Brasil. Eu tive a oportunidade de guiar todas as alternativas de 300c que foram disponibilizadas por aqui, desde o 3.5 V6 antigo, 5.7 V8 Hemi, 6.1 V8 na versão SRT8, até chegar ao 3.6 V6 Pentastar da nova geração, nas carrocerias sedã antiga e nova e touring que só foi vendida no modelo antigo. Posso me considerar com bastante familiaridade com todos os modelos de 300c e ainda o seu antecessor 300m. Dessa forma creio que consigo falar com bastante propriedade sobre este carro. 

Não vou usar este espaço para falar de números exatos, ficha técnica basta alguns cliques no Google que você encontra qualquer número que desejar, mas quero sim falar sobre minha percepção sobre o carro, minhas impressões e claro, opinião.

Pois bem, vou procurar ser breve em meu relato. Eu tenho contato com este carro modelo de carro em suas mais diversas versões já há bastante tempo e sempre foi um carro que me despertou a atenção. Sempre tive interesse por sedãs alemães BMW e Mercedes-Benz, no entanto os carros americanos sempre me despertaram um algo a mais, talvez por me parecerem mais robustos, talvez não tão sofisticados quanto os europeus, mas sabe aquela receita, um pouco mais simples, mas muito bem feita? Então isso me interessa demais.

O Chrysler 300c assim como a maioria dos carros americanos é assim, não tão sofisticado quando um Mercedes ou um BMW, mas extremamente bem construído, robusto, bem feito, transmite a sensação de que foi feito para durar para sempre. Construído com materiais de bastante qualidade, a primeira impressão que se tem em relação ao modelo antigo é o significativo salto de qualidade no interior do veículos, não que o antigo fosse ruim, ao contrário, mas o modelo novo transmite a sensação de ser muito mais refinado, enquanto o antigo traz um interior bem mais simples.

Aliás existe uma grande discussão dentre os fãs do carro, muitos preferem o modelo antigo, dizem ter aquela cara de mau, enquanto o novo alguns dizem que perdeu um pouco da personalidade, outros já dizem que o antigo não tinha refinamento, o que sobra no modelo novo. O fato é que ambos são carros espetaculares. Ambos modelos estiveram disponíveis no Brasil por aproximadamente 4 anos, porém a segunda geração, mundialmente é a mais longeva, visto que ainda hoje (ano de 2022) permanece disponível a venda nos EUA, ou seja trata-se de um carro que está há praticamente 10 anos em linha sem atualizações significativas na carroceria.

Sua construção é muito robusta, é um carro notoriamente sólido, sua suspensão advém da Mercedes-Benz,  é um carro bastante confortável, espaço interno excelente, muita comodidade, talvez um dos últimos representantes de um carro americano, que ironicamente não é fabricado nos EUA e sim Canadá.

O Chrysler 300c de segunda geração é um carro que mesmo já com uma década de uso, ainda é bastante atual, com seu desenho atemporal, trazia praticamente tudo que um carro de luxo poderia ter à sua época. Um pequeno parêntese, carro de luxo no Brasil, nos EUA é só mais um carro de classe média, que inclusive lá, leva o "carinhoso apelido pejorativo" de Bentley de pobre ou Rolls-Royce de pobre. Mas brincadeiras à parte, o carro é um sucesso de vendas, muito querido pelos norte americanos, tanto é que está em linha ainda hoje ao lado de sua irmã a minivan Pacifica.

Sem dúvida no Brasil o estilo do 300c é muito marcante, alguns brincam dizendo parecer carro de mafioso, carro de patrão, carro de doutor, tudo isso fruto do seu design diferenciado. O estilo do carro geralmente é o que atrai o comprador, mas muitos desconhecem os tantos atributos que o carro oferece. Começando pelo seu excelente motor V6 3.6, de aspiração natural, que pode até não ser o mais eficiente em termos de números de desempenho ou consumo, porém se destaca em termos de robustez. É um motor já consagrado neste quesito. Empregado nos mais diversos carros da linha Chrysler Dodge Jeep, o motor é muito versátil, tem boa potência, e pelo menos em estrada faz o 300c ser um carro bem econômico. Como se sabe o intuito deste Blog não é falar em números e sim na experiência com o carro, mas vamos dar uma ideia dos números de consumo, de forma bem genérica. Cidade em torno de 7km/l, normal pra um carro desse porte, considerando que muitos carros 4 cilindros de litragem bem menor não chegam à isso. O consumo em estrada é o que mais impressiona. Se andar bem, se é que vocês me entendem, não tem milagre, diz o ditado: "cavalo anda, cavalo bebe" e ele anda bem, ou seja, nesse caso bebe bem. Porém se não muito exigido, andando em velocidades constantes, ali na faixa dos 90 / 100km/h o carro surpreende, passando com facilidade de 11/12km/l  chegando a médias bem melhores que muitos carros 4cilindros (aferido em bomba).

Creio que o que mais impressiona no carro é a qualidade da construção e acabamento interno. Pra quem não está habituado à um carro deste nível é impressionante a quantidade de itens de conforto, além de todo pacote  já esperado num carro desses, ele dispunha à sua época de tudo o que tinha de melhor, a começar ao abrir a porta, que destrava ao simples toque da mão na maçaneta (sem ser necessário apertar o botão presente na mesma em ambos os lados), com a chave presencial no bolso, ar condicionado dual zone, bancos em couro dianteiros com aquecimento e ventilação, aquecimento nos bancos traseiros, cortina de proteção solar no vidro traseiro com acionamento elétrico, teto solar panorâmico, central multimídia muito boa, rápida e atual ainda hoje uma década depois, porta-copos com aquecimento e refrigeração, enfim uma série de itens de conforto.

Em termos de segurança o carro também é uma excelente opção, visto que tem tudo o que se pode esperar de segurança ativa e passiva em um carro como este. Alguns detalhes muitas vezes nem percebemos como por exemplo, capô ativo em caso de colisão ele levanta alguns centímetros no sentido contrário para proteger os ocupantes dentro do carro ou amenizar o impacto de eventuais pessoas que possam ser atropeladas. Outro exemplo, se você engrena uma marcha e a porta do motorista está aberta ou não totalmente fechada (sabe quando fecha só no primeiro click?) ele automaticamente desengrena o carro e coloca o câmbio em P. Enfim, são muitos detalhezinhos muito bem pensados que fazem este modelo ser um carro tão bem feito.

Eu não gosto de me estender muito nos meus textos aqui, mas pelo visto já escrevi bastante, vou tentar resumir minha percepção sobre o carro. É um carro muito bom, bem construído, estrutura sólida, bastante confortável, recheado dos mais diversos mimos e tecnologias que em grande parte até hoje não são disponíveis nos carros nacionais nem como opcional. Talvez não tenha tanto carisma quanto seus concorrentes europeus, ou por conta do desapontamento dos fãs do modelo anterior. É um carro importado, naturalmente tem manutenção bem mais cara que os carros nacionais, mas se destaca meio aos seus concorrentes europeus, principalmente no quesito durabilidade. Como a maioria dos carros norte-americanos não chega a ser um bicho de sete cabeças manter um carro desses, se encontrado ainda em bom estado e tomando os devidos cuidados preventivos. Se eu recomendo? Sem sombra de dúvidas. Claro que nessa faixa de preços abre-se um leque muito grande de opções, mas se você busca um carro importado, grande, imponente, robusto, confortável, seguro e guardadas as devidas proporções, relativamente tranquilo de manter, é uma excelente opção. 

E você tem alguma experiência com algum Chrysler 300c e gostaria de compartilhar conosco? Comente! O espaço é seu!

Imagens: GRodrigues Fotografia Experiências Automotivas






























7 comentários:

  1. Fotos muito bonitas uma pena que algumas fotos não carregaram pra mim mas obrigado por compartilhar essas relíquias com agente.

    ResponderExcluir
  2. belo carro. já tive um, sou grande fã do modelo!

    ResponderExcluir
  3. Tive um do modelo antigo 8cilindros e um desses 3.6, igual a esse porém branco, ambos são espetaculares. Tenho a impressão de que o de primeira geração parecia ser um carro muito mais pesado, quando na realidade não é. De toda forma, mesmo sendo 8 cilindros tenho a impressão que o mais novo era mais esperto, não sei se pelo câmbio ou talvez por essa impressão de peso que o primeiro tinha. Em termos de acabamento este modelo também é infinitamente superior ao antigo que era bastante simples e tinha bastante acabamento plástico que fazia barulho e quebrava com facilidade. Antes de comprar tive certo receio pois tinha em mãos um Daymler e estava trocando por um Fiat, ledo engano, o mais novo me surpreendeu bastante. Infelizmente me desfiz do segundo já também, pois rodo bastante em viagens e em pouco tempo fiz mais de 200mil km no pentastar sem nenhum percalço, susto ou gasto fora do previsto. Eram bons carros, uma pena terem descontinuado a venda dos mesmos no Brasil. Hoje ando num Bmw 320i, um carro apenas bom, perto do que foram meus 2 300c, sem contar tudo que ja gastei em oficina com meu atual bávaro…

    ResponderExcluir
  4. I Realy love this car!

    ResponderExcluir
  5. Esse carro é um tesão. As pessoas ainda não abriram o olho pro potencial que este carro tem. Estou no segundo já, o foco é um 2015, apenas esperando desvalorizar um pouco mas pelo visto só valorizam, negócio é eu trabalhar mais para conseguir trocar meu 2012 branco por um 2015 preto.

    ResponderExcluir
  6. É legal pena que é fiat kkkk

    ResponderExcluir
  7. Tem V8 desse novo? É bem mais moderno que o velho, mais nuncs vi v8.

    ResponderExcluir

facebook