23 de março de 2011

CARRO MOVIDO A AR - UMA TECNOLOGIA A SER EXPLORADA

O veículo usa ar comprimido para empurrar os pistões que resultam em um sistema biela especial para transmitir movimento às rodas.

Como não é um motor de combustão, nunca chega a mais de 30 ° C. Podemos tocar a mão, mesmo após uma hora de carro! Ele permite a construção de quase inteiramente de alumínio, apenas 28 quilos (motor) para o modelo geral (4 cilindros).

A troca de óleo só é necessária a cada 50 mil km rodados, e só é necessário 1 litro de óleo vegetal.  

Chassi e corpo

O chassi é de alumínio, coberto com um corpo de fibra de vidro. Os vários elementos da estrutura são coladas e não soldadas.

O interior do corpo de fibra de vidro é preenchida com poliestireno extrudido, desfrutando de uma alta resistência ao impacto.

O fato de o chassis e a carroçaria serem leves, embora muito fortes, o motor é feito de alumínio, como não há combustão um monte de peças específicas para um motor de combustão interna (entrada, velas, etc) não são utilizados, o que o torna mais leve


Tanques de ar comprimido
Os carros são equipados com um duplo fundo que estão dispostos em um ou mais cilindros projetados para acomodar cerca de 230 litros de ar comprimido a 350 bar. É 150 vezes a pressão dos pneus! Os tanques são colocados no sentido da largura e são feitos de fibra de carbono no revestimento de plástico. A fibra de carbono oferece segurança total. Em um único acidente, ele pode rasgar sem consequências. Nenhuma explosão!

As saídas de ar purificado, filtrado e, consequentemente, mais limpo do que o ar da rua, e em uma temperatura de -20 ° C. É, portanto, aproveitado para ar-condicionado grátis! Para o aquecimento, um dispositivo é fornecido.


Como encher o tanque
Existem três maneiras de encher os tanques de ar comprimido:

Ou você usar o compressor do sistema incorporado dentro do veículo. E o enchimento é feito em aproximadamente quatro horas, conectado a uma tomada elétrica padrão, vai lhe custar menos de R$5,00.

Ou você usa qualquer compressor de ar existente em qualquer posto , loja de pneus, como na foto. Bastam apenas três minutos.

No futuro, as turbinas eólicas erguidas ao longo de rodovias ou portos em rios poderiam entregar ar comprimido diretamente, ignorando a produção de eletricidade. Mais eficiente, mais ecológico!

Eletrônicos
A chave de ignição é substituído por um cartão tipo cartão de crédito. Ele é detectado, mesmo se ele ainda está no bolso do motorista.

Nem todas essas possibilidades estarão  incluídos no primeiro modelo, o AirPod.

Traduzido do site: users.telenet.be



10 Vantagens do carro movido a Ar

  1. No carro movido a Ar Comprimido, sabe o que sai do "escapamento"? Apenas Ar!!!
  2. Pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara um miojo (3 minutos) com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? Não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.
  3. Reduz os custos da produção de veículos em 20%; por não ser necessário a instalação de um tanque de combustível, sistema de refrigeração e silenciadores; 
  4. Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000km.
  5. A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0ºC e – 30ºC. Permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro.
  6. Também diferente do motor elétrico, motores de ar-comprimido tem uma vida útil muito maior, e não irão poluir o ambiente como as baterias fazem quando descartadas, e podem até serem reciclados.
  7. O ar não é inflamável;
  8. Acabaria com o problema de poluição nas grandes cidades;
  9. Desastres como aconteceu no Golfo do México para retirar petróleo do fundo do oceano, não mais ocorreria;
  10. Não precisaríamos de tanto Etanol, que seu uso desenfreado, está acabando com o solo de muitos estados brasileiros.

Detalhes do funcionamento do motor movido a Ar

1. A válvula de aquecimento A regula a passagem do ar que vem dos tanques B . Aquecido, o ar se expande e ajuda a aumentar pressão, dando início ao movimento do cilindro menor C .

2. O cilindro menor desce e gira o virabrequim D , que começa a mover também o cilindro maior . Enquanto isso, o ar vai sendo injetado nas duas câmaras.

3. O cilindro menor começa a subir e comprime ainda mais o ar na segunda câmara, o que faz o cilindro maior continuar a descer.

4. Quando o cilindro menor está chegando ao ponto mais alto, o maior sobe rapidamente e expulsa todo o ar pelo escape , reiniciando o ciclo. No motor de uso híbrido (ar e combustível líquido), o sistema tem a ajuda de queima de um terceiro cilindro G, que fica no alto do cilindro de ar maior.


12 comentários:

  1. Legal amigão!! Tua versão ficou mais compreensível :)

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  2. Amigo, ninguém me tira da cabeça que as grande montadoras são acionistas das empresas de petróleo. Fato esse claramente explicado por um carro a 30 anos atrás, o 147, fazia 14km/l em sua propaganda pela ponte rio/niterói. Hoje, dúvido alguém achar um carro a Etanol que faz mais que 10km/l. Gasolina então... além de caro, se usa a mesma tecnologia a 80 anos. E pensando no aspécto economia, se esse motor entrasse em cena, dúvido muito que nosso precioso governo ou governos iriam conquistar 50% de imposto em cima dos combustíveis. Pensem nisso, a economia manda no Mundo e democracia não é lá tão eficiente do capitalismo.

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  3. olha eu sinceramente não tenho essa informação e duvido que alguém tenha... mas que os indicios do que vc falou serem verdadeiros, são grandes neh?
    algo tem por trás disso tudo, não há explicação para nossos carros beberrões, os combustíveis tão caros, e falta de apoio a iniciativas que podem mudar esse quadro...

    obrigado pela participação!

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  4. infelizmente eu tenho q concordar contigo.. não tenho essa informação, mas que eh de se disconfiar eh neh? lamentável...

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  5. Ar comprimido! A expansão do ar comprimido "rouba" calor do ambiente produzindo uma diferença de temperatura que poderia até - talves - converter esta diferença de temperatura em energia mecânica através de uma etapa spinoff - stirling (ou talves eu esteja viajando na maionese...). A idéia é aumentar a autonomia e a potencia nominal do motor. O ar comprimido é mesmo impressionante, e ainda podemos criar compressores que funcionem até sem o uso de eletricidade. ( pedal, mola espiral, etc...)... tem tanta idéia que é melhor colocar o foco um uma delas. Um abraço!

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  6. josmar, obrigado pela participação, o importante eh debater a ideia e ver que o povo está aberto a novidades... e torcer para pessoas mais entendidas do assunto pesquisarem mais para futuramente fornecerem boas opções ao mercado!

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  7. Ao meu ver, o armazenamento de energia utilizando o ar comprimido, é muito melhor doque o armazenamento de energia na forma quimica ou seja baterias.
    Ao contrario doque muitos podem imaginar, qualquer tipo de bateria, tem limitações
    muito serias, seja na hora de carrega-las ou na hora da utilisação, bateria não pode ser carregada muito rapidamente o mesmo é verdadeiro na hora da utilização, o regime de carga ou descarga muito rapida pode reduzir sua vida util ou mesmo inutiliza-la em curto periodo de tempo, sem falar nas outras desvantagens, tais como peso, custo elevado, vida util muito curta, auto descarga, etc.
    O ar comprimido, pode ser armazenado por tempo indeterminado, ele nunca perde pressão e não evapora como os derivados de petroleo ou o alcool, pode ser armazenado quase que instantaneamente, se tranferido de um reservatorio para outro, sua utilização memo que seja feita muito rapidamente, não compromete a vida util do sistema.
    Os locais onde o ar for comprimido, podem usar energia nos horarios que ela estiver disponivel, e armazenadas sem perdas por tempo indeterminado, seja no modo adiabatico ou isotermico, a eficiencia sera maior doque as baterias e outros meios de armazenamento de energia existente hoje.
    Compressores de ar muito eficientes ja estão disponiveis no mercado.
    O motor rotativo DMM é um bom candidato para ser utilizado com ar comprimido, ele não tem pistom, biela e nem virabrequim, e foi desenvolvodo por um brasileiro.
    Ele pode ser visto no youtube http://www.youtube.com/watch?v=Hn5HFiOUevQ
    Acho que o caminho é longo, mais pronissor, congratulações pelo empreendomento Carros Joinville.

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  8. Anônimo, muito grato pela colaboração! De fato essa tecnologia deve ainda ser explorada, pois tem um potencial sem tamanho. É obvio que enquanto estivermos nas mãos de políticos aliados às gicantes do petróleo, fica difícil, mas creio que um caminho sejam as pesquisas independentes e sobretudo as que se desenvolvem em muitos centros tecnológicos e universitários. Muitas tecnologias que vemos hoje, começaram a se difundir a partir daí... Nossa parte de divulgar e discutir o assunto está sendo feita, a passos lentos, mas está, isso que importa! Agradeço mais uma vez a participação e convido a continuar lendo e nos seguir no facebook: facebook.com/carrosjoinville

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  9. Olá Meu nome é Max Bianco , por acaso teria um prototipo ou é só teoria?

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  10. Sou um aprendiz, pouco ou quase nada sei... fiz SENAI sou autodidata, pesquiso muito e uso o raciocínio lógico 2 + 2 = 5 -1 = (4) e ponto. E existe um principio básico, que inclusive norteia até nossa vidas, e as estrelas do universo; É que toda ação geral reação... como é que vamos economizar energia limpa se alguém terá que pressurizar e este " ar comprimido", ele não cai do céu simplesmente. a energia gasta não vai gerar economia coisa nenhuma...
    Talvez... a D'Água/hidrogênio se usada com parcimônia e extrema cautela, possa reduzir um pouquinho a conta do posto de gasolina, mas não esperem milagres, milagres só na igreja, se o padre não for enrolam...

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  11. Sou um aprendiz, pouco ou quase nada sei... fiz SENAI sou autodidata, pesquiso muito e uso o raciocínio lógico 2 + 2 = 5 -1 = (4) e ponto. E existe um principio básico, que inclusive norteia até nossa vidas, e as estrelas do universo; É que toda ação geral reação... como é que vamos economizar energia limpa se alguém terá que pressurizar e este " ar comprimido", ele não cai do céu simplesmente. a energia gasta não vai gerar economia coisa nenhuma...
    Talvez... a D'Água/hidrogênio se usada com parcimônia e extrema cautela, possa reduzir um pouquinho a conta do posto de gasolina, mas não esperem milagres, milagres só na igreja, se o padre não for enrolam...

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  12. Quanto aos comentários e queixas de nossos carros, é difícil tecnologias como essa irem a frente, pois vejam o Etanol, consumo elevadíssimo, nossa gasolina, um coquetel que ninguém sabe de que é feito, nossos carros que quando consomem um pouco menos fazem 8 km/litro e 12 ou 13 na estrada são alardeados pelos especialistas como um grande feito, enquanto isso em Portugal onde residi por 12 anos, possui um Renault Laguna ano 1998 1.8 litros que era mais econômico do que o meu Ford Focus 1.6 aqui no Brasil, mas la o Renault bebia gasolina e não esse troço que me vendem aqui nos postos brasileiros, isso sem falar na tecnologia avançada em matéria de motores a Diesel que são muito econômicos, eu trabalhava com um Kia Ceed, muito parecido com o Cerato, e movido a Diesel que na estrada a 120 km/h me informava que gastaria 5 litro de Diesel para percorrer 100 km mas aqui no Brasil o governo prega que o Diesel é poluente e ineficiente, mas porque? simples não querem fornecer equipamentos melhores ao nosso povo, que usemos esse coquetel de combustíveis caros pois se paga gasolina e leva-se sei la o que, imagina se deixariam entrar no mercado um motor como esse que não consome petróleo ou um a Hidrogênio com ja esta sendo testado na Alemanha, não para os brasileiros não, nos temos que sustentar um regime de impostos aviltantes e ser obrigados a consumir muito petróleo caro, pois não nos trás benefícios nenhum,porque em outros países produtores de petróleo o povo é beneficiado no preço do produto mas não aqui, nós pagamos mais caro no que produzimos, enfim o Brasil não nos pertence nos somos apenas a fonte produtora de riquezas para as máfias dominante desse país.

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