16 de abril de 2012

AVALIAÇÃO: ASTRA - NOVA GERAÇÃO



Falar sobre a linha GM dos anos 90/2000 é bastante simples. É a velha história, uns odeiam outros amam. Apesar de eu dever ser imparcial, como o leitor ja deve ter percebido, não consigo esconder que faço parte do time que gosta dos bons e velhos GM Monzatech - aliás o monzão merece uma avaliação - mas enfim, falaremos hoje de um belo exemplar de monza evoluido, o Astra da última geração.



 Recebi já alguns e-mails de leitores me cobrando comentar sobre o Astra, uns em especial sobre o Advantage, e alguns sobre o GSI. Sobre o Advantage posso falar com muita segurança por ter tido a oportunidade de rodar com um por dois anos.




O Astra chegou em território tupiniquim, nos idos de 95, advindos da Bélgica (maioria) e Alemanha (raros), todos em versão 2.0 pouquíssimos com estofamento em couro e air bag. Não vou me extender muito falando da primeira versão pois o foco é a versão final, conhecida como Astra bicudo, Astra parachoque de trem, ou até Astra Tubarão (qualquer semelhança com nomenclatura dada ao Monza é mera coincidência). Esta atualização do carro ocorreu em 2003, perdurando até os dias de hoje.




Uma versão bastante comum de se encontrar é a Advantage, o melhor custo benefício, pois trata-se de um carro completo, a preços interessantes. Esta vesão mais simplória não conta com muitos itens como bancos em couro, ar digital, teto solar, airbag, abs  e outras coisinhas mais. No entanto como um legítimo gm das antigas, tem o necessário: ar condicionado, direção hidráulica, e conjunto elétrico.



A confiabilidade do motor é já de praxe há anos, na versão 2009, avaliada, o motor ainda não dispõe dos 140cv das últimas versões, no entanto, seu desempenho não deixa a desejar em momento algum e a economia é relativamente boa, fazendo tranqüilamente 10km/l em percurso urbano, e em torno de 15 km/l em rodovia. O ar condicionado não chega a alterar consideravelmente o consumo visto que trata-se de um motor robusto.



A manutenção do Astra 2.0 8v é algo surpreendentemente interessante, não gasta nada, só manutenção de rotina o que é tão barato quanto um carro popular. Tanto que é um dos carros preferidos dos taxistas, governo, empresas e frotistas em geral. Por falar nisso, há algumas semanas fui na concessionária da cidade, antigo Koentopp, e o mecânico me confirmou uma história que o pessoal conta ai na cidade eu não acreditava muito não...e ele disse ter pessoalmente revisado o Astra de um taxista com mais de 700.000km isso mesmo, não digitei errado: setecentos mil quilometros rodados, e detalhe, sem abrir o motor e funcionando em perfeitas condições. Eu ja tinha ouvido falar de Monzas chegando a 400 ou 500 mil km, mas 700 para mim foi novidade, peço inclusive se alguém conhecer este taxi, que me indique o contato que eu faço questão de fotografá-lo e publicar aqui no blog as imagens. Segundo o mecânico que atende o carro, o grande segredo para atingir esta quilometragem são as revisões, em uma atenção especial com a troca de óleo. Obviamente dirigir civilizadamente, afinal dando pau por ai não há carro que aguente. Bem a manutenção dos 2.0 8v gm já são conhecidas. Como costumo dizer, APzeiros que me perdoem mas pra mim, não que o Ap seja ruim, mas o bom e velho Monzatech ainda é melhor (não quero sequer imaginar quanta gente está apedrejando minha afirmação e inclusive fechando o Blog e pensando em nunca mais voltar a ler tanta besteira... mas mantenho minha afirmação)




Enfim, o Astra Advantage é um carro que recomendo, não posso falar de defeito algum, pois em 2 anos não tive nenhum. Gosto bastante por se tratar de uma excelente opção, principalmente para quem está pensando em sair da linha popular e tem receio de custos com manutenção, consumo entre outros... Toda essa parte de desempenho, consumo e manutenção é praticamente igual a do Vectra 2.2  8v também já avaliado pelo Blog.  Confira em nosso arquivo!




Outra versão que muito me chama a atenção é o finado GSI 2.0 16v. Eu como admirador da GM posso dizer de boca cheia que uma grande cagada que fizeram foi tirar o GSI de linha e botar em seu lugar aquela coisa medonha que atende por SS. E pior, sujar a história dos legítimos SS como o nosso Opala e os norte americanos... Mas enfim isso é caso passado, afinal logo se tocaram da cagada e enterraram cedo a linha SS.






O GSI é sem dúvida a versão do Astra que mais chama a atenção. A mais completa, e em sua grande maioria equipada com opcionais como bancos em couro e teto solar. O preço ainda hoje é um pouco salgado, ficando os modelos 2003/2004 equivalentes aos Advantage Sedan 2008/2009... O problema é encontrar Astra GSI em bom estado, muitos já cairam na mão da guriada que gosta de dar uma pisada mais forte... Aliás o 2.0 16V anda consideravelmente melhor que o 8v, e o consumo praticamente não se altera, ao contrário do que muitos falam. Quem gosta de um carro confiável e mais exclusivo o GSI é uma ótima opção.






16 Válvulas -  Esse termo assusta muita gente, mas por ter tido vários na garagem já, posso dizer com segurança que os 2.0, 2.2 e 2.4 - 16v da GM são carros muito confiáveis. Não tive boas experiências com 1.0 VW, e conheço alguns que tiveram problemas com os antigos Tempra 2.0 16v... São casos já velhos conhecidos da população. Afirmo que os motores 16V GM são robustos e de fácil manutenção, o que não encarece a mesma em caso de um reparo.


Eu aconselharia sem dúvida alguma a compra do Astra por ser uma excelente opção custo benefício, eu diria que talvez a melhor entre os seus concorrentes. Mas cada um tem uma opinião e fica com a palavra o leitor para dar as suas considerações. Comente!

Imagens: Divulgação / Arquivo Pessoal

6 comentários:

  1. Tenho um GSI completão é uma nave! Recomendo! Anda forte!

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO UM ELITE SEDAN, JÁ TIVE UM ADVANTAGE. SÓ TENHO A ABONAR O CARRO. EXCELENTE CARRO, BARATO, CONFORTÁVEL, E SUPERCONFIÁVEL!

    TRABALHO DIARIAMENTE COM ELE, E NUNCA ME DEU GRANDES SUSTOS.

    ResponderExcluir
  3. Astra é o carro, tenho um advantage 2.0 de 140cv e posso afirmar,é disparado o melhor carro que ja dirigi!!!! nao sou nenhum manobrista pra falar que conheco todos os carros do país,mas so troco meu astrão por uma S-10 modelo novo (eheheheh)...pode ter saido de linha,mas ainda é o carro dos meus sonhos. Pode ser ate que o 1.8 ecotech seja mais moderno,etc,etc e tals,mas o velho 2.0 do monzao ainda vai ter muito folego ainda!!!


    vida longa ao ASTRÃO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PESSOAL, OBRIGADO PELAS OPINIÕES!

    VOU PARAFRASEAR O LEITOR FÁBIO: VIDA LONGA AO ASTRÃO HEHE

    ResponderExcluir
  5. astra é um carrão, tive 3 já... é uma pena q a gm nao faz mais carros no mesmo nivel de acabamento e conforto do que esses ai

    ResponderExcluir
  6. esse astrade 700mil km eu tbm ja ouvi falar, mas ja tive um pessoalmente chegar a 500mil km sem abrir motor! tbm era um taxi de um colega em curitba

    ResponderExcluir

facebook