21 de abril de 2011

CARROS CHINESES EM JOINVILLE


Pois bem pessoal, que os carrinhos chineses estão invadindo o Brasil, já não é novidade pra ninguém. O fato é que mais cedo ou mais tarde eles chegariam a Joinville e região e eles estão ai! Li hoje uma reportagem interessante no jornal A Notícia que gostaria de rebublicá-la na íntegra:

E vc, já tem um chinês na garagem? Pretende ter um? Conte sua experiência!



Carros chineses estão chegando com tudo em Joinville


Marina Andrade | marina.andrade@an.com.br

Face, J3 Turin, M100. Você pode ainda não estar familiarizado com estes nomes, mas deve começar a vê-los com mais frequência sempre que um semáforo fechar. As montadoras chinesas estão apostando no mercado brasileiro e começam a se instalar em Joinville. Duas marcas – Chery e Effa – já estão com as lojas abertas e mais uma deve iniciar as operações este ano. Entre os diferenciais dos carros estão os opcionais de série, garantia de até seis anos e os preços, geralmente, bem abaixo das concorrentes.
ENQUETE: O que você acha da entrada dos carros chineses no mercado nacional de automóveis?

A primeira concessionária com sotaque chinês chegou na cidade em dezembro do ano passado. A Chery Veículos, que fica em um terreno de quatro mil metros quadrados na esquina das ruas João Colin e Itaiópolis, e pertence ao grupo Globo. A loja vende hoje os modelos Face, mais popular da marca até o momento e que custa R$ 35 mil; Cielo, nas versões sedã e hatch ao preço de R$ 45 mil, e Tiggo, um utilitário esportivo, que vale R$ 55 mil.

Segundo o gerente comercial, Carlos Henrique Losekann, a concessionária vende em média 30 carros ao mês, mas a expectativa é de que a partir de maio dobrem as vendas, quando o modelo QQ deve começar a ser vendido. Ele deve custar R$ 24 mil

A Effa Motors, que também fica na João Colin, está operando na cidade desde o início do ano por meio da concessionária Taipei Veículos, sediada em Blumenau. A revenda também tem uma unidade em Jaraguá do Sul.

— Trabalhamos com o M100, um carro de passageiros (R$ 23,5 mil); uma picape que tem três versões (entre R$ 20,5 mil e R$ 21,6 mil) e dois caminhões. Esperamos vender uma média de 60 unidades/mês —, explica o diretor comercial da Taipei, Rael Batista Pinto.

No segundo semestre será a vez da JAC Motors. A concessionária ficará na avenida Marquês de Olinda, esquina com a Almirante Jaceguay, e deve abrir as portas entre outubro e setembro. A marca, que investiu R$ 380 milhões para entrar no mercado brasileiro, conta com 50 lojas, 35 delas próprias, e espera vender 45 mil unidades até final de 2011.
Desafio é conquistar confiança
O desafio das montadoras chinesas é conquistar a confiança do consumidor brasileiro, que é muito exigente na hora da compra. Desde que chegaram ao País, em 2007, os carros dividem opinião. O principal ponto questionado envolve a relação entre preço e qualidade.

— Quando os veículos japoneses chegaram ao mercado, há cerca de 20 anos, aconteceu a mesma situação. A diferença é que a China produz o carro de acordo com o valor que você quer pagar, mas mantém a qualidade e tecnologia encontradass em outros lugares —, argumenta Rael Batista Pinto.
Imagem: Divulgação

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