A Dakota, foi produzida por aqui entre 1998 e 2001. Tivemos no Brasil versões de cabine simples, estendida (Clubcab) e dupla 4 portas (Quadcab). Tivemos 4 tipos de motorização 2.5 gasolina 4 cilindros, 2.5 diesel 4 cilindros, 3.9 V6, e 5.2 V8. As especificações dos motores estão anexos logo ao fim da postagem.
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Na hora da compra vem aquela velha pergunta, qual a melhor opção? Respondo: Depende da sua necessidade.
2.5 gasolina - Tem a vantagem de ser a mais econômica, manutenção simples, um carro pra bater no dia a dia, porém este versão esteve disponível somente com cabine simples, e acabamento mais simples, sendo que algumas vieram até mesmo sem ar condicionado e vidros elétricos por exemplo. Esta versão existiu somente com a opção de câmbio manual.
2.5 diesel - Os motores diesel tem uma grande parcela dos fãs de caminhonetes no Brasil, por inúmeras virtudes, em geral são motores robustos, duram muito, o diesel é mais barato que a gasolina, tem bastante torque em baixa rotação, e no motor da Dakota não é diferente, com uma vantagem sobre os outros, o nível de ruído e vibração é bem menor. Tive a oportunidade de ver um motor desse zero km funcionando, parecia quase um carro a gasolina, tamanho silencio e suavidade. No entanto, o tempo passou, muitos carros caíram nas mãos de quem não fez bom uso e manutenção adequada, e ai é que vem o problema, a dificuldade de encontrar determinadas peças de reposição para este tipo de motor. Já ouvi alguns relatos de trincas em cabeçotes, problemas em turbina, arrefecimento, coisas do tipo... Mas como mencionei, não sei em que estado estavam esses carros e como foi feita a manutenção delas, então prefiro não me pronunciar negativamente sobre esse tipo de motor. Esta versão também veio somente com a opção de câmbio manual.
3.9 V6 - O melhor custo benefício sem dúvida alguma, pois não consome tanto como um V8, e anda muito bem. As V6 foram as únicas que tiveram opção de câmbio manual ou automático. O motor Magnum V6 é um motor bastante robusto, de manutenção bem simples, as peças de reposição e manutenção em geral, são as mais fáceis de encontrar de todas as Dakota, possivelmente por ser a mais comum.
5.2 V8 - V8 é V8 e dispensa comentários não é? Sempre uma usina de força, o ronco inigualável, o consumo obviamente é um pouco maior do que uma V6, bem como seu desempenho, sobretudo nas arrancadas. Um ponto a ser observado é que as V8 no Brasil foram vendidas somente com câmbio automático, o que para uns é excelente e para outros nem tanto.
Outra dúvida que surge na hora da compra é o tipo de cabine:
Simples: Mais apertadinha obviamente, porém o carro é menor e mais fácil de achar vagas por ai, e é a preferida de muitos. É a única versão que teve todos os tipos de motorização, na estendida e na dupla, não existiu o motor 2.5 à gasolina.
Estendida: É para o cara indeciso, entre pegar uma dupla ou simples. Brincadeiras à parte, a estendida é sem dúvida a mais procurada no mercado de usados, por ter um espacinho a mais atrás, poder levar bagagens, ou passageiros, vale lembrar que a estendida possui lugar para 6 passageiros com cinto de segurança e especificação no manual, porém no documento existem Dakotas estendidas com 3, 4, 5 e 6 passageiros. Outro aspecto observado nessa versão é o visual, diferenciado com um ar bem interessante, típico de pickup americana.
Dupla: Esta é sem dúvida a mais prática e confortável das 4, possui amplo espaço interno, tem um desenho muito agradável também, no entanto alguns ainda torcem o nariz pra ela, por ser um estilo mais de "carro de senhor", tira um pouco o ar jovial da Dakota. Mas eu particularmente discordo disso, já vi algumas Dakota Dupla bem legais, algumas levemente rebaixadas, outras com rodas diferenciadas, o que deu um aspecto bem esportivo pra elas.
Algumas curiosidades:
- No Brasil, não existiu em produção, Dakota com tração nas 4 rodas, o que na época, a fez perder uma grande fatia das vendas.
- No modelo 2001, a Dakota vinha com painel remodelado, seguindo o novo padrão Dodge, semelhante ao da Ram mais nova, os espelhos também eram menor e esteticamente mais bonitos, o parachoque dianteiro era todo em plástico enquanto que nas versões anteriores a parte de cima era em metal. Acabamentos na cabine também tinham bastante detalhes diferentes das anteriores, forrações das portas, padrão de cores da cabine, bancos, e muitas coisas mais.
- A Dakota V6, e as 4 cilindros diesel e gasolina levavam 1 tonelada de carga, bem mais que as concorrentes, que em geral levavam 700, 750kg. A versão V8 no entanto também levava somente 750Kg, não consigo me recordar o motivo agora, mas creio que por algum ajuste diferenciado na suspensão.
- A Dakota compartilha peças com seus irmãos mais caros, Chrysler 300m, Dodge Viper, basta observar detalhes como chave, controle do alarme, botões do vidro elétrico, detalhes de coluna de direção, botõezinhos, partes elétricas, mecânicas, detalhezinhos em geral.
Quando me perguntam qual a melhor opção, sempre respondo, depende da sua necessidade, mas com certeza alguma delas atenderá as suas expectativas. Na dúvida fique com uma V6 Estendida que é o meio termo em motor e cabine, além de ser a mais procurada na hora da revenda. Eu diria que o melhor custo/benefício. Mas pode ter certeza que alguns meses depois, você será pego pela clássica maldição do bode, você já estará enfeitiçado pelo carro e sempre vai querer outro Dodge, e muito provavelmente você vai querer um dia trocar sua V6 por uma V8, ou mesmo por uma Ram. Ahh, e não venda ou troque por outro modelo, porque você vai se arrepender e querer voltar para um Chrysler.
E você, tem uma Dakota? Gostaria de falar sobre ela? Qual o modelo da sua? O espaço é seu comente, conte-nos suas experiências!
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Abaixo algumas imagens da linha de produção e os anexos com especificações dos motores:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dodge_Dakota em 19/02/2015
Motor Magnum 4 cilindros em linha 2.5 litros, gasolina
Esse motor foi disponibilizado tanto para o Dodge Dakota brasileiro quanto para o americano (nesse país foi disponível de 1996 a 2002)
- Tipo e Descrição: 4 cilindros em linha (esse Magnum é na verdade um AMC)
- Deslocamento: 2.464 cm³ ou 150 pol³
- Diâmetro x Curso: 98,4 x 81,0 mm
- Sistema de válulas: OHV de 8 válvulas e tuchos hidráulicos e balancins planos
- Injeção de combustível: eletrônica, multiponto sequencial (SMPI)
- Construção: Bloco e cabeçotes em ferro fundido
- Taxa de compressão: de 9,1:1 (nos EUA: 9.2:116 )
- Potência (SAE): 121 cv@5200rpm
- Torque (SAE): 20 kgf.m@3250rpm
- Rotação Máxima do motor: 5.550rpm
- Combustível: gasolina comum (87 octanas)
- Capacidade de óleo do motor: 3,8 litros
- Lubrificação: alimentação de pressão-filtragem de fluxo total
- Capacidade de líquido de arrefecimento: 9,3 litros
- Sistema de Arrefecimento: líquido refrigerado-circulação forçada
- Ordem de ignição 1-3-4-2
- País de fabricação: EUA
Motor Magnum V6 3.9 litros, gasolina
Esse motor foi disponibilizado tanto para o Dodge Dakota brasileiro quanto para o americano (nesse país foi disponível de 1996 a 2003);1 15
- Tipo e Descrição: 6 cilindros em V a 90º (baseado no motor V8 Chrysler LA de 360 pol³)
- Deslocamento: 3906 cm³ ou 239 pol³
- Diâmetro x Curso: 99,3 x 84,0 mm
- Sistema de válulas: OHV, 12 válvulas, balancins roletados, tuchos hidráulicos com
- Injeção de combustível: eletrônica multiponto sequencial (SMPI)
- Construção: bloco e cabeçotes em ferro fundido
- Taxa de compressão: 9,1:1
- Potência (SAE): 177 cv@4800rpm
- Torque (SAE): 31,10 kgf.m@3200rpm
- Rotação Máxima do motor: 5.250rpm
- Combustível: gasolina comum (87 octanas)
- Capacidade de óleo do motor: 3,8 litros
- Lubrificação: Filtragem de Fluxo Total de Alimentação Sob Pressão
- Capacidade de líquido de arrefecimento: 13,3 litros
- Sistema de arrefecimento: líquido a base de solução 50% de Etileno Glicol, por circulação forçada
- Ordem de ignição 1-6-5-4-3-2
- País de fabricação: EUA
Motor Magnum V8 5.2 litros, gasolina
Esse motor foi disponibilizado tanto para o Dodge Dakota brasileiro (versão do Dakota RT nacional17 ) quanto para o americano (nesse país foi disponível de 1996 a 1999 apenas para a versão Sport )
- Tipo e Descrição: 8 cilindros em V a 90º (uma evolução do motor Chrysler LA de 318 polegadas cúbicas)
- Deslocamento: 5218 cm³ ou 318 pol³
- Diâmetro x Curso: 99,3 x 84,0 mm
- Sistema de válulas: OHV 16 válvulas, balancins roletados, tuchos hidráulicos
- Injeção de combustível: eletrônica multiponto sequencial (SMPI)
- Construção: Bloco e cabeçotes em ferro fundido
- Taxa de compressão: 9.1:1
- Potência (SAE): 232 cv@4400rpm
- Torque (SAE): 41,6 kgf.m@3200rpm
- Rotação Máxima do motor: 5.250rpm
- Combustível: gasolina comum (87 octanas)
- Capacidade de óleo do motor: 4,7 litros
- Lubrificação: Alimentação de Pressão-Filtragem de Fluxo Total
- Capacidade de líquido de arrefecimento: 13,6 litros
- Sistema de arrefecimento: líquido a base de solução 50% de Etileno Glicol, por circulação forçada a frio
- Ordem de ignição 1-8-4-3-6-5-7-2
- País de fabricação: EUA
Motor VM 4 cilindros linha 2.5 litros, turbodiesel
Esse motor passou a ser disponível para o Dodge Dakota brasileiro a partir de abril de 1999. Jamais foi disponibilizado para o Dodge Dakota americano.
- Tipo e Descrição: VM Motori 425 CLIRX, 4 cilindros em linha, turbodiesel com intercooler18 19
- Deslocamento: 2499,5 cm³
- Diâmetro x Curso: 92 x 94 mm
- Sistema de válulas: OHV 8 válvulas no cabeçote operadas por tuchos hidráulicos
- Alimentação de combustível: bomba de palhetas incorporada na bomba de injeção
- Injeção de combustível: injeção indireta de combustível (câmara de pré-combustão) por bomba injetora de controle eletrônico
- Construção: bloco de ferro fundido e cabeçotes (um por cilindro) em alumínio
- Taxa de compressão: 20,95:1
- Potência (SAE): 115 cv@3900rpm
- Torque (SAE): 30,6 kgf.m@2000rpm
- Combustível: diesel comum
- Capacidade de óleo do motor: 6,8 litros
- Capacidade de líquido de arrefecimento: 9,5 litros
- País de fabricação: Brasil (Fabricado pela Detroit Diesel, no Paraná)
Imagens: Divulgação
Anexo 1: Wikipedia
estou com proble com minha dakota. arrebentou a corrente eu troquei a corrente e o tensor,porem o motor esta funcionando mal.pode tre dado problrma no cabeçote quando a corrente arrebentou?qual o lado do primeiro cilindro?grato airton
ResponderExcluirme ajudem,meu email:paesairton@yahoo.com.br.estou apanhando do motor da minha dakota como ja informei no topico acima. grato airton
ResponderExcluirinfelizmente não sei informar, se tiver facebook, tenta entrar no grupo de dakotas lá que tem bastante gente que entende bastante desses motores, quem sabe podem te ajudar!
ResponderExcluirOlá boa noite ...comprei uma dakota 2001 2.5 cabine estendida ....a diesel porém ela está com um problema que está me tirando o sono ....baixa rotação ...Não sai dos 20km piso até o fundo nada ....Acho que já até casei com a danada de tantas peças que já foram trocadas ...revisadas etc...a próxima agora é bomba de óleo auxiliadora que segundo o mecânico está gasta e não sobe óleo e que por este motivo ela não ande ....
ResponderExcluirOlá boa noite ...comprei uma dakota 2001 2.5 cabine estendida ....a diesel porém ela está com um problema que está me tirando o sono ....baixa rotação ...Não sai dos 20km piso até o fundo nada ....Acho que já até casei com a danada de tantas peças que já foram trocadas ...revisadas etc...a próxima agora é bomba de óleo auxiliadora que segundo o mecânico está gasta e não sobe óleo e que por este motivo ela não ande ....
ResponderExcluirboa noite a minha aconteceu isso e só foi trocar a bomba...trocando lhe garanto funcionara perfeitamente....
ExcluirConcluindo , esse motor e maravilhoso, mais vc precisa leva-la em um profissional que saiba mexer em motores diesel e tem experiência nesse tipo de motor, pois qualquer leigo sabe que quando acontece isso ~e os bicos ou a bomba...ou algum problema interno, mais esses dois itens seria os primeiros a serem revisados..
ExcluirBoa noite! também tenho um pick up dodge dakota 2.5 diesel cabine estendida e ao levar ao mecânico para uma manutenção e depois de tudo funcionando normalmente quando fui buscar o carro ele me perguntou se ele tinha algum sistema de segurança, disse que não, foi quando ele me informou que após pressionar o botão de panico do controle a pick up alterou a rotação do motor ou seja limitou a aceleração da pick up e o carro não desenvolvia, após algum tempo de analise ele pressionou novamente o botão e a pick up voltou a funcionar normalmente, estou achando que é o mesmo problema que está apresentando na sua pick up, você poderia tentar, espero ter ajudado.... framos.lima@gmail.com caso queira pode me confirmar se funcionou...
Excluirahhh tenho uma v8 ha 10 anos, vendo meu carro zero de 80mil e nao vendo a dakota jamais
ResponderExcluirpra mim não tem carro melhor. troco de carro todos os anos, mas minha dakota tbm não vendo por nada nesse mundo... isso vai valer ouro um dia... vide charger dart e outros
ResponderExcluirmelhor matéria que já encontrei na internet sobre dakotas, bem esclarecedor pra quem quer comprar uma como eu
ResponderExcluiresses carro realmente são bons. não incomoda. peça é barato, a minha é uma 3900 magnum seis silindro no gnv muito boa.
ResponderExcluirvi esse link no grupo face sobre dakotas! que legal, este blog fala bastante de dakota! quero comprar uma e fiquei feliz q achei monte de informação neste blog.
ResponderExcluirBem esclarecedor, me ajudou muito esse blog na compra da minha r/t fiz a escolha certa. Obrigado pelos esclarecimentos!
ResponderExcluirSabes alguma boa pra indicar? Queria V6 manual estendida.
ResponderExcluirEu tenho uma 2000 4cc gasolina, impecável
ResponderExcluirSe alguém esta procurando uma com certeza que leva a minha.
Só não gostei da maldição do bode .. hahahah
Muito boa esta matéria! Parabéns ao autor, muito esclarecedor, me baseei nela para comprar minha Dakota, eu ia comprar uma Diesel, e optei por uma V6 no GNV. Acho que foi a melhor escolha. Estou muito satisfeito com a escolha do meu carro! Espero ajudar a tirar duvidas do pessoal que também ta buscando uma Dakota, assim como eu estive uns meses atrás.
ResponderExcluirHá... primeira dica: Fuja das baratas, só vi dakotas feias, as mais caras foram as unicas em bom estado. já está raro encontrar uma em bom estado.
Já ouviram falar algo sobre módulo de conforto das 2001, que incomoda bastante? Tenho lido muito, sobretudo no Facebook, e passei a excluir as 2001 na minha busca por uma Dakota.
ResponderExcluirbom dia
ResponderExcluirestou precisando do esquema elétrico da dakota 2.5 diesel 2000
troquei o motor da minha por um motor da hilux 3.0 ficou muito bom mais estou precisando fazer as ligações da parte elétrica e sem o esquema e quase impossível
Infelizmente não tenho, mas não creio que seja difícil conseguir via google, caso contrário em grupos de facebook, talvez consiga.
Excluirpreciso adaptar um motor diesel mwm na minha dakota . alquem conhecia algum mecanico em sp.
Excluirobg. carlos.
boa noite gente preciso de ajuda minha dakota 2.5 dieesel liga funciona mas quando acelera nao tem forca parece que afoga como moro em peruibe aqui e muito ruim de mecanicos alguem ja teve esse problema e diagnostico me ajudem por favor kkkkk.
ResponderExcluirboa tarde estou a procura de cabeçote porque os 2 que tem estragou porque tinha kit gas clando esta frio fonsiona mas clando esquenta falha e more o que faço para fazer funsionar 100%
ResponderExcluiro ano e 98/99 v6 3.9 ram e nâo pretendo vende vou ficar com ela ate morrer.
ResponderExcluirTenho uma estendida, 2,5 e fiz obra no motor,mas o mecânico não lembra onde ligar a mangueira do hidrovaco do servo freio,hurgente me ajudem a-lg-berto41@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirEstou vendo uma 2001 4cil gasolina pra comprar pro fim de semana e dia a dia. Está bem nova.
Alguém pode me ajudar se essa dakota vale a pena e se a manutenção é muito cara?
E quanto seria um valor justo, sendo que ela está em otino estado de conservação.
Obrigado amigos.
AS 4cil 2001 são bem raras, geralmente já tem o painel novo, se for 2001/2001... AS dakota em geral tem manutenção simples, e relativamente barata, não muda muito em relação à s10 e ranger por exemplo... mas claro... se precisar de concessionária o valor é fora da realidade... muitas peças vai ter que recorrer à mercado livre ou algo assim... aí fica bem tranquilo de manter uma dakota... eu ja tive V6 e hj tenho v8, nenhuma das duas foi bicho de 7 cabeças, muito pelo contrário, só alegria!
ExcluirGostei muito dos comentários! Tenho uma ano 2000 automática americana 👍
ResponderExcluirPessoal o câmbio automático das caminhonetes 6cc 2001 É tranquilo ou tem algum problema de série ou coisa assim?
ResponderExcluirPois venho de um prejuízo do último carro automático que tive. E não quero entrar em outro.
Eu sempre quis uma Dakota, mas quando eram novas eram muito caras, e agora não tenho coragem, aí me contento com minha s10.
ResponderExcluirBoa noite!tenho uma 2.5 gasolina, estou com problema de módulo, alguém conhece alguma loja que conserta aqui no RJ?
ResponderExcluirV8 é a melhor, pq já que é pra fazer merda, que se faça bem feito. Tem que ser com estilo, de v8!
ResponderExcluirProblemas com motor de dakota diesel? Me procure! 11.9344 92216 José
ResponderExcluirExcelente comparativo. Li um parecido aqui no blog anos atrás, falando de Dakota V8, na época dava de comprar uma com 30mil reais, hoje com 60 nao compra mais. Agora se eu tivesse 60 comprava agora pq em breve valerá 100mil reais
ResponderExcluirmuito esclarecedor! ótimo conteúdo. melhor site para se informar sobre dodge dakota
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