24 de abril de 2015

MULHER AO VOLANTE - PERIGO CONSTANTE? OU NÃO?



Uma frase antiga e conhecida diz: Mulher ao volante, perigo constante! Mas será que é mesmo assim? Nos primórdios dirigir era sim um ato quase que totalmente masculino, com o tempo as mulheres foram tomando o posto na direção, e cada vez mais estão ocupando as ruas. Hoje em dia não é algo incomum ver uma mulher dirigindo, muito pelo contrário. Mas o velho preconceito, ainda existe... Qualquer deslize, ou "barbeiragem" como queiram, não é raro ouvir: "Só podia ser uma mulher dirigindo".

Existem muito estudos a respeito disso, vou citar alguns deles. 

A revista veja citou um estudo feito pela Universidade de Michigan, veja:


...um estudo americano mostra que, proporcionalmente, as mulheres têm mais chances de se envolver em um acidente com outra motorista do que os homens entre si. Cientistas da Universidade de Michigan analisaram 6,5 milhões de ocorrências de acidentes de trânsito nos Estados Unidos entre os anos de 1988 e 2007 e descobriram uma quantidade maior do que a esperada de acidentes entre duas mulheres no volante. O estudo foi publicado no periódico Traffic Injury Prevention.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ciencia-enfim-confirma-mulher-no-volante-perigo-constante/


No entanto, o site Pense Carros, nos apresenta outra visão:


Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) aponta que as ruas do Rio Grande do Sul estão sendo invadidas por um motorista de perfil mais consciente e cuidadoso: as mulheres.


A maior proporção de mulheres ao volante pode abrir perspectivas animadoras. O diferencial feminino, revela o estudo do Detran, é poupar vidas. De cada 100 mil motoristas homens, 34,5 morreram na direção no ano passado. Para cada 100 mil mulheres, as mortes foram 5,1 – sete vezes menos.

Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/noticia/2012/10/numeros-comprovam-que-mulheres-sao-mais-cuidadosas-ao-volante-3908033.html

O Correio Brasiliense nos mostra a realidade no Distrito Federal, veja:

...no Distrito Federal, um ponto não se discute: elas estão menos presentes em acidentes fatais e a matemática prova isso. Ano passado, a quantidade de condutores que bateram os veículos provocando mortes foi quatro vezes e meia maior do que a de mulheres.
Para cada 10 mil mulheres, apenas 1,31 teve registro em acidentes fatais em 2011. Entre eles, o índice foi de 5,94 (veja quadro). A explicação? As mulheres são mais cautelosas e respeitam mais as leis de trânsito. “A mulher é mais educada, dirige dentro da velocidade regulamentada e é mais ponderada. Se leva uma ‘fechada’, não sai atrás para retrucar. Para o homem, o carro é sinônimo de poder. Ele usa o veículo para se autoafirmar e é mais imprudente”, compara José Alves Bezerra, diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran).
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/03/08/interna_cidadesdf,292445/pesquisa-do-detran-comprova-que-mulheres-estao-menos-presentes-em-acidentes.shtml

Assim sendo, podemos concluir, que as mulheres, são sim mais prudentes que os homens ao volante, pelo menos no Brasil, já que o estudo americano aponta outro caminho hehe

Sabe-se que tem muita mulher barbeira dirigindo por ai... mas muito provavelmente tem um numero igual ou superior de homem igualmente barbeiro nas ruas. O fato é que, o preconceito sempre vai existir. Mulheres, saibam lidar com o problema, e a melhor maneira para isso é provando ao volante o quanto são boas no que fazem!

E você leitor/leitora, o que pensa sobre isso? Comente! O espaço é seu!

Curta: facebook.com/carrosjoinville


Imagem: The Headless Woman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

facebook