30 de maio de 2011

AVALIAÇÃO, TESTE, IMPRESSÕES E OPINIÃO | VECTRA GSI 2.0 16v



 A avaliação de hoje é muito especial para mim, e também difícil de fazer pois é sobre o carro que mais gostei de ter até hoje. Tive um (este que ilustra a postagem) por mais de 5 anos, e foram muitas alegrias, claro nada é perfeito, mas eu posso assegurar que esse chegou perto (essa parte aí ja é minha visão de apaixonado pelo carro hehe)

Bem vamos lá, trata-se de um modelo que chegou no Brasil no fim de 1993 ficando em linha até 1996, quando deu lugar a nova geração do Vectra, também conhecida como Vectra B, ou Vectra Tubarão, Vectra Bola, e por ai vai... O Vectra A foi um carro de grande sucesso na Europa, lançado ainda no final da década de 80, teve versões hatch, motorizações V6, 2.0 Turbo, Tração 4x4 e muitas outras curiosidades mais. A gama européia era imensa, no Brasil tivemos apenas as versões 2.0 8v e 2.0 16v, na carroceria sedã 4p, com os acabamentos GLS, CD e GSI. Segue um videozinho de divulgação na época.



Todos os exemplares nacionais eram carros bem completos, tendo de série Ar condicionado, Direção Hidráulica, Pacote Elétrico, barra de proteção nas portas, coisas que há mais de 15 anos, não era tão comuns como hj.

O Vectra A talvez não tenha sido um sucesso estrondoso de vendas devido ao fato de compartilhar as vitrines da GM na época com o já veterano e consagrado Monza. Muita gente preferia o Monza por já conhecer bem o carro, e obviamente devido ao preço que pelo que me consta se diferenciava bastante!


O Vectra GSI, chegou ao Brasil, trazendo grandes novidades diretamente da Europa, em especial o magnífico motor C20XE, que por lá já era bem comunzinho, mas por aqui até hoje se mostra bem avançado. Além do motor o GSI trazia um pacote bem completo, com alguns diferenciais. como o coletor em aço inox, mecânica bem avançada para a época, tendo inclusive pistões forjados, coisa que não se vê nos carros comuns e sim em carros de competição. O pacote de preparação era bem completo, mas não sou técnico no assunto e não quero me aprofundar para não falar bobagem. Mas na internet é fácil achar artigos falando a respeito.


Além do avançado pacote mecânico o carro possuía um Kit Aerodinâmico diferenciado, com saias laterais e aérofóleo na tampa traseira, grafismos externos em tipologia diferenciada e adesivado, volante de 4 raios diferenciado, rodas diferenciadas conhecidas como catavento ou ventilador, incluindo o pneu socorro. Fora os diferenciais de ser um GSI ele contava com todo o kit de conforto que se pode esperar em um carro deste porte, com acabamento em imitação de madeira nas portas, volante revestido em couro, teto solar elétrico, um eficiente computador de bordo, check control, regulagem elétrica dos faróis, faróis bi-parábola e faróis de neblina dianteiros e traseiro, bancos com regulagem de altura e lombar, bem a lista é extensaaaaaaaaaaa.... hehe


Antes de comprar, todo mundo me dizia: Vai comprar bucha.... não acha peças... é ruim de vender... incomoda muito... por ai vai... é carro velho, já tem 10 anos...
só coisa negativa, mas eu queria e comprei, e de antemão quero dizer a única coisa q se confirma bem é que é ruim de vender. O resto é tudo falácia... 

O carro é simplesmente maravilhoso, quem já teve a oportunidade de dirigir quase todas as versões e modelos de Vectra sabe o que eu digo e confirma, este seguramente é bem diferente, e a diferença é para melhor! A primeira impressão que se tem ao sair de um carro pequeno 1.0 para um desse porte é como o carro é pesado e comprido e baixo, este que talvez seja um defeito grave dele.


Quando vc anda com ele a sensação é ótima, motor muito potente, caixa de câmbio com  marchas curtas, suspensão macia mas ao mesmo tempo firme, freios apesar de pedal pesado, muito eficientes. Resumindo é ótimo dirigir o carro. Dirigibilidade 100%. Os grandes impecilhos ficam por conta de ser um carro baixo e com uma frente muito comprida, então logo vc tem que se acostumar a andar devagar em ruas de calçamento, buracos mínimos que sejam, lombadas, e outras coisas maravilhosas deste tipo que costumamos encontrar com muita frequência aqui nesta cidade. Ele bate com muita facilidade a frente (parte de baixo do parachoque e protetor de cárter) no chão. Outra coisa que me irritava eram aqueles taxões altos de estacionamento, que também encostam, e isto é inevitável pois vc tem que encostar bem a frente pois o carro e comprido e geralmente as vagas de estacionamento são feitas aparentemente para Corsas, Kas, Smarts e por ai vai hehehe Mas esse problema em específico se resolve estacionando o carro de ré já que a traseira eh algo mais alta. Por falar em traseira, encostar a ponteira do escapamento no chão em subidas de prédio, entradas levemente íngremes também se torna comum. 


Bem mas tirando esse probleminha básico, vc logo se acostuma e aprende a não fazer esse tipo de cagada, creio que seja bem comum pra todos que saem de carros pequenos. O carro é muito estável e é bem pesado, nas curvas pode pisar sem medo, ele canta pneu e não desgruda a traseira do chão por nada.  Em estrada ele te passa muita segurança. Aconselho sempre andar com pneus ótimos pois ele tem uma arrancada muito forte e por menor que seja a pisada ele patina com muita facilidade, em calçamentos molhados então é independente a marcha que isto acontece, tamanha força. Torna-se perigoso para quem eventualmente esteja aprendendo a dirigir. Tenho registros de pessoas que em asfalto molhado, pisando fundo em 5 marcha, em velocidades em torno de 140km/h, faziam o carro patinar sem usar a embreagem sequer. 

Por falar em força, é fácil vc encontrar vídeos no Youtube, com carros desse modelo em velocidades superiores aos 200, 220km/h. Registros apontam que o carro sem qualquer tipo de preparação passa dos 230km/h no ponteiro, sendo que em 4 marcha chegam nos 200km/h (obviamente em altissimas rotações) O carro é uma monstruosidade em potência. Como falei na internet é fácil vc ver carrinhos desses dando pau em carros que teoricamente seriam muito superiores. De uma pesquisada no Youtube, vc vai se impressionar!


Obviamente se abusar dessa potência toda o carro consome combustível em proporção, no entanto, como ele tem potência de sobra, se vc fizer uso bem moderadamente, o carro é incrivelmente econômico, ficando em torno de 10Km/l na cidade e 15km/l na estrada. Estas marcas falo de modo geral baseado nas minhas experiências e de muitos colegas que conheci no longo desses mais de 5 anos com o modelo, no entanto cabe lembrar, que o modo de condução, estado do carro, local onde se roda e muitos outros fatores influenciam muito na média podendo gerar um número bem inferior ou até mesmo bem mais satisfatório do que os ai apresentados.

Um fator que quero dar uma atenção especial é a manutenção do carro. Se ela estiver em dia, e o carro estiver 100% ele dificilmente incomodará, no entanto cabe lembrar que achar um carro esportivo de mais de 15 anos em bom estado, já começa a ser tarefa difícil, mas ainda existem bons exemplares rodando por ai. Deve ser observado sua idade, assim como qualquer coisa, o peso da idade começa a aparecer, e se mostra em um ítem ou outro, o que exige paciência muitas vezes, mas nada que chegue a incomodar.

Fiquei 5 anos com o carro e asseguro que não cheguei nem perto de gastar 800 reais por ano no carro em manutenções preventivas ou corretivas. As preventivas são bem baratas já que estas peças ele compartilha com modelos como o Monza / Kadett / Vectra mais novo... Já as corretivas, se forem específicas desse motor são um pouco mais caras, mas nada também absurdo. Comparo com levemente mais caro do que um Vectra CD 2.2 16v 99 ou 2000 por exemplo. Existem algumas peças específicas que se forem encomendadas em concessionária e ainda tiver a venda o que acho muito difícil hoje, são bem caras como um simples silencioso de escapamento que eu fiz questão de guardar a nota do orçamento pra ninguém me chamar de louco, que me pediram R$2017,00 isso mesmo dois mil e dezessete reais. 

Mas não se assuste, o tal silencioso pode ser substituído por um do Vectra CD que no mercado paralelo vc encontra a mesma marca original por 180 reais, colocado, com direito a ponteira cromada imitando o escapamento caríssimo de R$2017 e tudo. 

Um fato que me aconteceu 2 vezes foi estragar a bobina de ignição dele. Quando chego na autorizada, o susto... R$600, mas eu já sabia que lá eles sã meio fora da realidade, e comprei uma novinha de Astra se não me engano... e funcionava perfeitamente, só mudava a posição do engate dos cabos de vela, mas isso qualquer boa auto-elétrica sabe. Resolvi tudo com menos de 80 reais. Mas o motor foi lavado algum tempo depois e provavelmente o pessoal não isolou bem aquela região e acabou danificando ela. Mas eu já sabia o caminho, porém resolvi passar num ferro velho da região que tinha um GSI batido e comprei uma original por 40 reais e troquei em casa e prontinho, rodei vários anos e não tive mais problemas.

Outro probleminha que tive foi o seguinte, logo que comprei troquei a correia dentada do carro, mas não troquei a correia auxiliar, do alternador, ar condicionado, aquelas coisas todas... Então a dita correia arrebentou, e um fio de aço dela entrou dentro da caixa que protege a correia dentada fazendo a correia dentada pular um dente causando o maior dos prejuízos que tive com o carro em 5 anos. Minha sorte foi que isso aconteceu na hora em que eu desligava o carro e empenou somente 8 das 16 válvulas... Sai em busca de peças, em Joinville a válvula mais barata passava de 200 reais, não mandei o vendedor tomar no c* por educação. Resumindo encomendamos em SP, veio logo no outro dia cedinho, e cada uma custou apenas 20 reais (ou seja as 8 não chegaram ao valor do que me cobrariam por uma aqui). O resto é tudo coisa relativamente barata e padrão em um carro médio... as juntas, retífica.... para não me estender muito gastei com tudo isso em torno de 800 reais, pouco mais do que eu gastaria em um Tempra que é um carro bem mais comum.

O volante do motor também desgastou por eu rodar muito tempo com a embreagem em péssimo estado. O volante em mercado paralelo usado na cidade não foi fácil achar, tive a opção do desmanche, pegar em outra cidade, ou original em autorizada, mas a do desmanche foi a mais baratinha e adequada já que a peça estava praticamente nova. 

No mais foram coisas mínimas, como alguns pontos (mínimos) de ferrugem que começaram a aparecer, trocas de bateria, detalhezinhos como um botão de vidro elétrico a trava de uma porta, coxim, enfim coisinhas mínimas que qualquer carro apresenta.


Quero resumir da seguinte maneira, praticamente tudo que tive de gasto em manutenção deveu-se somente a falta de prevenção, e manutenção preventiva neste carro é relativamente barato. Mas mesmo assim, contando os gastos de corretivas e preventivas, gastei bem pouco.

Um ponto negativo é a revenda, por já ter a sua idade, e tratar-se de um carro 16v, muita gente ainda tem medo de comprar e aparecem muitas propostas de carros em péssimo estado como parte de pagamento. Infelizmente é a triste realidade,  mas eu ainda tive sorte e consegui dar ele de entrada por um valor bem alto na troca de um mais novo. Aí fica a dica, se não quiser perder dinheiro e vc tiver a oportunidade de pegar um carro melhor dê ele na troca, como parte de pagamento! Vc fará um ótimo negócio sem dúvida!


Como citei fiquei mais de 5 anos com o carro e tive ótimas experiências e momentos com ele, então poderia contar inúmeros fatos, curiosidades, mas ai eu me estenderia ainda mais, e pelo que to vendo essa postagem já está bemmm comprida. De qualquer maneira busquei fazer um apanhado geral, para dar uma idéia do que é ter um carro desses na garagem. 

Com certeza deixei muita informação de lado e pode ter certeza que ficarei muito honrado em poder responder qualquer tipo de questionamento que estiver ao meu alcance! Por isso perguntem a vontade! E se vc também já teve ou têm um GSI na garagem, compartilhe suas experiências, isto será muito importante para os demais leitores! Se quiser expor a foto do seu  também é só entrar em contato.

Comente! Sua opinião é muito importante! O blog é feito pra vc leitor!



Imagens: Divulgação / Arquivo Pessoal / Youtube

















36 comentários:

  1. Muito bacana essa postagem sobre o Vectra gsi.
    Esse aí da foto tava lindão.

    ResponderExcluir
  2. obrigado alex, realmente esse post foi de coração, afinal esse eh pra mim "o carro".
    pode parecer um carrinho comum como outro qualquer, mas só mesmo que teve a oportunidade de ter um desses sabe do que estou falando!

    obrigado pela participaçao!

    ResponderExcluir
  3. muito bem, meu amigo. Tenho um e sei muito bem o que esta dizendo. É show mesmo todo o seu comentario. Estou para vendê-lo e estou com muita pena, mas preciso de apanhar algum mais novo. Parabens!!! Crecio Nunes Itaperuna -RJ
    22 - 9218-3321

    ResponderExcluir
  4. Valeu realmente da pena de vender...e no meu caso da saudade hehe Mas quem sabe um dia eu em condições melhores volte a comprar um =) Boa sorte na venda do seu!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog.
    Trabalho com tecnologia automotiva na Digital Tuning e sempre procuro me interar das novidades no setor e sem dúvidas vosso blog é meu grande aliado.

    Mais uma vez parabéns. Gde. abraço, Ana.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um gls 95 é muito bom o carro econômico manutenção não é tão cara e o carro anda muito tem muita estabilidade recomendo atodos que gostam de velocidade

    ResponderExcluir
  7. Realmente xandirezende, também posso recomendar!

    ResponderExcluir
  8. um tempra turbo destroi o vectra gsi eheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempra Turbo!!?? Fiat.... kkkk...carinho nacional e esquecido pelo mundo inteiro. vai ser feliz! Chevrolet Vectra GSi, o carro mais rápido do Brasil em 1994, o revolucionário!

      Excluir
  9. Não tem pra Vectra GSI em nada pelo ano dele..
    Tenho um a 8 anos, é MAQUINA..
    Abraço...

    Airton Tezolim
    Mandaguaçu-PR

    ResponderExcluir
  10. PESSOAL, OBRIGADO PELAS OPINIÕES, VECTRA GSI, DEIXOU SAUDADE E MUITOS FÃS, SÓ QUEM JA ANDOU OU TEVE UM SABE DO QUE FALAMOS! HEHE

    ResponderExcluir
  11. gostaria alguém pode dar dicas... qual vectra é o melhor nas estradas e urbano .. é o vgsi ou vcd... o consumo e conforto e a manutencão é boa ou ruim.. Qual é sua opinião..valew abraços
    Envia no meu E-mail kakaotacity@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. posso dizer seguramente que o gsi é muito maic carro que o cd, anda muito mais é bem econômico, mas pese principalmente o fator conservação do carro, pois encontrar um gsi em bom estado é algo complicado, eu mesmo ando buscando um em bom estado para comprar... quanto à manutenção, ela é bem simples, ele tem sim algumas peças específicas dele, mas em 5 anos nunca tive uma dor de cabeça que chegou a me preocupar... só tenho elogios ao carro e pretendo sim voltar a ter um novamente, dessa vez como segunda opção de carro para poder reformá-lo e deixar como zero km.

    ResponderExcluir
  13. Cara parabéns pele a postagem, tó querendo comprar um gsi, e suas experiencias com o carro mim deixaram mas entusiasmado pois ele não é esse bicho de 7 cabeças que dizem por ai, vou procurar um bem conservado e curtir hehehe. abraço

    ResponderExcluir
  14. Cara parabéns pele a postagem, tó querendo comprar um gsi, e suas experiencias com o carro mim deixaram mas entusiasmado pois ele não é esse bicho de 7 cabeças que dizem por ai, vou procurar um bem conservado e curtir hehehe. abraço

    ResponderExcluir
  15. Rodolfo, fico feliz em poder ter ajudado! O carro é sensacinal, tanto que comprei um novamente!

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber a ordem dos cabos de vela do vectra gsi 95?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Amigo estou prestes a adquirir um GSI e gostaria de dicas e se tiver algum doc sobre o carro como manuais, se pode passar copia, e se pode passar contato de onde vc encontrou as valvulas e demais peças. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. fim do aluguel: não sei te dizer nesse momento, se vc estiver usando a bobina original é uma ordem, se for algum outro tipo como a do astra muda a ordem dos camos

    aldo araujo, eu sou suspeito em falar, mas eu gosto bastante do carro, tanto que ha poucos meses adquiri novamente um, desta vez para nunca mais vender, como a primeira vez que tive o gsi, ja fazem alguns anos, nao tenho mais materiais sobre o carro, porém hoje em dia está bem fácil conseguir tudo, inclusive manuais de manutenção e tudo mais, em comunidades do facebook, tem um grupo bem ativo, que inclusive participo, convém dar uma olhada lá! este é o endereço: https://www.facebook.com/groups/116565985112914/

    ResponderExcluir
  19. Postei varias perguntas sobre o vectra gsi, no perfil do facebook, e mandei no email, porem o email volta sempre, se poder posso posta aqui ?

    Luan Ferian

    ResponderExcluir
  20. Pode sim Luan! pode escrever para gersro@hotmail.com também.. meu email particular!

    ResponderExcluir
  21. Bom texto. O carro parece muito bem conservado, apenas o motor está muito sujo de pó e óleo por falta de limpeza manual.

    ResponderExcluir
  22. Vectra GSI. tive um por 4 anos. simplesmente perfeito. vendi para comprar um mais novo, e me arrependi muito. Agora estou querendo comprar um GSI novamente mas está difícil encontrar um que esteja realmente conservado... confirmo tudo oque relata o texto acima.

    ResponderExcluir
  23. Cada vez mais eu tenho à certeza que o Vectra GSi é um carrão. São muitos os elogios!

    ResponderExcluir
  24. Pois então, sou suspeito em falar, pois ja tive 2 Vectra GSI e penso em ter um terceiro um dia =)

    ResponderExcluir
  25. Minha noiva bateu meu gsi no começo de 2015 fiquei uma semana sem sair de casa e quase terminei o noivado. ... enfim essa semana pego o carro na oficina gastei uns 4 mil estou com um par de faróis angel eyes importado da Alemanha novo sem uso a venda no olx quem tiver interesse sou da baixada santista .Cleyton 13 988448359

    ResponderExcluir
  26. anda muito! boto qualquer carro nacional e muitos importados do lado...vão comer poeira! Deixa Audi 180Turbo, Marea Turbo, Civic Si, no espelho rapidinho, principalmente depois dos 180

    ResponderExcluir
  27. sem dúvida o melhor carro já feito. Já tive um e quero comprar mais um. Saudades de dar pau em audi, bmw, mercedes, alfa romeo, e tantos outros

    ResponderExcluir
  28. SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES CARROS JÁ FEITOS. ESTAMOS FALANDO DE UM CARRO DE 20 ANOS ATRÁS QUE AINDA HOJE É FORTE, E DE MECANICA ATUAL. JÁ É UM CLÁSSICO! LEMBRO NA ÉPOCA COMO ERA CARO, POUCOS PODIAM TER UM DESSES, É UMA PENA VER TANTOS EM MAL ESTADO POR AI. PARABÉNS PELO EXEMPLAR DAS FOTOS.

    ResponderExcluir
  29. Melhor matéria e melhor blog da internet para obter informações sobre Vectra GSI, nenhum foi tão preciso até hoje quanto o blog de vocês! parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  30. VALE A PENA COMPRAR UM CARRO DESSE HOJE EM DIA? ME PERGUNTO PQ ESSA POSTAGEM JÁ TEM 5 ANOS, E CADA DIA QUE PASSA TA MAIS DIFÍCIL ENCONTRAR PEÇAS, ENCONTRAR UM CARRO EM BOM ESTADO. TENHO VONTADE DE TER UM DESSES, MAS CONFESSO TER MEDO.

    ResponderExcluir
  31. Comprei um Vectra Gsi, inspirado nesta postagem, já tem alguns anos, melhor escolha que fiz na vida. Carro só me da prazer! e alem de tudo valoriza ha cada ano que passa!Obrigado!

    ResponderExcluir
  32. que bacana ver uma materia de 2011, percepções, problemas, alegrias, que existiam ha quase 10 anos, são as memas hoje, e talvez tenham sido semelhantes em 1994. bacana a reportagem. poderiam fazer uma nova reportagem agora 10 anos depois falando sobre o carro.

    ResponderExcluir
  33. Que carro top. Que bacana ver uma avaliação completa que não tenha sido feita por uma revista especializada. Ainda mais hoje em dia com Youtube disponível. ótimas colocações. Eu já tive um Vectra GSI. Sabe que ainda hoje sinto saudades do carro? Era simplesmente espetacular. Na época paguei 15mil reais, era caro, mas valeu cada centavo.

    ResponderExcluir

facebook