12 de abril de 2011

AVALIAÇÃO: VECTRA - SEGUNDA GERAÇÃO



O Vectra B foi sem dúvida um dos maiores ícones de sua época. Veio para substituir o modelo anterior produzido de 1993 a 1996, teve sua produção iniciada no fim de 1996, já como modelo 1997 sendo substituído por um modelo com facelift em 2000 e posteriormente pelo Astra europeu em 2006 se não me falha a memória. No Brasil foi vendido somente na carroceria sedan de 4 portas, tendo nesta primeira fase as versões GL GLS e CD. Na Europa ele fez muito sucesso também nas versões Hatch e Caravan (wagon). 




Esta é a primeira avaliação de usados que estamos fazendo de um carro não popular(Avaliados: Corsa / Celta / Ka /Fiesta ), porém seus preços estão hoje em dia muito acessívesis, sendo encontrados com facilidade em classificados online, e feirões de usados a partir de 14mil reais, até 20, 22 mil. Mas ai vai a primeira dica, um carro deste porte tem que ser muito bem avaliado ao ser comprado, para que um sonho não se torne pesadelo. O carro tem uma variação muito grande de preços, portanto eu sugeriria, na hora da compra que não se desse muita prioridade ao ano, e sim ao estado.

De um modo geral só tenho elogios ao Vectra, tivemos 3 na garagem, sendo que hoje avaliaremos os modelos CD 2.2 16v e GLS 2.2 8v. O Vectra ao contrário do que muitos pensam, não é um carro caro de se manter, se ele tiver em bom estado. É um carro bem moderado no consumo, fácil de encontrar peças, muito confortável, seguro, estável, bom de revenda.



O Vectra desta versão B, teve algumas opções de motor: 2.0 8v, 2.0 16v, 2.2 8v, 2.2 16v. O motor dos dois carros carros aqui avaliados são 2.2 sendo um deles 8v e o outro 16v. O 8v tem 123cv o 16v 136cv, diferença de potência que não chega a ser brutal, mas se faz notar em giros mais altos na versão 16v devido à ser esta já uma característica de motores multiválvulas. O consumo por sua vez não difere muito entre as versões, ficando na média de 10 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Obviamente o consumo é algo muito difícil de fazer um comparativo, pois depende de muitas variáveis, estado do carro, local onde vc roda, e principalmente o modo de conduzir. As médias que citei procuro fazer uma média geral disso tudo, pois, vc consegue fazer o carro economizar mais, no entanto se pisar, ele bebe mesmo, e bebe pra valer...   mas anda e anda legal!

As diferenças do GLS para o CD ficam por conta principalmente do motor, aros, freios abs,computador de bordo, acabamento interno diferenciado, maçanetas e moldura da placa pintados na cor do carro e faróis escurecidos, farois de neblina e algumas coisinha mais no CD. O CD teve também a opção de teto-solar e câmbio automático, sendo que este também possuía opção de controle de tração. Resumindo, o CD é um pouco mais completo que o GLS e tem alguns ítens de série que no GLS são opcionais como freios a disco nas 4, cinto 3 pontos central atrás, e mais algumas coisinhas que não me vem em mente agora.



Na hora da compra observe também que há a opção do ar digital inteligente, se ele tiver funcionando é uma alternativa interessante. Esta opção está disponível tanto para o GLS quanto para o CD.

No que diz respeito à manutenção que creio ser uma das grandes dúvidas do comprador, o Vectra nunca nos deu dores de cabeça, muito pelo contrário. A manutenção de rotina dele é bem barata, não se diferenciando muito de um popular. As diferenças são em peças mais específicas como um silencioso de escapamento, que encarece um pouco em relação à um popular, mas não chega a ser o dobro do preço. Como o carro é um pouco mais pesado as trocas de pneus ocorrem mais cedo do que em um popular, por volta de 45 a 50mil km no máximo. Os defeitos apresentados em ambos foi uma bucha da suspensão traseira que desgastou e começou a fazer um ruido sobretudo nas curvas em calçamento, mas não se preocupe com 100 reais na mão vc resolve o problema com facilidade. O GLS era praticamente zero e foi vendido com pouco mais de 50 mil km e não nos apresentou mais defeitos. O CD já pegamos com 50mil Km e vedemos com quase 90mil Km, este além das manutenções, e a bucha, tivemos que trocar uma junta da tampa de válvulas que com o tempo ressecou e começou um pequeno vazamento (isto parece ser crônico em todos os 16v). As pastilhas de freio do modelo com CD são um pouquinho mais caras que as do outro pois tem uma espécie de sensor que indica quando estão gastas no computador de bordo, mas também não chegam a pesar no bolso. No CD a bomba de gasolina aprEsentou um mal funcionamento, e o carro engasgava, tivemos que substituí-la, mas tambpem não chegou a pesar no bolso. Outra coisa que parece ser padrão nos GM da época e não sei se até hoje, é o acabamento e imitação de couro na manopla do cambio e do freio de mão, que é de muito má qualidade, e logo desgasta, mas há a opção de substituir por couro legítimo em 



Contando que ficamos em torno de 4 anos com cada um deles, pode-se dizer que os gastos com manutenção foram ínfimos. Mais uma vez eu quero deixar claro que o estado de conservação dos carros é o que nos fez gastar pouco, pois tenho relatos de conhecidos que pegaram carros semelhantes mas em péssimo estado e tiveram muitas dores de cabeça. 

De uma maneira geral ele é um ótimo carro para a família, conseguiu substituir com louvor o seu antepassado Monza, muito confortável, espaçoso, bom porta-malas, consumo adeuqado ao seu padrão. E para quem gosta de pisar mais um pouco, ele anda muito, é fácil encontrar na internet relatos e vídeos de pessoas que com ambas as versões passaram facilmente dos 200Km/h, no entanto o blog condena esta prática e adverte: rodovia não é pista de corrida! E mais, Vectra é o tipo do carro que é econômico com o pé bem de leve, se vc pisar o tanque seca rapidamente!Se vc optar pela versão CD poderá acompanhar o consumo médio ou ainda instantâneo no computador de bordo e verá claramente o que eu falo.




Se vc pensa em colocar GNV opte pelo 8 válvulas, é só olhar por ai e ver a quantidade de motores GM 2.0/2.2 8v rodando no gás e do 16v, é bastate obvio que se a maioria usa no 8v é pq ele vai melhor no gás do que o 16v. E de fato deve ir bem mesmo, pois pelo menos em Joinville, onde o alcool é caríssimo, praticamente todos taxistas com Vectra/Astra e congêneres usam o GNV, e taxista não ta afim de perder dinheiro com sua ferramenta de trabalho.

A princípio a avaliação fica por aqui, se tiverem maiores dúvidas, sugestões eu posso auxiliar no que for possível, faremos ainda, mais para frente, uma avaliação do Vectra GSi 2.0 16v 1995.

Quaisquer dúvidas, sugestões, colocações, concordâncias ou discordâncias sobre o Vectra B, sinta-se à vontade para escrever, seja via comentário ou através de nosso Facebook , sua opinião será muito bem vinda e ajudará a enriquecer a avaliação! Vamos ajudar quem tem dúvida, sua experiência é sem dúvida de extrema importância!


26 comentários:

  1. esse foi o melhor vectra de todas as geraçoes,design moderno ate hoje e muito equipamento,alem de ser um carro muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Para mim é o carro nacional mais bonito que existe. Gostei do blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Coisa horrível o interior da GM, parece feito pelos engenheiro da Lada.
    Puxadores da porta igual de corsa. Um corsa 1.0 popular de 1995 tem o mesmo interior de um 2005 GLS.
    Lembro quando fui ver um Astra GL 0 KM, e o dito cujo não vinha nem com conta-giro.
    Não é a toa que a GM faliu.

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo disse:

    Tenho um 97 gls 8v, ótimo carro já estou com ele a 4 anos, vou comprar uma perua(palio ou cenic sei lá) pos preciso de espaço mas não vou vende-lo.Só tenho duas ressalvas quanto ao carro, o meio do banco traseiro é super desconfortável, tenho três filhos e nenhum quer ir no meio do tanto que é ruim, e o tal do "atuador da embreagem", é uma peça idráulica que me deu uma dor de cabeça danada. No mais só alegria, a robustez da mecânica é de imprecionar.

    ResponderExcluir
  6. Ô que saudade cara... que saudade =/
    Rodava num gls 2.2 16v, mas o interior era todo em couro, lindo demais. Ainda lembro da sensação.
    Hoje ando de gol g5 1.0, bonzinho mas nem se compara.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. PESSOAL VALEU PELO RETORNO!
    É SEMPRE MUITO BOM VER A OPINIÃO DE TODOS, SEJA ELA CONCORDANDO COM O QUE FALO OU NÃO!

    NESSE CASO FOI QUASE UNANIMIDADE O GOSTO PELO CARRO. REALMENTE TENHO UMA GRANDE PAIXÃO POR ESTE MODELO DE CARRO E PARA MIM ATÉ HOJE É UM DOS MELHORES CARROS JÁ FEITO OBEDECENDO AI SUA ÉPOCA E SEU PADRÃO...

    MAIS UMA VEZ OBRIGADO PESSOAL!GRAÇAS A VOCÊS ULTRAPASSAMOS AS 50MIL VISITAS EM POUCO MAIS DE 3 MESES, ISSO NUM BLOG INDEPENDENTE, SEM PATROCÍNIOS OU DIVULGAÇÕES!

    ResponderExcluir
  8. oi joinville gostei dessa postagem parabens

    ResponderExcluir
  9. Os seus elogios ao vectra me convenceram de comprar um vectra 2.0 gls 8v 97
    ele esta em otimo estado. O
    brigado.

    ResponderExcluir
  10. Ah que bom, espero que tenha sorte em ter encontrado um carro em bom estado, que possa te trazer muitas alegrias!
    E quando quiser falar sobre seu vectra e dar sua opinião, vc é nosso convidado!O espaço é seu!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  11. presiso de ajuda. to em duvida se compro um renault senic 2.0 ano 00 ou um vectra 97 2.0 ou 2.2?
    me ajude.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  12. olha anonimo...geralmente a manutençao da renault tende a ser um pouco mais cara, e segundo os mecanicos também são mais frágeis, mas posso te dizer que ambos os carros tem suas qualidades, mas o que mais importa é o estado de conservação, e manutenções feitas pelo dono anterior... agora, por gosto pessoal eu escolheria o vectra =) boa compra!

    ResponderExcluir
  13. Cara, sua materia está perfeita e concordo com tudo que você disse. Vectra é Vectra e não tem papo. Realmente se dá mal quem compra um em pessimo estado.
    Eu particularmente prefiro carros da GM e nao me interesso mesmo por nenhum da FIAT.
    Aqui em casa, meu irmão tem um Vectra GLS 97. Pena que ele nao cuidou bem do carro e vai vende-lo.

    Eu tenho um Astra Millenium 2001 e estou completamente satisfeito. Peguei com procedencia. Carro muito bem cuidado e conservado. Após 10 anos de uso, estava com somente 80mil km.

    Parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  14. Ola, tb tenho um vectra GLS 8V 97. Cara, e realmente é um carro fora de serie, gosto muito, tanto q msm ele sendo 97, estou muito satisfeito e nao pretendo trocar por outro carro tao cedo, e quando trocar, vai ser para outro vectra do modelo mais novo, mas por enquanto, nao to a fim de trocar nao, ja estou com ele a dois anos e nao tenho do q reclamar, gastei muito poko de manutençao, e nao é tao cara quanto falam por ai, colocando na media, a manutençao dele deve ser uns 25% mais cara do q de um carro popular, depende do q vc ta trocando. O consumo tb depende muito de como vc anda, se vc anda sem pisar muito, aproveitando o embalo do carro, ele gasta poko, mas se vc quer andar, e pisa muito, pisando fundo toda hora por exemplo para ultrapassar, ele bebe msm, entao, depende de como vc dirige. Eu ja peguei o jeito, normalmente ando na boa, mas de vez em quando gosto de dar umas esticadas pra sentir a potencia do motor. valeu galera!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. É realmente um carro sensacional, tanto que estou na duvida entre um GSI 95, um cd 99 ou um elegance ou elite do modelo novo... Adoro... Mas eu sou suspeito para falar neh hehe

    ResponderExcluir
  16. Tenho um gls 2.2, 2000 8v há um ano e meio e não troco por nada. É um sedan de luxo com manutenção de gol.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela avaliação meu amigo,tenho um vectra gls 2.2 8v e é exatamente o q vc diz.Lindo carro.

    ResponderExcluir
  18. Caros amigos, tenho um cd 98 2.2 16v desde 2006, pense máquina que responde rápido e lambe muito corola e civic, fora de série!

    ResponderExcluir
  19. pessoal obrigado pela participação, posso dizer também que sou só elogios ao carro!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Carro bonito (pra não dizer lindo), de qualidade, robusto, manutenção barata, consumo até que razoável quando pegam leve como ele rsrs, potente ( é aí quando se torna bebedor, e o motor 2.0 atiça rsrs), confortável, etc. Foi um dos grandes highlights(momentos) da Chevrolet naquela década de 90'.


    Vale a pena estar vivo pra ter Deus no coração e um carro desse na garagem.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal tbm sou grande fã desse carro, seja qual for a geração, tanto que recentemente adquiri novamente um GSI 95, esse para nunca mais vender =)

    ResponderExcluir
  24. tenho Vectra 2.2 8.v 99 nunca mais quero ver mais meu palio 1000 fiz o testi enchi o tanque 58 lt ai vai 13.9 eu amo meu Vectra quase apanhei das minhas filhas ao troca o palio pelo Vectra agora so love meu Vectra e a metadinha do rico

    ResponderExcluir
  25. Nunca tive vectra,mais sempre fui seu admirador por ser muito rústico, estou pensando e com medo dele ser beberrão e caro em manutenção versão cd 2000 2.2 16v será

    ResponderExcluir
  26. JA TIVE VÁRIOS VECTRA! O PRIMEIRO EH MAIS CNFORTAVEL QUE ESSES AI. MAS ESSES DA SEGUNDA GERAÇÃOACHO Q SÃO OS MAIS BONITOS JA FEITOS ATÉ HOJE.DEPOIS DELES OS QUE VIERAM NAO O SUSBTITUIRAM A ALTURA. BONITO SEU CARRO PARABENS!

    ResponderExcluir

facebook