28 de abril de 2011

AVALIAÇÃO: BLAZER EXECUTIVE



Robusta, valente, poderosa, elegante, confiável... estes são alguns dos adjetivos aplicados à um grande sucesso de vendas da Chevrolet no Brasil, a Blazer. A Blazer foi produzida em diversas versões, com diferentes opções de motorização. Tivemos modelos desde a básica 2.2 a gasolina até modelos top de linha (executive) movido à diesel ou ainda com o poderosíssimo Vortec V6 à gasolina.


É sobre a Executive 4.3 V6 que falaremos hoje. Tivemos a oportunidade de ter uma dessas na garagem por pouco mais de um ano, foi o suficiente para termos uma ideia de suas qualidades e defeitos. O carro em questão é uma Blazer ano 2000, já com o primeiro facelift. Trata-se de um modelo bem completo, já com Air Bag, porém sem tração 4x4 e câmbio automático como a maioria das Blazer Executive.






A Blazer Executive se destaca visualmente por seu visual robusto e ao mesmo tempo muito elegante, contando com linhas na carroceria, aros, e vários detalhes na cor dourada. Apliques na coluna com o nome Executive, e bordado nos bancos com a mesma inscrição, também na cor dourada. A Blazer Executive tem um um padrão de acabamento muito superior aos carros nacionais, o que impressiona. Couro de muito boa qualidade na forração das portas, volante e dos bancos, detalhes imitando madeira. Completa com tudo o que há num carro de luxo, com detalhes como o controle elétrico dos ajustes do banco do motorista, freios ABS, bússola digital, console de teto, enfim o pacote de equipamentos é grande e deve ser considerado.






Andar em um carro desses pra quem nunca teve a oportunidade e está acostumado com carros menores é uma sensação bem interessante, pois o que logo chama a atenção é o seu porte avantajado, suas dimensões seja na altura, largura, comprimento ao olhar no retrovisor central. Mas esta sensação de carro grande passa logo nos primeiros instantes quando vc começa a andar com ela. Mais adiante eu comprovarei o que digo.






Seu visual não é o mais moderno, pois a Blazer é herdeira de uma carroceria americana já do início da década de 90. O painel evidencia bem a idade do projeto, lembrando aqueles carros americanos dos fins dos anos 70... anos 80 por ai... A propósito é evidente em toda a sua concepção o padrão norte americano do carro, o que não é um ponto negativo.







A posição de dirigir é adequada, podendo ser facilmente adaptada por meio das muitas opções de posição. Já a posição do caroneiro fica um pouco prejudicada pelo ressalto que existe no assoalho devido ao espaço pra montagem do transmissão 4x4, dos modelos assim equipados. Os bancos de trás são pouco inclinados em relação à um carro menor, mas também não chega a incomodar. O porta-malas é bastante generoso, o que agrada muito aos que pretendem instalar kit GNV no modelo.






O desempenho do modelo é o seu grande diferencial. Ao ligar o carro, a suavidade do poderoso V6 é quebrada quando vc pisa no fundo e desperta os poderosos 180cv. Andar com um carro deste porte geralmente é um exercício de paciência, mas no caso da V6 é diferente, ela anda igual a um carro pequeno. Num sinaleiro por exemplo, ela arranca de igual para igual com qualquer modelo popular 1.4 ou 1.6 e se precisar ultrapassar ela não faz feio, é só pisar que ela não decepciona. Mas tudo tem seu preço, e neste caso o consumo é o grande problema. O Vortec V6 é generoso em potência, mas também tem um apetite voraz, rodando cerca de 5 quilômetros com um litro de gasolina na cidade. Este problema pode ser facilmente resolvido instalando-se um kit gás. Instalamos na época um kit bem simples com cilindro de 22m³, mas hj em dia já existem kits bem mais modernos com gás injetado. O gás vai muito bem nela, sobretudo por tratar-se de um modelo com cambio manual. Os únicos cuidados que devem ser observados são, a troca de velas e cabos para ocorrer uma melhor queima do combustível, evitando backfire (os estouros).






No GNV o carro é extremamente econômico, a diferença é realmente absurda, isso sem contar o valor do metro cúbico do gás que é bem mais barato. Numa Blazer um kit desses se paga muito rapidamente. Eu particularmente não sou muito fã de GNV, mas neste caso tenho que reconhecer que a economia é imensa, ficando sem dúvida nenhuma bem mais econômico que um carro 1.0 na gasolina.






O carro em pouco mais de um ano em nossa garagem não deu grandes manutenções, os maiores gastos que tivemos foram a troca de pneus que pesa um pouco no orçamento, afinal cada pneu custava na época em torno de 500 reais, os 4 passaram dos 2 mil reais. Ela apresentava uma pequena folga na direção, procuramos um mecânico da autorizada GM e nos foi comunicado que este é um problema uito comum nesses modelos, e ele nos mostrou uma Advantage com menos de 1 ano de uso e a folga era exatamente a mesma da nossa. Acabamos nem mexendo neste item. As peças por serem de um carro mais pesado, são um pouco mais caras que um carro médio, mas o carro é robusto e se vc tem um em bom estado isto não chega a assustar. Obviamente existem peças mais específicas, sobretudo do motor que podem custar um pouco mais, afinal o ele é composto em sua grande maioria por peças importadas. Tenho relatos de conhecidos que tiveram problemas na caixa de algumas Blazer automáticas, mas também não sei quanto ao uso delas como foi feito, e manutenções enfim...






Revender o carro, por mais inteiro e barato que ele esteja, a tarefa é um pouco difícil. Para vender rápido, vc tem que pegar um carro de menor valor como parte de pagamento, caso contrário, ela pode passar alguns meses em sua garagem a venda. 






De um modo geral, eu posso recomendar o carro. Ele não é um carro tão barato como um popular para se manter, no entanto seu preço de mercado é bem convidativo, e a diferença pode ajudar na manutenção. Se vc quer ter um carro de qualidade a Blazer é um ótimo carro. 


E vc teve alguma experiência com uma Blazer e quer compartilhar conosco? Vc já teve uma automática, pode recomendar também? Qual a sua opinião sobre o carro? 

37 comentários:

  1. tinha uma automatica a uns meses, eu faz\ia 4, 5 km/l na cidade, um absurdo
    porem, um baita carro

    ResponderExcluir
  2. eu tenho aqui uma DLX 2.5 Turbo Diesel completa, tesão de carro e bem economico por ser a diesel

    ResponderExcluir
  3. pena da gm não fazer mais os de 4300cc v6 hj é 2800cc à diesel e 4 cilindros,era um puta motor nos anos 90 e 2000 hj esta maravilha só usado msm
    na frente da casa da minha vò tem um cara q tem mecanica ele tem uma igual desta foto amo o ronco da criança.....

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom artigo, bem completo!

    Estou pensando em comprar uma, procuro um carro elegante, que tenha status, potência e beleza, de preferência uma camionete ou SUV, e a Blazer por enquanto é uma das minhas preferidas, mas ainda não decidi.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vc fez exatamente o que eu gostaria, sempre quis ter uma Blazer, mas nao podia ser qqr uma, tinha que ser a 4.3 V6, e ia por o kit gas por economia ... agora que disse que minha ideia iria funcionar se eu tivesse feito, nao tenho mais desculpa ... So preciso achar uma com um preço agradavel...

    Valew pelo post !

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Porto Alegre, eu tenho loja de carro e meu carro de uso é uma blazer 6cc automatica, nao eh executiva, mas eh igual.
    O cambio automatico é muito bom, a primeira coisa q se daz qdo se compra um carro assim eh revisar a caixa, que sendo bem cuidada dura por mtooo tempo.
    Tenho a minha a seis anos e nao quero outra coisa.
    um abraço

    ResponderExcluir
  7. tenho uma S10 4.3 V6 a gasolina e a gas, o ronco é emocionante, mas parece que tranformando a gas ela perde potencia ;/ mesmo assim, é uma camionete que chama atençao por onde passa tanto pelo ronco quanto pelo tamanho ja que é gabine estendida.

    peponikolas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Meu pai já esteve uma blazer executive ela era muito chamativa, mas em compensação a sua estabilidade e zero na verdade acho que todas.

    ResponderExcluir
  9. pessoal, agradeço muito pelo retorno! é muito importante para o desenvlvimento do blog.

    a blazer realmente eh um carro maravilhoso, eu recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  10. em ou vi fala q entre o motor e a cabine da blazer 4cc racha

    ResponderExcluir
  11. nunca ouvi falar isso, até pq eu imagino que a estrutura da 4ci e da 6 seja a mesma...
    mas eu vou dar uma pesquisada, qualquer novidade eu posto aqui!
    obrigado pela colaboração!

    ResponderExcluir
  12. muito boa sua blazer meu sonho é ter uma 4.3 estou procurando uma 96 preta com detalhes dourados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo desculpe a intromissão, estou comprando uma exatamente igual a essa da foto, mas após uma pesquisa constatei que a executive só foi fabricada a partir de 97, mas de qualquer forma boa sorte.

      Excluir
  13. Eu tenho uma blazer executive automatica, 4.3 v6 a gas, muito boa, porém me informaram que por ser cambio automatico no gas, a caixa pode corroer ou se acabar.Alguem sabe algo sobre isso?
    Obrigado. abraço

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente o que sei, eh que devido a perda de potencia, as marchas nao trocam na velocidade ideal, provocando um desgaste antecipado da caixa.. se é fato não sei... não sou mecanico, talvez alguem possa responder melhor... porém posso dizer que na manual nunca tivemos problema algum por conta do gnv

    ResponderExcluir
  15. no gaz em transito urbano eu uso troca manual,o que me da melhor desempenho. ja na estrada vou de D, e as vezes uso ofamoso 1,2,3.forca menos a cixa.

    ResponderExcluir
  16. tenho uma s10 4.3/v6 estou com ela vai fazer 3 anos e meio e não tenho nada contra, pra mim é um otimo carro anda bem tanto no gas como na gasolina,sem abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá "blezeiros", alguém já deve estar pensando em formar um "Clube de proprietários de Blazer". Tenho uma Executive automática 2000 há cerca de 5 anos e nada de problemas enigmáticos pois, falhas todas máquinas tem ou terão. Alguém comentou a respeito da estabelidade da Blazer eu quero dizer que: nenhum carro é perfeito, mesmo os que se apresentam com vários circuitos complexos. Talves por experiência, anterores, de minha profissão, pois hoje sou aposentado, declaro que passei por vários episódios com a Blazer e garanto que o carro em sí respondeu a contento em todos eles. Saudações a todos

    ResponderExcluir
  18. É UMA NAVE EU TENHO UMA TUDO DE BOM [ S10 4,3 V6 ] SÓ TEM UN POREM HÁ MANU É CARA P/ CARALHO GASTEI 7,500,00 P/ FAZER O MOTOR MAS TAMBEM AGORA TO PÁ VE AUDE GOLF CIVC SAI JUNTO NO SINAL ELA ENPINA HÁ DIANTEIRA E VAI OS MOLEQUES SO FICAM DE CARA

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, obrigado pela participação... Sou suspeito a falar, mas concordo com vcs... sou só elogios à máquina!

    ResponderExcluir
  20. tenho uma bleize 99 2.2 gasolina e gas a um ano e sete messes estou muito feliz respeito da estabelidade rebaichei um pouco ficou muito menhor se eu um dia vender ela fou pegar mais nova abraso.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos tenho uma blazer.executive 4.3 v 6 sou 2 dono peguei com 85.000km hoje está com 300.000 e até hoje nem um vazamento no motor que aliás é um espetáculo.coloquei um escapamento pitbul aí fica ainda mais lindo já quanto a estabilidade é só. cortar um elo da mola fica uma delícia e pra quem costa de economia compra uma moto rs blazer um luxo só...

    ResponderExcluir
  22. LEgal pessoal, obrigado pelos comentários, eles enriquecem o debate e tiram duvidas de prováveis futuros proprietários !

    ResponderExcluir
  23. Olá, pessoal. Estou adquirindo uma Blazer V6 4x4, e as informações aqui foram importantes, principalmente no uso do GNV. Parabéns

    ResponderExcluir
  24. EDUARDO J.A - ITATIBA SP : Bom dia pessoal, tenho uma Blazer Executive 4.3 V6 totalmente Blindada parece um Tanque de Guerra.
    Esse era o carro que eu queria, amigos só o fato de você sair viajar com a família, com conforto e segurança, não tem economia de motor 1.0 que pague ! E depois é como dizem por aí " quem gosta de MOTORZINHO, é DENTISTA ". Obs a minha faz 6 km p/ litro na rodovia . Mas e oque isso muda ? Nada, é o que eu quero ! Abraço galera e eu indico qualquer motor desses V6 seja 2.2, , , , ou 4.3 afinal é uma Blazer !!!

    ResponderExcluir
  25. FERNANDO SANTOS - RECIFE PE: Boa noite galera Bleizeira, tenho uma 4.3 V6 DLX Executive, a qual comprei faz 30 dias, por ser apaixonado por este carro. Até então sempre tive carros de porte mais pequeno, mas de várias marcas e modelos. Deu para ver que é um carro potente, por isso a baptizei de "PODEROSA". É um carro espaçoso, completo de tudo, e não sinto vergonha de nenhum dos carros mais modernos mesmo ela sendo de 1999. Pouco posso falar de manutenção, porque comprei á poucos dias e a pessoa que ma vendeu era cuidadosa em suas revisões. Claro que sendo um carro usado e com uns anitos em cima, tem sempre qualquer coisa para se fazer, mas em todos os outros que tive, também tive sempre que mandar fazer algumas coisas. Posso inumerar alguns: Gol 1.8, Logus 2.0, Tempra 2.0, Voyage 1.6, Kangoo 1.6, Fusca 1.5, Uno 1.5, Clio 1.6 e alguns mais. Quase me esquecia de falar da Blazer, mas posso dizer que estou satisfeito, apesar de já ter notado, que ela balança um pouco e que o espaço de frenagem tem de ser levado em conta por se tratar de um carro mais pesado.Quanto a consumos só posso falar por enquanto sobre Gás. Consumo na cidade com trânsito meio travado 4,6 Km/por m³ o que não acho muito, dado ser um motor Vortec 4.3 V6. Eu aconselho aos amantes da Blazer, porque peças encontram-se com facilidade, ainda mais hoje em dia com a internet.

    ResponderExcluir
  26. Amigos, tenho uma Blazer Executive, 4.3 V6 Vortec, preta, super nova, sou o segundo dono. É o meu xodó. Ela é caixa automática. Anda igual avião. Sou apaixonado. Não da defeitos. Eu sou cuidadoso demais... Se ela bebe demais eu não sei, só sei que eu não bebo e nem fumo, e eu amo dar a ela o que ela gosta: gasolina dos portos Shel. Ando nela todo dia, indo e vindo para o trabalho/casa. Não tem preço na vida acelerar o Vortec 4.3 V6 todo dia nessa vida. Agradeço a Deus esse privilégio. Perfeição de carro em tudo. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  27. Com estes comentários agora terei a minha Blazer. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  28. Olá, eu já estava apaixonado por uma agora é que eu vou comprar uma tb, vai ser o meu primeiro carro grande.um Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu já estava apaixonado por uma agora é que eu vou comprar uma tb, vai ser o meu primeiro carro grande.um Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, se achar uma em bom estado, não tem erro o carro é otimo!

      Excluir
  30. Olá, acabei de comprar um tanque blindado ano 2003 com três cilindros de GNV, faz 220km com eles cheios ,ou seja, 80 reais.essa e a segunda q tenho. Vai a dica: folga na direção, não precisa trocar a barra toda, troca-se a junta elástica. Custo: 53 reais. Mão de obra: VC mesmo faz.custo da barra toda: 800 reais. E aí, o que VC vai preferir? Sabe o rangido da suspensão traseira? Moleza. Chama aí: leoopcao19@gmail
    Felicidades

    ResponderExcluir
  31. blazer executive em bom estado é um carrão até hoje. tenho sdds da minha, era uma 2000 tbm mas automatica

    ResponderExcluir
  32. muito linda essa blazer, ta a venda?

    ResponderExcluir
  33. Futuro clássico! Uma dessas em bome estado é difícil encontrar, quem tem guarde, pq em poucos anos se tornará um clássico com grande valor no mercado de colecionáveis!

    ResponderExcluir
  34. CCarro é top, mais sacoleja demais acima de 100km/h fora isso baita carro. Saudades do tempo que a Chevrolet fazia carros de verdade, aliás isso sim é um SUV de verdade e não essa merdas de hj em dia.

    ResponderExcluir

facebook