19 de março de 2011

CARROS PRESIDENCIAIS BRASILEIROS


O Post de hoje levanta um tema que desperta a curiosidade de muitos brasileiros. O carro em que o presidente anda. Cansamos de ver nos jornais o Obama desfilando com sua mega limousine Cadillac, que mais parece um tanque de guerra, Sarkozy quando adorava desfilar nos 3 franceses Renault, Peugeot e Citroen, os alemães em luxuosíssimas versões alongadas da Mercedes classe S. No Brasil, poucos sabem, como roda a "cumpanhera Dilma",e seus antecessores.

Pois bem, atualmente o carro presidencial é um Ford Fusion Hibrid, que o Lula recebeu em comodato no último salão do automóvel. E para quem não sabe o Fusion já é o carro oficial desde 2008, mas claro, o Brasil não poderia ficar de fora da "onda verde" e tbm tem que usar um carro ecológico.

O Fusion substituiu o Omega que desde sua primeira versão era o carro oficial, em substituição ao Opala Diplomata. O Omega serviu a alguns presidentes, mas quem mais passeou a bordo de um, foi sem dúvida o presidente FHC, que teve a oportunidade de andar nos Omegas desde sua primeira versão. 

Antes do Omega, conforme citado, eram utilizados, os Opalões. Eu ainda consigo lembrar de ver na televisão os belíssimos diplomatas que circulavam pelo planalto.

Antes dos Opalas ocorreu o período que talvez chamou mais a atenção na história dos carros presidenciais. No governo Collor, este que proferiu a célebre frase:"os carros brasileiros são carroças",  os carros presidenciais eram 3, um Lincoln Town Car (o preferido do então presidente), um Mercedes 560SEL e um Alfa Romeu 164. Estes carros após o impeachment, foram devolvidos aos fabricantes e o Lincoln leiloado, sendo substituidos pelos Opalas citados.

Antes disso, no governo Sarney eram os carros oficiais, 2 Landau 82, que ficaram a serviço do governo por praticamente 10 anos, desde o governo de Figueiredo. Estes carros devido à alta quilometragem e provável falta de manutenção, freqüentemente "deixavam o presidente a pé".

O Ford Galaxie, foi o antecessor do Landau, e antes do Galaxie foram o FNM e um Willis Itamaraty Limousine, e muitos outros Lincoln, Dodge, Cadillac, Mercedes-Benz, mas isso muito antigamente =)

Um carro em especial chama a atenção ainda hoje, é o Rolls Royce presidencial, utilizado somente em ocasiões especiais, como posse de um presidente, e desfiles de 7 de setembro. O Rolls Royce é um Silver Wright 1952. Poucos sabem é que o governo dispunha de 2 Rolls Royce, sendo um de capota fechada e o outro conversível, este que roda ainda hoje. O fechado foi vendido, passou por alguns donos e dizem que roda ainda hoje, levando noivas à igrejas ou coisa parecida. 

Sobre o Rolls Royce conversível, há quem diga que foi um presente da Rainha Elizabeth II à Getúlio Vargas, mas a versão mais aceitável é que tenha sido presente de empresários brasileiros, há uma versão de que tenha sido presente de Assis Chateaubriand. A verdade até hoje não é esclarecida.

E vc que acha dessa história? E o Fusion Hibrid é o carro adequado? Ou deveria a presidente andar em um carro nacional, como o Gurgel, Troller ou Stark? Sua opinião é importante!








Imagens: divulgação

10 comentários:

  1. Ah tempos aureos do absoluto 4100

    ResponderExcluir
  2. Cara que post legal, importante falar sobre a nossa historia tbm

    ResponderExcluir
  3. e nos outros paises???quais os carros la?

    ResponderExcluir
  4. Ah tempos aureos do absoluto 4100, QUE SEMPRE LEVAVAM O MAIOR COCO DOS TEMPRAS TURBO E DEIXAVAM OPALEIROS A VER NAVIOS

    ResponderExcluir
  5. concordo, a presidenta deveria realmente andar em carros brasileiro, tirando a gurgel kkkk, nda contra, mas é melhor um Troller ou Stark.

    ResponderExcluir
  6. logo o cror presidencial vai ser a viatura da policia federal kkkk

    ResponderExcluir

facebook