19 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÃO: MAZDA MX3



Recentemente recebi um e-mail muito legal, onde foi solicitado que eu escrevesse sobre o Mazda MX3. Quero inicialmente agradecer ao leitor Bruno Magera pela participação. Não posso escrever com tanta propriedade sobre um carro que ainda não tive a oportunidade de testar ao vivo, mas dei uma boa pesquisada na internet durante pouco mais de uma semana, conversei com alguns donos e ex-donos e vou procurar fazer um resumão geral sobre o carro.


Meu contato com o Mazda até então se resumia em ver ele na rua e pensar... quanto custa um carrão desses? Deve encomodar pra caramba... Um olhar preconceituso, que mudou totalmente após pesquisar a respeito. Após pesquisar, e contactar alguns donos eu confesso ter ficado até mesmo admirado. Quando eu pergunto, qual a melhor característica do carro, a resposta foi unânime: o carro não quebra nunca. Há quem diga que o carro é mais durável que Honda / Toyota / Gol AP... por ai vai...

Bem, após essas afirmativas, fui pesquisar mais e mais sobre o carro e descobri muitas coisas legais que vou colocar ai... mas bem vou falar um pouco da história como costumo fazer em minhas avaliações.




O Mazda MX3 foi produzido entre 91 e 98, em diversos países, sendo conhecido como Mx3, Precídia, Eunos, e por vários outros nomes e códigos... Por tratar-se de um carro mundial é fácil achar informações sobre ele em qualquer parte do planeta. Foi um carro de grande sucesso em diversos mercados. Pois tratava-se de um carro esportivo acessível, sobretudo lá fora.

O carro é um típico 2+2, mas que alguns costumam chamar de 2+porta malas, pois o espaço para o banco de trás é bem reduzido. 4 Adultos penam pra viajar longas distancias neste carro, no entanto, 2 adultos no banco da frente e 2 crianças atrás viajam com muita tranquilidade e conforto. Segundo me foi apontado, o conforto dos bancos em couro e diversos itens de comodidade e opcionais como câmbio e piloto automático, batem muitos carros de luxo.

Ele hoje é uma ótima opção para o pessoal que gosta de Tunning, no entanto, eu peço, que seja de bom gosto, não vamos exagerar e estragar o carro, pois ele é muito bonito originalmente, e não precisa de muitos adereços para ficar mais bonito. O carro faz sucesso com o Tunning!






O MX3 esteve disponível nas versões 1.6 e 1.8, sendo que o 1.6 era um 4 cilindros em linha tendo a opção do SOHC de 88cv e do DOHC (16v) de 106cv, e o outro 1.8, um 6 cilindros em V de 24v com 133cv, com bloco em alumínio.

Há relatos que a versão V6 ultrapassaria os 220Km/h, pelo menos no painel. Vai de 0 a 100km em 8.5 segundos, igual um Vectra Gsi 2.0 de 150cv. Seu motor é extremamente potente para seu porte, tanto na versão 4 quanto a 6 cilindros. Outra colocação que foi unânime, foi com relação ao escalonamento de marchas, muito bem feito, de modo que o carro se mostra bastante elástico independente da marcha em que está.

O consumo que me foi informado é o seguinte:

Mazda Mx3 1.6 DOHC : Média de 12km/l - Estrada / Cidade

Mazda Mx3 V6 1.8 : Média de 10 km/l - Estrada/Cidade
Obviamente, trata-se de média, então varia muito, modo de dirigir, estado de conservação do veículo, terreno onde se roda, enfim, muitas variáveis, mas trata-se de uma boa média para um carro com uma potência a se considerar.


O leitor enviou algumas informações muito importantes que eu gostaria de colocar na íntegra, tal qual me foram passadas:



O carro realmente anda muito bem pelos cvs que tem
As marchas são longas, mas o motor é bastante elástico e anda bem em todas as marchas
A manutenção está com preços bons, ainda que grande parte das peças sejam importadas.
O design do carro é bastante atraente
O seguro é muito caro, e muitas seguradoras nem fazem
A mazda não tem mais representação no Brasil
A revenda é difícil
Todas estas afirmativas se mostraram praticamente muito semelhantes à todos que questionei sobre o carro. Outra coisa é fato, quem tem o carro é só elogios, tanto os que ainda tem quanto os que já venderam. Ouvi pouquíssimas reclamações sobre o carro a maioria deles diz respeito à falta de assistência da Mazda no Brasil, e a difícil revenda do carro. Outra coisa que me chamou muito a atenção é o preço do carro, hoje é possível encontrar, em nossa região, exemplares em bom estado de conservação, em valores em torno de 15 mil reais, com boas variações para menos ou para mais. Claro se vc está procurando um carro desses, seguem as velhas recomendações. Fique muito atento ao estado do carro, afinal o barato pode sair caro.
Sobre a manutenção, como qualquer carro importado já com alguns anos de uso, ele tem suas limitações na hora de encontrar peças, mas pelo que se fala nada que chegue a dar dor de cabeça. As opções são as mesmas do pessoal que tem BMW, Mercedes, Alfa Romeo, importação direta, ou por importadora, desmanches, e peças similares. 

Quero colocar aqui também alguns dados que achei em minha pesquisa que podem ser úteis, a Revista Quatro Rodas testou a versão 1.6 na década de 90, segue abaixo os resultados obtidos

ACELERAÇÃO 0 A 100 -12s48

VELOCIDADE FINAL – 173,9 km/h
CONSUMO NA CIDADE - 9,12 km/l
CONSUMO ESTRADA – 12,52 km/l
NÍVEL DE RUÍDO – 64,7 decibéis
FRENAGEM – 100 a 0 km/h – 42,5 metros
TORQUE – 13,8 Kgfm a 4000 mil rpm
MOTOR – Gasolina, transversal, 4 cilindros em linha alimentado por injeção eletrônica multiponto.


Segue na íntegra a reportagem da época:


O ESTILO JAPÔNES DOS PRÓXIMOS ANOS SE REVELA NO MAZDA MX-3

Os carros dos filmes de ficção científica da década de 50 eram semelhantes ao Mx-3.
Tudo indicava que essas linhas, no futuro jamais seriam exploradas pela industria. Mas aquele futuro chegou para os projetistas da Mazda.A traseira alta e aerodinâmica toda de vidro, as enormes portas de formato elipsóide e os spoilers na frente e atrás remetem sem escalas para o século XXI. Outros detalhes de estilo ( luzes laterais e grade em forma de elipse) reforçam ainda mais essa impressão de modernidade. Ao se conceber o cupê, o design monopolizou as atenções – enquanto seu desempenho ficou meio esquecido.

O DESIGN É MELHOR QUE O DESEMPENHO

Aparência no entanto não é tudo, seu acanhado espaço interno para as pessoas que viajam no banco traseiro e o porta malas diminuto (231 lts) servem como exemplo disso. E ao testar o Mx-3 equipado com o motor 1.6 de 4cc e 90 cv de potência, Quatro Rodas comprovou que a modernidade neste modelo se restringe ao design.
É evidente que um propulsor de 1598 cm3 não faz milagres – nem com toda a tecnologia disponível. Por isso o coupé acelerou de 0 a 100 em 12s48, atingiu uma máxima de 173,9 km/h e fez retomada de 40 a 1000 mts em 41s35 resultados regulares semelhantes ao do Kadett 1.8 e idêntico nível de estabilidade ao do Gol Gti. Isso explica porque há uma tendência de sair de frente nas curvas.

Se para os padrões nacionais de desempenho o coupé não chega a impressionar ,imagine quando comparado ao Suzuki Swift 16V o pequeno japonês tem 100cv .
E acelera em 10.57s até os 100km/h e máxima de 180 km/h. e isso por 25500 dólares contra os 35570 do belo mazda mx-3.

Em compensação como tem se mostrado os carros japoneses o Mx-3 é bem silencioso seu baixo ruído é semelhante ao Kadett. Embora sua perfomance nesta versão não seja espetacular, dirigir o esportivo é bem agradável. 
A direção hidráulica apresenta regulagem perfeita: leve em baixas e firme em velocidades mais altas. Os engates do câmbio são precisos e macios. De fácil visualização o painel possui relógio digital ,marcadores de combustível e temperatura, e velocímetro até 240 km/h e conta-giros com limite de 8000rpm, a faixa inicia em 6300 giros. A regulagem do volante de quatro raios é um bom item de conforto mas em compensação não há ajuste de altura para o banco do motorista.
Trata-se enfim de um esportivo barato de desempenho mediano mas que se sobressai em beleza. Em 1994 a Mazda vai começar a importar a versão 16V e a equipada com o menor motor V6 do mundo – 1.8 6 cilindros 24 válvulas , gerando 136 Cv. Ai sim teremos um Mx-3 com desempenho à altura do design.


Para mim foi muito legal pesquisar sobre este carro, pois era um carro que eu praticamente desconhecia, e por fim acabei me tornando um admirador do modelo. Eu não consegui encontrar nenhum clube de Mazda na região de Joinville, se alguém souber algo a respeito, e quiser convidar para cobrir e divulgar seu evento, faremos com muito gosto! O convite também está de pé para os outros modelos, somos abertos à todas as marcas e modelos sem distinção!

E vc o que acha do carro? Gosta? Não Gosta? Já teve um e quer compartilhar suas experiências? O espaço é seu, se quiser ajudar a enriquecer a discussão sua opinião é muito bem vinda! Mais uma vez obrigado ao leitor Bruno, pela sugestão e colaboração, e peço desculpas se muitas vezes não consigo responder a todos prontamente, mas ao mesmo tempo fico feliz, pois o retorno está sendo muito positivo, tanto em números quanto em qualidade, o principal!



Fonte Texto Acima: Quatro Rodas
Imagens: Arquivo pessoal/ Arquivo pessoal de Bruno Magera (Disponível em: https://picasaweb.google.com/josianasousa/EncontroMx3BragancaPta191210 ) /Divulgação

36 comentários:

  1. é um ótimo carro, já tive um há uns 5 anos atrás. só foi penoso vender ele... imagina agora 5 anos depois.

    ResponderExcluir
  2. Carro muito legal! Gostei bastante! Bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai tem um MX3 e não tem o que reclamar do carrinho. Quando ele pegou o carro estava uma merd* de andar, mas como ele é mecanico já ajeitou bastante coisas e comprou um outro capotado pra tirar peças.

    ResponderExcluir
  4. Não existe nenhum carro 1997 com preço acessível, completo e tão lindo como o mx3, o carro é moderno, chama muito a atenção.

    E quem quiser conhecer mais sobre ele entre no site www.mx3zone.com

    ResponderExcluir
  5. pessoal, valeu pelo retorno, tanto aqui quanto la no forum... não tenho cadastro lá, mas quero agradecer os comentários aqui e lá!

    legal o retorno da galera, clube de vcs é muito unido, valeu pessoal!

    vamos mantendo contato, vcs tem o apoio do blog para o que acharem necessário!

    ResponderExcluir
  6. posssuo um mx3 97 4cc , e um tbem um outro japones automatico e com seguro,e novo porem quando viajo so eu e a esposa prefico ir com o mx3 ,esse carro muito bom

    ResponderExcluir
  7. Meu pai já teve um desses!
    O carrinho é invocado!!!
    Anda que é um bixim!
    Pena que ele vendeu =/
    Mas é muito legal! Bem divertido!

    ResponderExcluir
  8. valeu pela participação pessoal, a opinião de todos é sempre muito boa, afinal, muita gente se baseia em tópicos como este na hora da compra.

    obrigado pela participação de todos!

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, tenho um MX3 com 74000km originais e sem detalhe, é muito novo uso soente aos fins de semana.
    muitas pessoas ficam de queixo caído quando passo pois é um mx3 preto com pintura original, lindo, imagino por que um carro com uma dirigibilidade 10, principalmente em curvas, as pessoas ainda falam de vender abaixo de R$20.ooo,oo???????
    O meu eu não vendo por menos de 30.ooo,oo fala serio qual carro popular hoje que chega aos pés do nosso MX3.
    Por isso acho que todos que possuem um MX3 deveriam valorizar um pouco mais o que tem em mãos pois é raro um carro esportivo ascecivel ao bolso popular!!!!!! Sem falar que um MX3 hoje já é historia para colecionador!!!!

    VALORIZEM SEU MX3 ELE SÓ SOBREVIVERÁ SE FOR VALORIZADO!!!!!!

    FIQUEM ATENTO POIS 17 DE ABRIL DE 2011 ESTAREMOS EM BRAGANÇA PAULISTA MG, PARA APRESENTARMOS NOSSAS MÁQUINAS VIVAS RESPIRANDO SEUS 106Cv. COM ESTILO ÚNICO E RARO!!!!!!

    ABRAÇO A TODOS!!!!

    OTHNIEL PERRI
    ITAPECERICA DA SERRA
    operri_knossos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com um aqui com o motor batido
      Como faço para conseguir peças e retorná-lo a vodv

      Excluir
    2. Eu tenho um mx3 não vendo por menos de 40 mil igual ao comentário de um amigo aq tenq valorizar esse carro exelente carro raro ver nas ruas do Brasil

      Excluir
  10. valeu pela participação, conforme combinaod via e-mail, fico no aguardo das imagens!

    abração!

    ResponderExcluir
  11. Que legal adorei a reportagem ....estava com medo de comprar um, mas agora depois de ler tudo isso com certeza vou ser o dono de um MX3 branco 4cc 1.6 16v
    vlw a todos pelas informações me ajudarão em mto a efetuar a compa de um MX3

    ResponderExcluir
  12. legal Rodrigo, se de fato comprar e quiser falar sobre o carro o espaço é seu, fizemos questão de abrir um post para vc comentar sobre ele! Afinal o intuito maior do blog eh compartilhar opiniões para orientar quem tem algum tipo de dúvida!

    valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal esse post seu! Hoje em dia é dificil achar alguma avaliação ou comparativo recente sobre esses antigos esportivos importados. Tenho um MX-3 com 95000KM rodados, totalmente original. Sou segundo dono e peguei o carro com 15000KM em 2000. Não vendo por nada! Motivos? Muitos:
    - Mecânica: Como você disse, o carro simplesmente não quebra. Claro que precisa ir fazendo as manutenções e estar ciente que algumas peças vão se desgastando naturalmente. Nada mais normal, afinal falamos de um carro 1997. As peças estão bem mais baratas do que a uns 5 anos atrás. A manutenção mecânica é realmente tranquila. O motor do carro tem um barulho bem suave e silencioso, se atente a esse detalhe ao observar um usado. Outra coisa, se o carro for abastecido com gasolina de qualidade duvidosa ele vai reclamar batendo "pino" quando for fazer esforço (subir ladeiras etc)
    - Consumo: Ando com o carro umas três vezes por semana e realmente é muito economico (faz a media de 11/12KM por litro). Levando em consideração que pego o trânsito caótico de São Paulo todos os dias. Recomendo gasolina aditivada ou premium/podium (sim, são mais caras mas o motor, potência e consumo agradecem)
    - Qualidade: Nunca precisei trocar uma lampada do carro (sejam farois, luzes internas etc) Isso já desmostra o nivel de qualidade das peças. Tem muito carro 2011 por ai com luzes queimadas. O carro é muito bem montado, peças do painel, portas e etc muito bem fixadas, sem rebardas, encaixes mal-feitos ou plasticos pobres. O painel é todo revestido de um tipo de borracha suave ao toque assim como as portas que são em couro.
    - Conforto: é um carro muito baixo e o motorista fica praticamente deitado ao dirigir. Tem regulagem no volante e bancos. Os bancos em couros são otimos, confortaveis e acomodam bem quem esta dirigindo ou de passageiro. Tem alguns itens que ainda pecam em varios carros por ai, como abertura do tanque e porta-malas internos, espelhos eletricos e etc.
    - Rodagem: por ser muito baixo, o carro fica grudado no chão e é muito famoso por fazer curvas sem sair do traçado, o por que? A suspensão traseira independente da Mazda faz com que as rodas traseiras girem alguns graus no sentido das dianteiras para manter a estabilidade e segurança do carro nas situações mais incomuns. Já testei esse sistema algumas vezes fazendo curvas fechadas em alta velocidade e realmente o carro segura. A suspensão dele sofre nas esburacadas ruas das nossas cidades e como é um carro esportivo, é comum sentir os desniveis do asfalto dentro da cabine. Amortecedores costumam durar bastante tempo, mesmo sofrendo desse jeito.

    Alguns pontos para ficar atento:

    - Como o carro é muito baixo, se atentar para ver se não há nada amassado embaixo da caixa do motor ou escapamento.
    - O MX-3 tem um problema crônico no porta-malas... a tampa traseira vive batendo e faz barulho. Solução? Empresas especializas em tirar ruido combram uns R$300 para eliminar esse problema.
    - Peças de acabamento externo/interno podem ser dificies de se achar, dependendo do tipo de peça. Hoje em dia existem desmanches e vendedores que possuem varias delas em estoque. Procure no forum mx3zone que vc encontra os contatos deles.

    Acredito que seja isso, espero ter ajudado com a minha experiência de mais de 10 anos com o carro. Qualquer dúvida podem perguntar. E por fim, sim recomendo a compra do carro com certeza. Só tome cuidado para não comprar um MX-3 que esteja em más condições.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Diogo, muito obrigado pela sua participação. Comentários como o seu são sem dúvida os melhores, pois o leitor do nosso blog, está aqui para tirar dúvidas e colher informações de quem já tem um carro deste modelo. Só tenho a agradecer por ajudar a enriquecer tanto a informação!

    Obrigado a todos pela participação!

    ResponderExcluir
  15. http://www.clubemx3brazil.com
    Um clube para os Amantes de Mx3

    ResponderExcluir
  16. DAVI DE PINHAIS PR. sempre sonhei ter um MX3 possui antes, um chevet,premio, tipo, golf e um siena 2010.no inicio desse ano encontrei o mx3 lindo 1997. tirei ferias viagei com ele.o carro ta impecavel funciona tudo... uma coisa eu digo amigos dos mesmo! superou todos os anteriores. e ñ tem preço.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela reportagem, muito completa, gostaria de lembrar que 4 rodas testou o mx-3 OHC de 88cv, anterior ao DOHC de 108cv.
    A galera do mx3zone se reuniu no último dia 20/05/2012, fiz um vídeo, o link abaixo para quem quiser ver, abraço a todos!
    Deep.

    http://www.youtube.com/watch?v=Evl-6Ee3OyE

    ResponderExcluir
  18. pessoal, muito obrigado, pela participação, pelos elogios, comentários, sugestoes, dicas!

    a participação de vcs é sempre muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  19. Prezados Senhores,

    Boa tarde

    Minha esposa possui este carro,
    Mazda MX3 que comprou zero, ano 97.

    Mazda MX3 27.000km Todo Original
    Ano 1997
    Única dona
    Carro de garagem
    Motor potentíssimo e silencioso.Aprovado com elogios pela inspeção Veicular.

    Mais detalhes abaixo.

    Fico no aguardo por maiores esclarecimentos que se façam necessários.
    Estão anexas fotos
    - Cor
    Azul
    - Ano
    1997
    - Kilometragem
    27.000
    - Seu nome real
    Salvio dos Santos
    - Telefone para contato
    11 8104-1961
    - Cidade onde o carro esta localizado
    São Paulo
    - E PREÇO!
    R$19.900,00

    Obrigado
    Salvio dos Santos
    11 8104-1961

    ResponderExcluir
  20. Por favor enviem endereço de email para que eu possa enviar as fotos. Obrigado

    ResponderExcluir
  21. que tal anunciar ele gratuitamente em nosso grupo no facebook???
    https://www.facebook.com/groups/AutoCarrosJoinville/

    temos mais de 2000 usuários lá!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelo trabalho de avaliação do eterno MX-3. Excelente carro, da pau em qualquer popular nacional e não se apicha para os grandes. Elton. MX-3 DOHC 1.6

    ResponderExcluir
  23. Olá galera, sou um fanático por este belo carro... Tenho dois desse, um 4 cilindros branco ano 94 e um 6 cilindros automático azul ano 92. E não vendo por nada nesse mundo.
    Já tive também outros concorrentes da época como o Tigra, o fiat Coupe, o toyota Passeo e atualmente minha esposa tem um eclipse... Mas te digo que nenhum se compara ao mx3. Sua dirigibilidade é incrível, seu motor proporciona uma alegria tanto no 4 quanto no 6 cilindros, tem um consumo baixo na versão 4 cilindros e na versão 6 cilindros te deixa com uma vontade de morar dentro dele. Vai além do “apenas dirigir”, não é um simples carro é um prazer, uma alegria imensa. E deixa cada dia mais louco por ele! É como estar dentro de algo que você realmente ama.
    Quanto a mecânica hoje não me preocupo com peças, pois são bem fáceis de encontrar. Raramente dá problemas mecânicos e de um modo geral os que já dirigiram sabem que ele supera todas as expectativas.
    Recomendo que todos tenham um mx3, pois a vida é muito curta e o tempo passa rápido.

    ResponderExcluir
  24. este carro é um classico! excelente sua materia, deveria falar mais sobre eles. temos um clube no rj e poucas pessoas falam tao bem desse carro como seu blog. parabens pela postagem

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a matéria! Deveria fazer um ensaio fotografico desses carros como seu blog ja fez de alguns outros carros!

    ResponderExcluir
  26. Este carro é demais! Já tive um há uns anos atrás, o carro é fantástico. Anda bem, não incomoada e é muito prazeroso de dirigir. Recomendo!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,
    Gostei do que li e aproveito para deixar meu contato...procuro MX3 impecável para comprar.
    (51) 998361776 Antônio
    Obrigado e um abraço à todos.

    ResponderExcluir
  28. tenho um 4cc motor DOHC 1995 .. Estava rebaixado quando comprei e suspensão estourada entre outras varias coisas ruins.. Elevei a suspensao para original, rodas de 17 PDW. Enfim , mexi em mais de 20 itens e agora tá zerado...Não troco ele.. Realizei coisas divididas em 3 mecanicos sendo que o ultimo coneguiu me regular a marcha lenta, ufa ! So falta polir e revestir os bancos, mais nada !! Tá um aviaozinho o bichinho.

    ResponderExcluir
  29. tive um há uns 20 anos. carro me deixou saudade!carro q marcou minha juventude! hj ando de civic touring q peguei zero km ano passado, mas não me da tanto tesão quanto esse carro ai me dava.

    ResponderExcluir
  30. Tive um 97 1.6 vermelho, na época muitos confundiam com o Eclipse que estava no auge. Não tenho do que reclamar do MX3, deixou sdds, o meu foi roubado a mão armada. Parabéns Carros Joinville

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes carros realmente tem uma legião de fãs até hoje! Fãs fiéis! Eu particularmente nunca tive a oportunidade de guiar um. Mas admiro demais o modelo! Se um dia tiver a oportunidade, faço questão de fotografar e compartilhar com o público aqui.

      Excluir

facebook