2 de fevereiro de 2011
AVALIAÇÃO: FORD KA IMAGE
Com seu desenho controverso o Ford Ka é um carro daqueles que ou vc ama, ou odeia. Eu odiava! ...até conhecê-lo e passar a amar. O modelo em questão é um Ka Image 2000 completo (-ar) . Tivemos na garagem o modelo citado por mais ou menos um ano. A primeira impressão que se tem é a seguinte: Carrinho frágil, carrinho de mulher! (meninas desculpem o pensamento machista hehe) Garanto, esta impressão muda logo e muda muito!
Quando vc abre a porta dele e senta-se ao volante as linhas audaciosas impressionam. O Ka tem em seu design linhas bastante fortes e completamente diferente de tudo que já fora visto até o seu lançamento. Estas linhas chamam a atenção ainda hoje, sendo bastante atuais ainda. Ele alia formas arredondadas com vincos fortes, quebrando todo um padrão de continuidade que antes fora praticamete pré requisito para o sucesso. Logo ao centro do painel um estiloso relógio analógico chama a atenção, apesar de não muito prático ele é muito elegante. O minúsculo painel traz somente as informações necessárias. No início vc acha ele meio feinho, mas logo se acostuma e começa a achar bonito hehe Ele tem um útil bauzinho no lado do carona sob o apoio de braço traseiro, já que o porta luvas no painel se resume a uma caixinha encaixada que vc logo vai retirar ela de lá devido ao irritante ruído que ela provoca em contato com o plástico do painel, ao andar em um calçamento maravilhoso como o da nossa querida Joinville.
O carro é projetado para apenas 4 passageiros diferente dos demais pequenos que geralmente levam 5 (bem pelo menos no documento marcam 5 ... hehe. Os 4 passageiros vão sentados com certo conforto, sobretudo os sentados na frente. O carrinho é muito espaçoso na frente. Os tecidos de acabamento interno tem aspecto superior aos seus concorrentes, sendo semelhantes aos do Fiesta e Escort de sua época. O Ka tem ótima visibiidade, muito semelhante ao Corsa já avaliado aqui.
Assim como todo carro 1.0 o Ford Ka com motor Endura também é bastante limitado, parece ter as marchas bem mais curtas que um Corsa ou Celta aqui já avaliados. Se muito exigido, também não consegue ser econômico, no entanto andando com tranquilidade é um carro bem moderado. O Ford Ka é um ótimo carro para a cidade, tendo-se em conta seu escalonamento de marchas, seu tamanho e peso reduzidos. Ele é um carrinho muito ágil. Na estrada ele não é muito andador, porém eu quero destacar esta que ao meu ver é a maior de suas qualidades: A estabilidade. O Ka é um carro muito estável talvez devido a posição de suas rodas bem nas extremidades. Não sou engenheiro nem especialista em suspensão, se alguém quiser contribuir será muito útil. O fato é que vc andar em alta velocidade em uma rodovia com um Ford Ka ou com um carro do porte de um Vectra, o Ka não perde em nada, muito pelo contrário. Um carro que apesar de leve é muito firme nas curvas.
O carro assim como os outros até então avaliados não chegou a me dar grandes sustos com relação a manutenção. Foram gastos somente os cuidados com manutenção preventiva de rotina e a embreagem que precisei fazer um reparo, pois estava começando a soquear. A embreagem deste carro é hidráulica, o que a torna bem mais leve que uma embreagem comum, mas também eleva um pouco os custos de manutenção, mas que não chegam a ser sentidos no bolso. Outro fato que me chamou a atenção foi em um dia de verão com temperatura bem alta, o carro foi muito exigido e chegou a acender a luz da temperatura, parei um pouco e após poucos minutos ele esfriou e nunca mais observei o mesmo problema. Tenho relatos de colegas com modelos semelhantes que tiveram problemas com aquecimento, seja no Ka ou no Fiesta Endura, no motor Zetec nunca ouvi falar nada a respeito.
Certa vez, esqueci os faróis dele ligados, ele não tem aviso de faróis acesos e a luz do painel quando está de dia torna-se praticamente invisível, então quando voltei de meu compromisso algumas horas mais tarde, ele estava sem bateria. Mas após a desagradável constatação tive uma ótima constatação, a leveza do carro era tanta que com muita facilidade pude empurrá-lo sozinho para poder fazê-lo pegar no tranco. Que fique claro que não incentivamos esta prática, muito pelo contrário, ela pode ferrar com o seu motor!
Resumindo, o Ford Ka é um carro bastante ágil, bem confortável e espaçoso internamente. Seu portamalas praticamente não existe, é muito pequeno, sendo um carro ótimo pra quem não precisa usar o banco de trás com frequencia, podendo fazer dele o seu porta-malas. Todas as comodidades da versão Image, o tornam um carro bem agradável para o dia-a-dia. Trata-se de um carro que eu posso indicar como uma boa compra, mas faço a ressalva: Avalie a possibilidade da compra de Um Zetec, nunca tive um desses na garagem, mas pelo que todos falam, são só alegrias, sendo bem superior ao Endura, principalmente no desempenho.
Muitos dos defeitos que esta versão do Ka possuia como o minúsculo porta malas, o reduzido espaço do banco de trás, o controverso desenho da traseira, foram resolvidos com a remodelação, resultando nos modelos que vemos hj a venda, no entanto há quem ainda prefira os primeiros modelos devido ao seu desenho.
Qual a sua opinião??? Tem sugestões? Concorda? Discorda? Tem algum outro modelo de Ford Ka para complementar esta breve a avaliação? Sua opinião é sempre bem vinda, ela pode vir através dos comentários ou se preferir via e-mail: carrosjoinville@hotmail.com
JÁ QUE O ASSUNTO É FORD KA... QUE TAL DAR UMA CONFERIDINHA NESTE LINK: http://carrosjoinville.blogspot.com/2011/02/novo-ka-sugestao-de-facelift.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Kazinho! :)
ResponderExcluirEu adorava ele!
Parabéns pelo blog amor.
Te amo infinitamente!
O kakaka, assim tambem conhecido :)
ResponderExcluirNao tive um, mas um azul com parachoque preto acho bonito.
Lembrando que apesar de alguns contras é um carro que com 6000,00 reais bem procurado você encontra e com poucos detalhes pra fazer... bom para quem procura pelo primeiro carro.
Parabens pelo blog!
Era um carrinho realmente muito bom, eu posso recomendar! Tbm gostava demais dele!
ResponderExcluirValeu pelo retorno pessoal!
Nossa, nunca li tanta bobagem a respeito de um carro.
ResponderExcluirTenta ter mais de 1.80 pra andar nisso.
Esse motor endura é o pior motor ja inventado, nao anda nada, ainda mais se tiver ar condicionado, perde até pra carroça.
Olha amigo, me desculpe, mas nao concordo com nada do que vc disse ai.
ANONIMO; Em primeiro lugar agradeço sua participação, opiniões divergentes também ajudam a construir debates.
ResponderExcluirCreio que vc deve ter lido a parte onde coloco as limitações do motor Endura e também do espaço interno, então vc já concorda em alguma coisa com o que falei.
Mais uma vez agradeço a participação! Ela é muito bem vinda!
Eu não posso reclamar do desempenho do meu, e é bem econômico se andar devagarzinho. É um 98 1.0 o meu Kazinnn
ResponderExcluirTenho um em casa, já é o meu segundo Ka, na verdade é da minha esposa mas ando com muita frequência com o carro, tenho um Vectra GT e realmente o carrinho é bem espaçoso na parte dianteira, tenho um biotipo bem avantajado e não vejo problema algum em andar com o carro, como eu via em um Celta e também em um Gol que tivemos.
ResponderExcluirO meu é ótimo, só alegrias, econômico, mas não passa de 150km nem a pau... unico defeito dele é a falta de porta malas, mas como somos em duas pessoas só em casa isso não chega a incomodar.
ResponderExcluirO carro é super confortável!Muito bom de dirigir e estacionar!
PARABÉNS PELA REPORTAGEM!
O carrinho é feinho mesmo rsrrs, e se algume com mais de 1,70 for na frente os passageiros de tras tem q arrancar os joelhos para poder seguir viagem, é mto apertado.
ResponderExcluirAcho o carro barulhento tb, e fraco, especialmente aki em são paulo q tem mta ladeira e consequentemente subidas enormes! Tem q ir em 1ª.
A visibilidade é otima, manobrar para estacionar tb é sussegado, o carro é agil no transito pq é pequeno.
Mas infelizmente vou ter q desfazer do meu, pois ele não passou na inspeção veicular, e pra passar tenho q trocar o catalisador, só q não existe mais! Ja dei busca em todas as FORDs do Brasil e lojas de auto peças. Os paralelos são caros e não duram nem 1 ano. A inspeção é bastante rigorosa.
Ah, o meu é o 98.
Otimo blog, bjos
Ai Melissa num acho feinhu naum... também moro aqui em sp, na inspeção e o meu ficou quase no limite, mas ainda passou, também estou com medo de na próxima num passar mais.
ResponderExcluirSobre o espaço interno é real atrás fica bem comprometido, mas na frente é ótimo, meu namorado dirige ele, e tem mais de 1,80 e fica bem folgado até. na frente da até pra namorar risos.
Eu acho ele lindo, perfeito, sob medida pra mim!
Parabéns pelo Blog e pela reportagem do Kazinhu, ah achei linda a projeção do novo tbm, estou comentando por aqui pq sou muito preguiçosa pra escrever em dois.
Quero agradecer a todos pela participação; os comentários de todos são muito importantes, o debate está muito aquecido e se completando mais e mais a cada dia!
ResponderExcluirValeu Cléia, é mto bom termos vários exemplos.
Ferreira valeu pelo comparativo, isto é muito importante!
Anônimo, valeu pela contribuição e pelo elogio tbm!
Melissa, tbm não acho ele tão feinhu assim... só em alguns ângulos rsrs... Também já tive problemas com catalisador, vc já pesquisou com algum mecânico sobre colocar catalisador de algum outro modelo? Bem pelo menos aqui pro sul ainda ta sossegado esse negócio de inspeção...
Valeu pelo comentário e por colocar as experiências!
Ana clara, valeu tbm pelo comentário, em relação ao post e também ao comentário anterior, o debate é sempre muito bem vindo! valeu tbm por visitar o post sobre a projeçao do novo ka e valeu tbm pelo elogio!
Victor, colocar comparativos com outros carros e citar exemplos como vc fez é muito importante, obrigado! Isso ajuda bastante na formação de opiniões!
PESSOAL MUITO OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS, TODOS MUITO CONSTRUTIVOS! O DEBATE VAI SE FORMANDO POR MEIO DE OPINIÕES, ELAS SÃO MUITO IMPORTANTES!
OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO!
Tive um Ka, realmente é confortável e econômico, porem em caso de fuga vc não vai muito longe rsrs.... as peças são caras eu "garrei" um ódio do meu que acabei vendendo nunca mais!
ResponderExcluirCarla, vc tem razão algumas peças dele de fato são mais caras que alguns populares, sobretudo em lojas autorizadas da Ford. bem td carro tem suas vantagens e desvantagens neh?cabe pesar o que é o ideal para o nosso dia a dia =)
ResponderExcluirvaleu pela participação!
Olá tudo bem, to vendo que aqui todo mundo é apaixonado pelo ford Ka, olha eu tenho um modelo Image e eu le comentarios que é bom que a manuntenção ñ é cara, pelo que estou vendo quem usa esse carro só sai no fim de semana, vou ditar um problema grave pra quem tem um com direção Hidraulica.
ResponderExcluirQuando aparece aquela folga no volante provocado pelo Joelho da articulação ferrou o unico jeito é trocar a barra toda que custa em torno de R$ 1500,00 reais e ñ adianta fazer reparo, é um carro que aquece facil e se vc vacilar bate motor e a respeito do joelho da articulação quem souber onde encontro eu ficarei muito grato um abraço a todos..
Ah sim complementando o comentario a cima, o meu tem motor Zetec Rocam 2008 Flex
ResponderExcluirObrigado pelos comentarios... Eu sinceramente desconheço alguma empresa boa e barata que possa fazer este reparo, mas eh questão de verificar se encontra a peça seminova, talvez de algum carro batido, pode sair bem em conta, se a peça estiver em bom estado.
ResponderExcluir