22 de novembro de 2016

FORD ESCORT XR3 | UM ESPORTIVO INJUSTIÇADO.



Quando na roda de conversa entra o tema esportivos dos anos 80 e 90, geralmente o primeiro carro a ser lembrado é o Gol GTS e seu sucessor Gol GTI, depois como meros coadjuvantes fala-se de Kadett GS / GSI, Escort XR3 e por ai vai. 

O fato é que talvez o Escort XR3 tenha sido e seja ainda hoje injustiçado. Grande parte dos brasileiros é fã do famoso golzinho o que pode em partes explicar um pouco dessa injustiça. 

Ao que se sabe o Gol na pista, realmente era um pouco melhor que o Escort, entretanto, eu acho que esse é o grande erro do público, avaliar somente os números. 

É para fazer justiça ao Escort XR3, que estamos fazendo esta postagem de hoje. 


  • Motor e potência.


O Escort XR3, lançado no Brasil em meados dos anos 80, de fato não trazia um motor super potente, seu CHT era inferior ao VW AP, todavia, atendia muito bem às necessidades do carro, isso obviamente sem contar que estamos falando de um carro de 30 anos atrás. Outro fator importante é que segundo relatos de época era um carro bastante econômico. Lembrando que no inicio dos anos 90, em sua reformulação, com a Autolatina, o Escort passou a utilizar-se do motor VW, mais potente.

  • Projeto e Design.


Este eu imagino que seja o grande trunfo deste carro. Ele sem dúvida esteve muito a frente de seu tempo, em termos de design. Diferente do Gol e alguns outros esportivos nacionais, ele tinha um desenho muito bem acertado, com estilo europeu. Não tenho certeza absoluta se na versão hatch também, mas na versão conversível sei que teve o design assinado por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, o grande nome do design automobilístico mundial.

Seu estilo era realmente refinado, acabamento superior, contava com itens diferenciados, que nunca vimos no gol, como teto-solar por exemplo. Seus vidros das portas dianteiras eram inteiriços, não tinham ventarola, como a maioria dos carros da época, cuja utilidade era importante, mas esteticamente, convenhamos, era muito feio. 


Na sua remodelação no inicio dos anos 90, o Escort XR3 ficou ainda melhor esteticamente e confesso: para mim o Escort XR3 da linha 92, na cor branco-pérola me chama a atenção ainda hoje. Ao meu ver é um dos mais belos carros nacionais até hoje produzidos.

Outro fato curioso é que o Escort XR3 na época, tinha como garoto propaganda, simplesmente o melhor piloto da historia, sim ele mesmo: Airton Senna, o chefe!


Nosso respeito e admiração ao grande Ford Escort XR3, sem dúvida um dos melhores esportivos nacionais.

Poderíamos escrever parágrafos e parágrafos, mostrando tantos diferenciais do Escort XR3, e como ele foi um carro especial na sua época. Mas o intuito principal é somente levantar o tema e colocar em discussão. Ouvir a opinião dos nossos leitores.

Para ilustrar, quero compartilhar alguns vídeos de comerciais da época. Tem vídeo do lançamento, do Airton Senna, do Conversível, de várias versões... Confira todos eles, vale a pena!




  


Curta: facebook.com/experienciasautomotivas


Imagens: Experiencias Automotivas / Vídeos: Disponível em Youtube em: 07 nov 2016

20 comentários:

  1. Perfeita matéria. Enfim algum autor sensato pra falar algo sobre o XR3, quando se fala em esportivo, só se fala no lixo do Gol... O Escort, sempre foi muito mais carro. EU vivi esta época e sei como um carro desse teve valor e como era desejado naquela época. Hoje em dia a gurizada não tá sabendo valorizar a história automotiva como se deve.

    Parabéns pelas palavras! Parabéns pelas fotos! Parabéns pelo Blog! E viva o XR3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pelo contribuição! =)

      Excluir
    2. Sem falar que o XR3 era 1.6 e o gt da VW era 1.8,pela lógica o 1.8 tem que ganhar do 1.6,mas pq a VW não colocou um 1.6 x 1.6?

      Excluir
  2. Tenho um Hobby , Escort é um carro otimo ate hoje !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Escort é um carro excelente, conheço vários Hobby na ativa até hoje, desempenhando seu papel com louvor =)

      Excluir
  3. Tenho um Xr3 vermelho 92, com tudo funcionndo, como zero km, não vendo por nada. Ele está com 110mil km apenas. Todo original. O carro é demais! Adoro ele! Para daily uso um focus powershift, que eh mt bom tbm, mas não tem a emoção que eu tinha de guiar o Escort nos anos 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm realmente eu se tivesse um nessas condições tbm jamais venderia =) tbm tive a oportunidade de andar em um nos anos 90..era o máximo!

      Excluir
  4. Gostei do artigo , sou fã dos veículos esportivos década 80 e 90 , e também concordo com o autor do texto, respeito o gosto de todos , mas a linha Ford tinha um requinte a mais que a linha VW . Já tive gti e xr3 , e hoje sou feliz proprietário de um Guarujá 91 , muito criticado na época por ser argentino , mal sabem que 70% do veículo das peças eram da indústria brasileira. Sem dúvida , muita gente fala sem conhecimento. Eu fico sem duvida na linha Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Renato, faço minhas suas palavras. Sou suspeito em falar... pq sou muito fã hehehe Obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Também faço minhas essas palavras. Inclusive, deveríamos divulgar mais esta matéria e estimular autores que pensam dessa forma para ajudar a desfazer essa magia que os brasileiros fazem de um gol ser melhor que um escort... Não existe... como o Renato comentou logo acima, a linha Ford tinha muito mais requinte que a VW. O Escort sempre teve um acabamento superior aos concorrentes diretos. Ahh o teto solar, bons tempos, lembro que meu pai teve um no inicio dos anos 90, aquele teto solar era a alegria da galera. que carro sensacional, deixou saudades. Hoje busco um 91 ou 92 como o que tivemos na época. Parabéns pela matéria! VOu compartilhar ela nas redes sociais, pela sensatez nas palavras e justiça feita com o bom e velho Escort! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Alair... Quanto mais compartilharmos nossa opiniao ao grande público melhor =)

      Excluir
  6. Que escort lindo esse das fotos! É de vocês? tem mais fotos dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este Escort esteve exposto em uma das edições do Curitiba Motor Show, não sei se tenho mais imagens dele, se tiver vou criar uma postagem e compartilhar com vcs!

      Excluir
  7. Muito bom! Uma matéria simples, sem precisar colocar informações numéricas, indo direto ao ponto.
    Acho que a maior injustiça é a fama que o XR3 pegou entre os leigos, de que é ruim de curva, história cultiva até por alguns admiradores do carro, mas que só sabem repetir o que ouvem. Isso ele nunca foi, apenas tinha um comportamento diferente do que as pessoas estavam acostumadas. Há 10 anos com meu XR3 Conversível 89, tudo dentro do padrão original, digo que foi um dos carros mais estáveis e fazedores de curva que já dirigi. Basta prestar atenção nos movimentos da traseira e corrigir.
    Pela primeira vez vejo uma matéria brasileira relacionando o Escort Conversível com o Giugiaro. É estranho como isso sempre foi ignorado.
    O Escort Mk3 "Erika" de teto-rígido não teve a participação do Giugiaro. O seu projeto foi inteiramente da equipe de design da Ford européia, chefiada pelo grande designer automotivo alemão Uwe Bahnsen.
    Somente o Conversível é que teve participação do Giugiaro, em parceria com a Karmann, responsáveis por adequar um projeto de conversível em cima do Mk3 padrão, que não foi projeto originalmente para ter esse tipo de carroceria. Atenderam todos os requisitos do Bahnsen, modificaram 80% do projeto original para tornar possível um carro resistente, estiloso mesmo com a capota fechada, capacidade de 2+2 e ainda um bom porta-malas.
    Por isso brinco que o Escort XR3 Conversível é um brasileiro filho de alemães com italianos. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, agradeço muito seu comentário e sua colaboração com a postagem. Comentários como estes enriquecem a discussão. Agradeço tbm pela colaboração com relação à questão do design original do carro, não tinha obtido precisão na informação quando pesquisei a respeito do carro. Realmente agradeço por sanar essa dúvida que com certeza é a de muitos leitores. E não há melhor definição que a sua:um brasileiro filho de alemães com italianos hehehe Obrigado pelo seu comentário e participação!

      Excluir
  8. "Gol na pista, realmente era um pouco melhor que o Escort"

    sinceramente.... queria saber aonde um carro tecnicamente inferior é melhor na pista....o gol não tem suspensão traseira independente, o motor é longitudinal e fica pendurado na frente do eixo dianteiro, o que faz que seja lento pra responder em curvas....

    o gol tem mais know how que o escort, mas isso não torna o gol melhor de maneira nenhuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre essa questão de ser melhor na pista, comentei baseado nos testes de revista de época, números mesmo... mas como mencionei... não são só os números que devemos avaliar... portanto concordo com vc... gol não julgo um gol melhor de maneira nenhuma. agradeço sua participação e comentário! =)

      Excluir
  9. Eu tenho um escort xr3 1986 performance era judiado mas hj esta em um estado muito melhor digamos que esta em forma de uns 60% do que era .Falta um banho estético mas a força interna do seu interior e mecânica estão a todo vapor .

    UM CARRO CHAMADO DESEJO . FORD ESCORT XR3 1986 PRETO DAKAR

    ResponderExcluir
  10. Uma tremenda injustiça com o Ford xr3,uma pq sempre jogavam esse Bravo Guerreiro para bater em motores maiores que o dele,tipo:quatro rodas e auto esporte+o resto só comparava o ESCORT XR3 1.6 CHT fórmula x gol gt 1.8 AP,Passat gts e gol gts,todos 1.8,Pq não colocavam 1.6 x 1.6?em 1989 COLOCARAM o xr3 1.8 de novo para brigar com kadett fã 2.0 e gol gti 2.0,pq não colocaram todos 1.8?sempre injustiçado o xr3,só foi equilibrar as coisas em 1993 com o ap 2000 no xr3 2.0,que ai ele bateu em todo mundo,pedindo justiça e merecendo respeito.

    ResponderExcluir
  11. XR3 da de 10 a zero em gti, pode até não andar tant quanto, mas o carro é muito superior, projeto europeu, acabamento primoroso. e digo mais depois com o ap do gol deu um banho também em desempenho. gol é só uma caixa quadrada.

    ResponderExcluir

facebook