A postagem de hoje, fala do Chevrolet Spin LTZ 1.8 automático, sucessor do Zafira e ao mesmo tempo do Meriva. Um carro de 7 lugares, muito apreciado pelos taxistas. Ele é o tipo de carro que vc ama ou odeia. O Chevrolet Spin, tem uma legião de fãs, e claro muitos que o odeiam por alguns fatores, que vou citar a seguir.
Pode-se dizer que trata-se de um carro que desperta controvérsias, em alguns sentidos.
- Design - Seu design estranho para alguns, belíssimo para outros,
- Motor - Seu longevo e nada moderno motor 1.8 é praticamente o mesmo utilizado nos antigos Monza... e linha GM dos anos 80 e 90, porém muito eficiente, de manutenção extremamente simples e barata, e muito confiável e robusto.
- Porte/volume - O Spin, como se sabe veio para substituir ao mesmo tempo os finados Zafira e Meriva, para uns de fato isso aconteceu, para outros, não tem o espaço interno e felxibilidade dos bancos do Zafira, nem as dimensões compactas, agilidade e posição de dirigir do Meriva.
Citei somente 3 das controvérsias que mais pude observar por parte dos proprietários, consumidores, e entusiastas em geral. Esta postagem tem por objetivo falar das minhas impressões sobre o carro, e é delas que vou falar a partir de agora.
O que penso sobre seu design... na qualidade não só de blogueiro, mas também de designer, que sou, acho que a GM de fato poderia ter caprichado um pouquinho mais no carro... A versão LTZ, com rodas diferenciadas, racks no teto, faróis com máscara negra, ainda considero de bom gosto, mas a básica, deixa a desejar.
Sobre seu motor, eu concordo que de fato não é o motor mais moderno do mundo, mas vejo que ele ainda é eficiente, e atende a necessidade, sobretudo nesta versão automática de 6 marchas, percebo que o carro anda bem, faz ultrapassagens com bastante segurança e por incrível que pareça consegue ser mais econômico que o Meriva manual. Falo isso baseado nesses dois carros que tivemos na garagem, o Spin hoje avaliado e um Meriva 1.8 manual 2005. Ainda sobre o motor, faço a ressalva, que sua manutenção simples e barata é sem dúvida um grande diferencial, não é a toa que é comum vermos muitos deles rodando como taxi, ou carro de frota. Não pense que é só pelo espaço interno... Tem dúvidas? Pergunte à um taxista =)
Seu porte, na minha opinião é bom, é um carro de bom espaço interno, boa posição de dirigir, bem confortável, como todo GM, e não ocupa muito espaço na rua, nem na hora de estacionar. A propósito, por falar em estacionar, essa versão LTZ conta com sensor de estacionamento traseiro, que ajuda bastante quem ainda não "pegou a manha" do porte do carro.
O Spin é um carro que a primeira vista pode não parecer a melhor opção de compra, mas quando vc vai avaliar, é um carro com ótimo custo benefício, pois, é relativamente potente, não chega a ser muito beberrão, se você souber conduzi-lo, tem ótimo espaço interno, (ahh na versão LTZ tem 2 banquinhos rebatíveis no porta-malas, o tornando um carro de 7 lugares, o que é outro grande diferencial) tem boa posição de dirigir, é confortável, tem manutenção simples e barata, é relativamente bom de comércio por ser uma das poucas e mais acessíveis opções com 7 lugares.
Posso dizer que trata-se de um carro que me agrada bastante, sobretudo nesta versão LTZ. O carro é bem completo, dispõe de todos os opcionais, ar condicionado (que poderia ser digital, mas é simples, com botõezinhos de girar) direção hidráulica, vidros, travas e espelho elétricos, cambio automático de 6 marchas com a opção de trocas manuais, painel digital, sensor de estacionamento, faróis de neblina, comando de som e piloto automático no volante,(que diga-se de passagem é o mesmo do Cruze, com revestimento em couro, desenho semelhante ao do Camaro), bancos encapados em veludo de boa qualidade, maçanetas cromadas, sistema de som My Link, com tela LCD.
Um detalhe que me desagradou foi esse My Link, pelo menos nessa versão, é bem simples, não dispõe de GPS, nem nada muito útil, pelo que me informei, há quem desbloqueie estas funções, mas ao meu ver, já deveria vir de série, já que é bem caro na hora da compra. O legal dele é que vc programa várias configurações de conforto do carro por ali mesmo, como o temporizador da luz interna, e coisas do tipo.
Sobre os assentos rebatíveis do porta-malas eles não são a coisa mais confortável do mundo, mas dá pra 2 adultos de estatura mediana se acomodarem sem problemas. Estes assentos, quando rebatidos, diferente dos da antiga Zafira, não ficam escondidos no assoalho do porta-malas, eles simplesmente são dobrados e ficam encostados atrás do banco traseiro, o que rouba algum espaço, mas o que não chega a ser um problema muito grande, já que o porta-malas do carro é generoso.
O consumo é algo bem complicado de se falar, afinal, como sempre digo, cada motorista dirige de uma maneira, cada cidade tem uma topografia, cada um enfrenta um tipo de trânsito e congestionamento, fora tantas outras variáveis, como a calibragem dos pneus, carga no veículo, uso ou não de ar-condicionado. Mas a grosso modo, posso dizer que não se trata de um carro muito beberrão, visto seu motor 1.8 antigo, com cambio automático, o carro na cidade consegue fazer tranquilamente 8 a 9km/l usando ar condicionado... e na estrada, seguramente algo entre 13 e 15km/l andando civilizadamente em velocidade constante, com ar ligado.
Basicamente minhas impressões são essas. Um carro bom, gostoso de dirigir, confortável, simples mas bem completo, atende muito bem a necessidade de uma família, seja no uso diário ou em viagens. Atende muito bem também taxistas, empresas e frotistas em geral.
Caso tenham alguma dúvida específica, comentem, o que estiver ao meu alcance respondo... Caso não esteja, sempre tem algum leitor que poderá dar uma forcinha =)
Conheça mais algumas opiniões sobre os mais diversos carros em nosso blog!
Curta nossa fanpage no facebook e mantenha-se sempre atualizado!
O carro é mt bom, não é tão bonito como zafira foi em sua época, porém é bem mais eficiente, exceto pelo sistema flex de bancos que o zafira tinha, mas esse carro me parece maior, mais economico, mais bem acertado. trabalho com frota, gosto bastante dos spin. Tenho 5 Spin, nenhum até hoje me deu dor de cabeça, coisa que já tive com alguns concorrentes.
ResponderExcluirO carro é meio feinho, mas é muito bom, tive um LT, hoje tenho um LTZ, gosto bastante do carro. Excelente para viagens longas.
ResponderExcluirO CARRO EH MUITO BOM, SOFRE DE PRECONCEITO SIM! JÁ TIVE ZAFIRA, MERIVA, O SPIN REALMENTE SURPREENDE. É UM CARRO MUITO VERSÁTIL. PARA MIM A UNICA COISA QUE ELE FICOU DEVENDO EH O SISTEMA DE BANCOS TRASEIROS QUE MEU ZAFIRA TINHA... SÓ ISSO... MAIS NADA... O SPIN TEM POSIÇÃO MELHOR DE DIRIGIR, É MAIS ÁGIL MESMO SENDO O VELHO MOTOR 1.8. SEU CAMBIO DE 6 MARCHAS UTILIZA MUITO BEM ESTE MOTOR. O CARRO ALÉM DE SER MAIS AGIL É BEM MAIS ECONÔMICO, TANTO QUE O ZAFIRA QUANTO DO QUE O MERIVA. EU TEÇO MUITOS ELOGIOS AO CARRO. A GM ACERTOU EM CHEIO!
ResponderExcluirO carro é muito bom! Fosse ruim a rua não estaria cheia de taxis Spin. Eu ja tive 2, nenhum, jamais deu problema, troquei por um Doblo ja vendi, estou procurando um Spin seminovo pra comprar. quero um LTZ automático agora. O carro não é dos mais bonitos, mas sem dúvida é um excelente carro! TOmara que não saia de linha, pq acho que ainda é o único carro que a gm faz que não da problemas, mecanica boa, robusta, confiável
ResponderExcluirEsse carro é injustiçado, ok não é dos mais bonitos que a chevrolet ja fez, sobretudo comparado ao belissimo zafira, anterior à ele. Mas o carro é bom! Aliás excelente, motor confiável, carro confortável, versátil. INjustiçado!
ResponderExcluir