Hoje em dia, você vai concordar comigo, está cada vez mais comum a presença de veículos com transmissão automática. Os carros com esta características estão se popularizando cada vez mais, muito provavelmente por conta da comodidade que oferece, sobretudo no trânsito das grandes cidades.
A grande questão é até que ponto isto é bom?
O câmbio automático oferece muito mais conforto ao dirigir, é prático, e muito provavelmente se você comprar um carro automático um dia, com certeza seus próximos serão também automáticos. Este tipo de câmbio no entanto não é só alegria, existem os pontos negativos também. Não quero generalizar, mas na maioria dos casos, o consumo dos carros em versão com câmbio automático é um pouco maior. Outra questão a ser levantada, é que uma eventual manutenção corretiva acaba saindo mais cara do que uma caixa manual.
Os câmbios mais modernos, de um modo geral, são muito confiáveis e robustos. Não costumam dar problemas como nos carros mais antigos. Outro fator a ser observado é que hoje dispomos de profissionais capacitados nesta área, algo que era bem raro há 20 ou até mesmo 10 anos atrás.
Os câmbios dos carros mais novos geralmente tem trocas bem suaves, e o desempenho não fica muito atrás de um carro de transmissão manual.
Quanto à manutenção, os carros automáticos, em sua quase absoluta maioria, demandam manutenção, como troca de óleo e filtro do câmbio. Obviamente essas manutenções ocorrem em um período de tempo bem grande... muda muito de carro pra carro mas em geral há cada 80... 100 mil Km, o que é bastante. O custo de um serviço desses não é tão barato, mas considerando-se o tempo entre essas manutenções, torna-se bem aceitável. Vale lembrar que um carro manual, em 100mil Km, provavelmente vai apresentar necessidade de manutenção em embreagem, mais de uma vez.
Outra questão a ser observada, é o fator mercado. Os carros automáticos em geral tem mais saída, sobretudo na hora da revenda. Carros médios ou de porte maior, geralmente são mais difíceis de vender, na versão manual.
O carro automático tem diversas vantagens, como tantas apresentadas acima, no entanto, o câmbio manual sempre terá seus fãs, afinal, para pilotagem, o câmbio é o manual e ponto final. O automático jamais dará a mesma sensação de dirigibilidade, jamais conseguirá fazer reduções tão precisas e respostas tão boas quando utilizado esportivamente, afinal ali o motorista está sempre no comando.
Para os entusiastas em automobilismo câmbio automático não tem vez... Para as pessoas que usam o carro diariamente no trânsito, em sua maioria, nunca mais voltam para o manual. Cada câmbio tem suas vantagens e desvantagens, qual o seu preferido? Quais suas experiências? Comente! O espaço é seu!
Curta: https://www.facebook.com/experienciasautomotivas
Imagens: Experiências Automotivas / Divulgação
depois que vc descobre o automatico, nunca mais volta pro manual. principalmente se vc mora em sp capital como eu rsrsrsrsrs
ResponderExcluirahhh manual sempre, pela esportividade do cambio, jamais um auto vai ter a esportividade de um manual. sentir o soco de uma pasasda de marcha nenhum auto consegue dar essa sensaçao gostosa
ResponderExcluirVocês estão de parabéns.. Amei conhecer melhor de carro multimarcas. Show!!!!
ResponderExcluir