23 de fevereiro de 2016

AVALIAÇÃO, TESTE, IMPRESSÕES E OPINIÃO | HONDA NEW FIT EX 1.5 | CAMBIO AUTOMÁTICO | 2010




Eu não gosto muito destas postagens se chamarem "avaliação", talvez daqui pra frente eu passe a utilizar o termo "opinião" já que tudo o que escrevo aqui trata-se da minha opinião, ou mesmo impressão sobre determinado carro.

Hoje vou comentar um pouco sobre o Honda New Fit, que já não é tão New assim, já que trata-se de um modelo já com pouco mais de 5 anos de uso.


Tenho o carro há aproximadamente 6 meses, então minha experiência até agora não é muito extensa, mas já pude ter uma boa impressão de todos os aspectos do carro.

Trata-se de um Fit 2010 1.5 EX, praticamente a versão mais completa, tendo somente a EXL acima dele, este com alguns detalhes a mais, como faróis de neblina e câmbio automático com trocas no volante... não consegui identificar mais itens... Mas vou falar sobre o EX 1.5. Esta versão do carro é bem completa, além do básico, como vidros, travas, espelhos elétricos, freios à disco nas 4 rodas, abs, airbag duplo, couro, possui direção assistida, tem alguns opcionais, como o ar condicionado com os comandos digitais, função automático, possui rádio integrado ao painel, com entrada usb, e comandos de som no volante, volante este que ao que me parece é o mesmo do Civic. O carro possui rodas de 16 polegadas, com um desenho ao meu ver, de extremo bom gosto, que combinam com as linhas do carro.

No caso desta versão o câmbio é o automático de 5 marchas, sem a opção de trocas no volante.


Ao entrar no carro, o primeiro impacto é bom, o acabamento surpreende, mesmo padrão de acabamento de carros superiores da marca. 

O espaço interno é talvez o grande diferencial dos outros carros do mesmo padrão, o Fit aproveita cada espaço interno, com soluções muito inteligentes. O banco traseiro pode ter o assento rebatido para cima, e o assoalho da parte traseira abaixo deste banco fica no mesmo nível do assoalho, na parte onde se coloca os pés, isto porque o tanque de combustível em vez de estar embaixo do banco traseiro, como na maioria dos carros, está logo abaixo dos bancos dianteiros. solução simples e extremamente eficaz. O carro possui diversos porta-trecos, inclusive embaixo do banco traseiro, possuiu dois porta luvas, e um porta malas relativamente grande. Para as pessoas mais altas o carro não deixa a desejar, já que tem o teto alto e os bancos dianteiros tem uma regulagem (no sentido frente/tras) bem mais eficaz que outros carros.

Quanto ao estilo, design, creio ser uma das versões mais bem pensadas, e aceitas pelo público, como se comenta por ai, caiu mais no gosto do público do que o atual modelo.


Mecanicamente o carro é impecável, no caso do meu com mais de 80.000 Km o carro encontra-se ainda em perfeitas condições de uso, como um carro zero km. Até o momento o carro não apresentou nenhuma falha e a manutenção preventiva é simples e relativamente barata. O carro não possui correia dentada, nem cabos de vela a troca de óleo do câmbio é barata, inclusive na oficina autorizada Honda, a propósito, recomendo fazer sempre um orçamento, pois minha maior surpresa foi ver que na Gabivel aqui em Joinville,  a troca de óleo da transmissão automática saia por quase a metade do valor das oficinas de bairro. Ainda falando na manutenção, um ponto que muitos podem não gostar é o fato de que o Fit assim como a maioria dos outros carros atuais da Honda, usam velas Iridium, que são bem mais caras que as convencionais, mas dê-se por contente, pois o New Fit tem apenas 1 vela por cilindro, enquanto o Fit de primeira geração utiliza 2, ou seja totalizam 8. 


Sobre o desempenho, eu sou suspeito em falar, pois meus últimos carros  sempre foram de grande cilindrada e grande desempenho. Eu, particularmente, esperava um pouco mais do carro, mas não é ruim não, principalmente se comparado ao 1.4. Eu não andei ainda com um 1.5 manual para comparar, mas creio que o cambio por ser bem suave, dê essa impressão de não ser o carro mais veloz do mundo, mas ele cumpre seu papel. Na cidade é ágil e na estrada anda muito bem, dá pra fazer ultrapassagens sem medo... e não é difícil encontrar no Youtube pessoas andando a mais de 170... até 180km/h com o carrinho... 

Voltando a falar sobre o câmbio, trata-se do meu primeiro carro automático, já andei com vários, mas esse é o que me proporcionou uma maior experiência na condução deste tipo de carro. Eu gostei bastante do câmbio, ele é bem rápido nas trocas e extremamente suave, tem uma programação bem inteligente, nessa questão sou só elogios. Mas talvez o câmbio automático torne o Fit um pouco mais beberrão sobretudo no transito intenso das cidades.


Já que falei no consumo... Vamos falar das médias, não gosto muito de falar sobre isso porque cada motorista tem um estilo de condução, cada um utiliza o carro em determinada região do país com determinada topografia, determinado clima, e determinada intensidade de tráfego. Mas falando de forma mais geral, eu esperava que o Fit fosse um pouco mais econômico na cidade, rodando na gasolina, no transito de dia-a-dia de Joinville, o carro faz em torno de 10 a 11.5 na cidade, rodando na gasolina, sempre com ar condicionado ligado, eu acho pouco, talvez a versão com câmbio manual seja mais econômica. A grande surpresa veio no consumo de estrada, o carro se não for muito exigido, em estrada, consegue ser bem econômico. Rodando normalmente a 80/90Km/h com ar ligado seu consumo fica em torno de 16... 16,5km/l. Desligando o ar condicionado... e andando bem civilizadamente, sem ultrapassagens e aceleradas bruscas o carro chega tranquilamente na faixa dos 20Km/l. Falando ainda em consumo, eu desaconselho o uso no etanol, pelo menos em Joinville pelos meus cálculos, não valeu a pena, já que na cidade o carro neste combustível faz em torno de 7 a 7,5Km/l e não tem uma mudança tão significativa no desempenho.


O carro de um modo geral ao meu ver é muito bem pensado e confesso ter me surpreendido bastante, pois eu esperava que fosse só mais um carrinho pequeno, como outro qualquer, mas é bem diferente, internamente é muito espaçoso e seu padrão de acabamento nos remete à um carro de padrão superior. Tem uma condução bem agradável, direção bem leve, estaciona em qualquer cantinho, carro completo de tudo, é um carro bem versátil, seja para uma pessoa solteira, casal, família com 2 ou 3 filhos, para uso no dia-a-dia, para trabalho, o carro é muito eficaz. 


Como todos os carros também pude identificar alguns pontos negativos, o principal ao meu ver é o fato de o carro ser muito firme, ou trocando em miúdos, duro. Obviamente que para uma condução mais esportiva isto é excelente, o carro faz curva como poucos, é extremamente confiável em qualquer situação, mas perde um pouco em conforto, eu já ouvi relatos que essa sensação se agrava principalmente nas versões EX e EXL de rodas 16 polegadas e perfil mais baixo do pneu. Mas isso não eh uma característica isolada deste carro, já que os carros da Honda em geral tendem a ser mais durinhos. Uma característica que percebe-se mais ainda em um New Civic, por ser um carro maior e mais pesado.  Outro ponto que poderia ser melhorado é o consumo na cidade, já que o antigo fit, com câmbio cvt é bem mais econômico. Um ponto também que senti falta nesse carro é a falta do teto solar. Vale lembrar que fora do país existiram versões com este item, procure no Google por Honda Jazz que logo você encontra um. 


De um modo geral, sou só elogios ao carro, caso me perguntarem se eu compraria novamente, a resposta é sem dúvida: SIM! Eu definitivamente não acho um carro barato, principalmente nessas versões mais caras e completas, existem sim nessa faixa de preço ótimos carros, inclusive de categorias superiores, mas somente após você utilizar-se de um no dia-a-dia percebe que ele vale cada centavo. Como mencionei no início do texto tenho o carro há menos de meio ano, então minha experiência com o carro ainda é pequena, por isso falei mais das minhas impressões com o carro, mais pra frente faço uma nova postagem comentando sobre a experiência que o carro me proporcionar neste período.

Eu acho muito interessante comentar sobre determinado carro aqui no blog, já que o leitor quando compra um carro tem todas as informações de ficha técnica disponíveis, mas raramente encontra a opinião de quem usa o carro diariamente, pelo que tenho observado este tipo de postagem, pelo menos neste blog, são as que mais geram discussão, dúvidas, e levantam pontos interessantes a serem observados, principalmente para quem está procurando um carro deste modelo para comprar. Por isso faço questão que você comente, e dê sua opinião!

Agora o espaço é seu, comente, fale sobre suas experiências com este carro, o que acha? Tenho razão, falei alguma besteira, comente!


Imagens: Experiencias Automotivas

6 comentários:

  1. ótimo carro, já to no terceiro fit, ano q vem vou pro quarto. melhor carro do mercado, pequeno, completo, confiavel, espaçoso, barato de manter, economico!

    ResponderExcluir
  2. CARRO EXCELENTE, SÓ TROCO POR UM MAIS NOVO

    ResponderExcluir
  3. adoro esse carro tenho um ex-l com cambio no volante, o carro é demais! perfeito, mehor carro que ja fizeram ate hj

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Fit, melhor carro que já tive, é muito robusto, muito grande por dentro, leva tudo que preciso, gostoso de dirigir, ecnomico, bonito, o meu é um lxl, quero comprar um ex completao igual esse avaliado.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. NÃO HÁ MELHOR CUSTO BENEFÍCIO DENTRE OS CARROS COMPACTOS ATUAIS. ESTE CARRO ENTREGA MUITO POR UM PREÇO BOM (OS SEMINOVOS, POIS OS NOVOS SAO CARISSIMOS) JA TIVE 2 FIT, NENHUM ME DEU DOR DE CABEÇA. SÓ ALEGRIA. UM DOS CARROS MAIS GOSTOSOS DE DIRIGIR QUE JA PUDE OBSERVAR. O CARRO NÃO CANSA, VC VIAJA SUPER CONFORTAVELMENTE, ESPAÇO INTERNO DIGNO DE CARROS GRANDES, ISSO MESMO NAO FALEI DE CARROS MÉDIOS... O ESPAÇO EH DE CARRO GRANDE... PECA UM POUCO EM CONFORTO, MAS PERDE-SE CONFORTO QUANDO O FOCO É MAIOR ESTABILIDADE, O CARRO É MUITO NA MÃO. EM ESTRADAS, É COMO UM KART. EU SOU UM FÃ DESSES CARRINHOS!

    ResponderExcluir

facebook