Mal inauguerei o blog e já fui questionado: se o blog eh entitulado Carros Joinville, porque não falar de carros daqui??? Poisé... o título foi esse pois é feito por gente daqui para leitores daqui, no entanto os leitores daqui também querem saber sobre carros daqui. Então la vai o primeiro post sobre um carro daqui, o TAC STARK.
Muito se falou sobre o tal jipinho que vem sendo desenvolvido já há algum tempo. Tenho lido bastante a respeito nos blogs e sites de jipeiros. O pessoal está muito curioso pra ver como ele se comporta na lama.
O jipe é descrito pela TAC como um carro com vários difereciais;
- É o mais leve da categoria com motorização diesel.
- Maior altura livre do solo na categoria off-road.
- Melhor distribuição de peso entre eixos da categoria – garante maior tração em situações adversas.
- Painéis de fechamento de material composto (resina reforçada com fibra de vidro – RTM) – gerando alta qualidade e conceito inovador em componentes de carroceria
- Utilização de plásticos reforçados de engenharia, de alta flexibilidade, nas extremidades do veículo – pára-lamas e ponteiras dos pára-choques, garantindo durabilidade e flexibilidade ao veículo.
- Utiliza o estado-da-arte em conformação, soldagem e proteção de tubos e painéis metálicos.
Sua Lista de ítens é bem interessante:
- Ar condicionado
- Direção hidráulica
- Acionamento elétrico dos vidros com um toque para subida e antiesmagamento
- Travas das portas com acionamento elétrico
- Cinto de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Farol de neblina
- Porta-objetos nas portas e painel
- 2 porta-copos no console central
- Relógio digital
- Pneus ATR 255/70 e rodas de liga leve de 16″
- Banco traseiro rebatível
- Retrovisores externos elétricos com luzes de direção integradas (side repeater)
- Luz de cortesia dianteira com temporizador
- Volante com regulagem de altura
- Espelhos de cortesia com porta-documentos nos quebra-sóis
- Preparação para som
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Iluminação do porta-malas
- Conta-giros
- Tomada 12V
- Opcionais previstos
- Snorkel
- Teto solar elétrico
- Guincho dianteiro elétrico
- Rack
- Farol de milha
- Skid plate metálico
- Volante revestido em couro
Seu Motor é um um 2.3L 16V Turbodiesel Intercooler, segundo a TAC, inédito no Brasil, este motor é fornecido pela FPT. Trata-se de um motor quatro cilindros, com injeção direta common-rail gerando 127 cv a 3.600 rpm, com um torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm.
Segue sua ficha técnica:
MotorFPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail
Potência líquida máxima (127cv/3600rpm)
Torque líquido máximo (300Nm/1800rpm)
Potência líquida máxima (127cv/3600rpm)
Torque líquido máximo (300Nm/1800rpm)
Transmissão
Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWarner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.
Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWarner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.
SuspensãoDianteira e Traseira Independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de Suspensão Dianteira 160mm
Curso de Suspensão Traseira 180mm
Caster 5 graus
Camber 0 grau
Inclinação pino mestre 15 graus
Braço à terra 32 mm
Curso de Suspensão Dianteira 160mm
Curso de Suspensão Traseira 180mm
Caster 5 graus
Camber 0 grau
Inclinação pino mestre 15 graus
Braço à terra 32 mm
FreiosHidraúlico com ação nas 4 rodas, servo-acionados e 2 circuitos em diagonal. Discos ventilados na dianteira e traseira.
PneusATR 255/70 R16″
DireçãoHidraúlica, tipo pinhão e cremalheira
DimensõesComprimento 4083 mm
Largura 1880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima 1900 mm
Entre-eixos 2540 mm
Bitolas D/T 1574 mm
Altura livre do solo
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm
Largura 1880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima 1900 mm
Entre-eixos 2540 mm
Bitolas D/T 1574 mm
Altura livre do solo
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm
CapacidadeÂngulo de ataque 49 graus
Ângulo de saída (estepe) 44 graus
Ângulo de rampa 29 graus
Tanque 70 litros
Carroceria4 lugares em material composto e plástico de engenharia
Ângulo de saída (estepe) 44 graus
Ângulo de rampa 29 graus
Tanque 70 litros
Carroceria4 lugares em material composto e plástico de engenharia
PesoVazio 1635kg
Carregado 2010kg
Carregado 2010kg
Peso/Potência12,9 kg/cv
Peso/Torque
5,45 kg/nm
5,45 kg/nm
Agora basta esperar pra ver como ele se comporta na trilha, pelo que o pessoal tem comentado, ele tem se saido tão bem como um Troller, seu principal concorrente.
Todo projeto tem seus pontos positivos e negativos. Creio que o maior pecado do jipinho é aquele interior praticamente de Palio e congêneres. A TAC poderia sim ter investido um pouco mais no interior dando uma cara própria ao projeto assim como o fez com maestria na parte externa. No entanto parece que ter o interior nessas condições é requisito básico na categoria visto que o Troller é praticamente um Fiesta internamente.
Só o tempo vai dizer se o jipinho é de fato bom e se é melhor ou pior que um Troller. Uma coisa é fato, nenhum consegue substituir os saudosos JEEP de verdade, da Willis e posteriormente Ford, no entanto o Troller tem honrado a herança lameira e esperamos que o Stark possa igualmente o fazer!
Imagens: Divulgação



até que o bixinho não tem se saido mal pelo que se ve em videos na net.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=ql5W7AeQJaI
http://www.youtube.com/watch?v=PQ_revomrDo
só dar uma procurada no youtube que tem vários vídeos dele, mas sinceramente, acho que o Troller T4 é bem mais competente.
troller na veia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirlegal os videos trolleiro..
ResponderExcluirpelo visto galera do troller ta em peso aki neh?? hehe
mas vou dar uma provocadinha.... qual será o melhor...troller ou o velho jipão de guerra, willis...ford...???
Aqui tem um breve DUELO entre o Stark e o T4, da Throller http://goo.gl/3qAZl
ResponderExcluirValeu pela contribuição Tioni, é importante demais opiniões que ajudam a construir o tema =)
ResponderExcluirAmbos jipinhos são bons pelo visto neh? mas eu ainda tenho aquela visão de que nada substitui os velhos jipes da Willis/Ford hehe Sou muito fã deles.
feio pra diabo
ResponderExcluirTenho um stark, é exelente, já tive troller, não são concorrentes, são parceiros de trilha, são diferentes de engenharia,suspensão independente, é muito macio, bom para aquele que já passou dos 40 e quer mais conforto a diesel. valeu, aos troleiros, o troller é muito bom, o stark tambem, a diferença está na "pecinha atraz do volante" valeu...
ResponderExcluirah... esquecei, este stark desta foto éo gasolina que nunca saiu (ainda bem) hoje ele tem rodas diferentes, grade d frente maior etc etc....
ResponderExcluiranonimo, vc tem razão, esqueci de escrever que trata-se do modelo antigo, porém internament é o modelo novo, ja que o antigo tinha muitas peças VW em sua composição interna!
ResponderExcluirValeu pela colaboração, é muito bom ouvir a opinião de alguém que tem um carro desses!