Essa é sem duvida uma questão que vem à mente de todos que gostam de carros de verdade. Mas antes de começar a falarmos a respeito disso, já dou a resposta. Depende do ponto de vista.
Duas perguntas devem ser respondidas antes de se responder a questão incial:
-Qual a finalidade do carro? Quanto se está disposto a gastar?
Obviamente, se a proposta do carro é o uso diário, ir trabalhar em grandes centros, diariamente, fazer bastante quilometragem, deixar o carro sujeito à pequenas encostadas, arranhões, batidas, etc. convém avaliar a compra de um carrinho popular novo ou seminovo, contando que em breve terá que revendê-lo, e eventuais reparos, custo com combustível sejam de fato mais baratos.
No entanto, se a utilização do automóvel é mais para lazer, viagens, passeios com a família, talvez a compra de um importado usado comece a fazer algum sentido. Lembrando que a manutenção de um carro importado é um pouco mais alta. Porém a desvalorização não é tão grande como nos primeiros anos de qualquer carro zero. Muitas vezes no fim das contas os valores fiquem semelhantes.
O texto está parecendo confuso, mas vou explanar de forma mais clara, alguns itens que você deve pesar na hora de fazer essa escolha, e com certeza isso vai te ajudar.
Pontos positivos na compra de um carro importado usado.
- Qualidade superior - Os carros importados, mesmo que usados, em geral, tem uma qualidade construtiva superior aos nacionais novos. Muitas vezes com itens de segurança, conforto, entretenimento e estética que ainda não estão disponíveis nem como opcionais nos carros nacionais de entrada.
- Status - É comum você ouvir comentários referentes ao sucesso financeiro do seu colega que comprou uma BMW com 10 anos de uso. Sempre tem alguém o chamando de patrão, empresário, enquanto que o cara que compra um Gol 0Km que custou 3 vezes mais do que o importado do colega. Afinal, de carro popular, você é só mais um na multidão. Se o intuito é passar despercebido, não recomenda-se um importado.
- Segurança - Em geral os carros importados antigos, tem bastante segurança embarcada, pois em seus países de origem itens de segurança que hoje são obrigatórios no Brasil, lá já são de série há décadas. Nesse quesito a grande maioria dos carros importados infelizmente para nós brasileiros, está anos luz a frente. O investimento nessa área lá é muito grande, já que o público de fora tende a ser mais exigente nesse quesito, sendo muitas vezes fator decisivo para compra.
- Mecânica - Geralmente os carros importados, costumam ter uma mecânica bem atual, motores mais potentes, muitos deles com 6 cilindros, ou turbo-compressores... Se a idéia é economia de combustível, talvez um 1.0 de 3 ou 4 cilindros do popular zero km seja mais negócio, mas se a idéia é desempenho e o prazer na condução, o importado velho é o seu carro.
- Desvalorização - Um carro importado, perde sim, muito valor, como qualquer carro. No entanto isso geralmente ocorre com maior força nos seus primeiros 5, 6, 7 anos. Um carro com 10 anos, já desvalorizou e muito. Não tem mais muito o que perder. Você deve estar se questionando: Mas um nacional também estabiliza seu valor com o tempo... Sim estabiliza no entanto, para lembrar... o intuito da postagem é comparar um carro popular novo com um carro importado "velho".
Pontos negativos na compra de um carro importado usado.
- Manutenção - De fato a manutenção de um carro importado é bem mais cara do que a de um nacional, além de estar o proprietário do veículo sujeito à variação cambial, enfrentando altas do Dolar ou Euro por exemplo. Preços de concessionárias em geral são bem caros e assustariam alguém cujo carro anterior é um popular. Importar peças é uma alternativa muito comum hoje, porém deve-se estar ciente da demora pra receber peças, custos com frete, impostos e tantos outros detalhes. Mas a experiência ensina que esta questão da manutenção muitas vezes pode não ser um bicho de sete cabeças, como aparenta.
- Revenda - Este também é um ponto delicado. Um carro importado antigo, pode até não ser tão difícil de revender, no entanto, em geral o público que está procurando um carro como este, costuma ser bem criterioso na escolha e sabe o que está buscando. Portanto se trata-se de um carro em excelentes condições por um preço razoável, há sim a possibilidade de revenda, no entanto, se o carro estiver em más condições, ou por preços fora da realidade, esqueça, compre um Uno, um Celta, um Ka.
Pontos positivos na compra de um carro popular novo.
- Manutenção - Todo carro novo tem garantia de fábrica, essa frase aí já argumenta tudo. Obviamente que um carro com garantia não é sinônimo de "não ter problemas", mas é sem dúvida uma segurança ao bolso. Lembrando que para se ter garantia, deve-se estar com as revisões em dia. Estude os valores das revisões e também coloque no bico do lápis em seu cálculo, eles variam bastante de marca para marca.
- Revenda - A revenda de um carro popular, seminovo, completo, tende a ser mais fácil, sobretudo se a idéia é dar de entrada em outro carro novo. Mas esteja ciente que em caso de troca em alguma garagem, muito provavelmente vão te pagar algo próximo a 20% abaixo da tabela fipe, considere vender para particular, caso contrário, o importado volta novamente a ser uma alternativa.
Pontos negativos na compra de um carro popular novo.
- Desvalorização - A alta desvalorização nos primeiros anos, pode ser bastante grande. Avalie quanto em média o carro que você pretende comprar, tem desvalorizado nos últimos anos. Por exemplo, estamos em 2016, veja um modelo semelhante ao que pretende comprar, mas do ano 2010 e veja quanto ele vale hoje, para ter uma base da desvalorização.
- Qualidade inferior - Um carro nacional de entrada em geral costuma ter um acabamento bastante simples, poucos opcionais, poucos atrativos de uma forma geral. Ter ar- condicionado, direção hidráulica ou elétrica, vidro e trava elétricos é geralmente um luxo, enquanto que em carros importados antigos é comum encontrar itens como teto-solar, bancos em couro, cruise control, cambio automático, computador de bordo, e tantas outras coisas mais...
O texto já está muito longo e cansativo, poderíamos ficar horas falando sobre esse tema, expondo argumentos de ambos os lados, mas agora abro para você comentar, o que pensa a respeito disso. Principalmente se começarmos nos comparativos de preços o que comprar até 20, 30, 40, 50 mil reais.
Comente! Conte suas experiências!
Curta: facebook.com/experiênciasautomotivas
Imagens: Divulgação / Comerciais de época
Duas perguntas devem ser respondidas antes de se responder a questão incial:
-Qual a finalidade do carro? Quanto se está disposto a gastar?
Obviamente, se a proposta do carro é o uso diário, ir trabalhar em grandes centros, diariamente, fazer bastante quilometragem, deixar o carro sujeito à pequenas encostadas, arranhões, batidas, etc. convém avaliar a compra de um carrinho popular novo ou seminovo, contando que em breve terá que revendê-lo, e eventuais reparos, custo com combustível sejam de fato mais baratos.
No entanto, se a utilização do automóvel é mais para lazer, viagens, passeios com a família, talvez a compra de um importado usado comece a fazer algum sentido. Lembrando que a manutenção de um carro importado é um pouco mais alta. Porém a desvalorização não é tão grande como nos primeiros anos de qualquer carro zero. Muitas vezes no fim das contas os valores fiquem semelhantes.
O texto está parecendo confuso, mas vou explanar de forma mais clara, alguns itens que você deve pesar na hora de fazer essa escolha, e com certeza isso vai te ajudar.
Pontos positivos na compra de um carro importado usado.
- Qualidade superior - Os carros importados, mesmo que usados, em geral, tem uma qualidade construtiva superior aos nacionais novos. Muitas vezes com itens de segurança, conforto, entretenimento e estética que ainda não estão disponíveis nem como opcionais nos carros nacionais de entrada.
- Status - É comum você ouvir comentários referentes ao sucesso financeiro do seu colega que comprou uma BMW com 10 anos de uso. Sempre tem alguém o chamando de patrão, empresário, enquanto que o cara que compra um Gol 0Km que custou 3 vezes mais do que o importado do colega. Afinal, de carro popular, você é só mais um na multidão. Se o intuito é passar despercebido, não recomenda-se um importado.
- Segurança - Em geral os carros importados antigos, tem bastante segurança embarcada, pois em seus países de origem itens de segurança que hoje são obrigatórios no Brasil, lá já são de série há décadas. Nesse quesito a grande maioria dos carros importados infelizmente para nós brasileiros, está anos luz a frente. O investimento nessa área lá é muito grande, já que o público de fora tende a ser mais exigente nesse quesito, sendo muitas vezes fator decisivo para compra.
- Mecânica - Geralmente os carros importados, costumam ter uma mecânica bem atual, motores mais potentes, muitos deles com 6 cilindros, ou turbo-compressores... Se a idéia é economia de combustível, talvez um 1.0 de 3 ou 4 cilindros do popular zero km seja mais negócio, mas se a idéia é desempenho e o prazer na condução, o importado velho é o seu carro.
- Desvalorização - Um carro importado, perde sim, muito valor, como qualquer carro. No entanto isso geralmente ocorre com maior força nos seus primeiros 5, 6, 7 anos. Um carro com 10 anos, já desvalorizou e muito. Não tem mais muito o que perder. Você deve estar se questionando: Mas um nacional também estabiliza seu valor com o tempo... Sim estabiliza no entanto, para lembrar... o intuito da postagem é comparar um carro popular novo com um carro importado "velho".
Pontos negativos na compra de um carro importado usado.
- Manutenção - De fato a manutenção de um carro importado é bem mais cara do que a de um nacional, além de estar o proprietário do veículo sujeito à variação cambial, enfrentando altas do Dolar ou Euro por exemplo. Preços de concessionárias em geral são bem caros e assustariam alguém cujo carro anterior é um popular. Importar peças é uma alternativa muito comum hoje, porém deve-se estar ciente da demora pra receber peças, custos com frete, impostos e tantos outros detalhes. Mas a experiência ensina que esta questão da manutenção muitas vezes pode não ser um bicho de sete cabeças, como aparenta.
- Revenda - Este também é um ponto delicado. Um carro importado antigo, pode até não ser tão difícil de revender, no entanto, em geral o público que está procurando um carro como este, costuma ser bem criterioso na escolha e sabe o que está buscando. Portanto se trata-se de um carro em excelentes condições por um preço razoável, há sim a possibilidade de revenda, no entanto, se o carro estiver em más condições, ou por preços fora da realidade, esqueça, compre um Uno, um Celta, um Ka.
Pontos positivos na compra de um carro popular novo.
- Manutenção - Todo carro novo tem garantia de fábrica, essa frase aí já argumenta tudo. Obviamente que um carro com garantia não é sinônimo de "não ter problemas", mas é sem dúvida uma segurança ao bolso. Lembrando que para se ter garantia, deve-se estar com as revisões em dia. Estude os valores das revisões e também coloque no bico do lápis em seu cálculo, eles variam bastante de marca para marca.
- Revenda - A revenda de um carro popular, seminovo, completo, tende a ser mais fácil, sobretudo se a idéia é dar de entrada em outro carro novo. Mas esteja ciente que em caso de troca em alguma garagem, muito provavelmente vão te pagar algo próximo a 20% abaixo da tabela fipe, considere vender para particular, caso contrário, o importado volta novamente a ser uma alternativa.
Pontos negativos na compra de um carro popular novo.
- Desvalorização - A alta desvalorização nos primeiros anos, pode ser bastante grande. Avalie quanto em média o carro que você pretende comprar, tem desvalorizado nos últimos anos. Por exemplo, estamos em 2016, veja um modelo semelhante ao que pretende comprar, mas do ano 2010 e veja quanto ele vale hoje, para ter uma base da desvalorização.
- Qualidade inferior - Um carro nacional de entrada em geral costuma ter um acabamento bastante simples, poucos opcionais, poucos atrativos de uma forma geral. Ter ar- condicionado, direção hidráulica ou elétrica, vidro e trava elétricos é geralmente um luxo, enquanto que em carros importados antigos é comum encontrar itens como teto-solar, bancos em couro, cruise control, cambio automático, computador de bordo, e tantas outras coisas mais...
O texto já está muito longo e cansativo, poderíamos ficar horas falando sobre esse tema, expondo argumentos de ambos os lados, mas agora abro para você comentar, o que pensa a respeito disso. Principalmente se começarmos nos comparativos de preços o que comprar até 20, 30, 40, 50 mil reais.
Comente! Conte suas experiências!
Curta: facebook.com/experiênciasautomotivas
Imagens: Divulgação / Comerciais de época
Quanto custa os carros multimarcas? Gostei muito da matéria.
ResponderExcluirVou visitar de pertinho a loja de carros multimarcas leste. Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirObrigada por esse conteúdo, vai me ajudar muito na hora de comprar carros seminovos SP, top demais mesmo, recomendo muito as dicas, postem mais, daora esses antigos
ResponderExcluirEsclarecedor, em tempos de fipe subindo cada vez mais, um investimento meio errado quem sabe pode se diluir com o tempo, talvez seja hora de arriscar um importado antigo e realizar o sonho de todo moleque dos anos 90. mesmo com o dolar a 6 reais kkkk
ResponderExcluir