1 de dezembro de 2016

O QUE É FINANCEIRAMENTE MAIS VIÁVEL - USAR O CARRO ATÉ SE ACABAR OU MANTÊ-LO EM DIA?


Esta questão sem dúvida vem em mente cada vez que paramos na oficina e vemos o valor da conta.

Geralmente, manter um carro em dia, como se deve, pode custar bastante ao bolso. Não é raro vermos por ai carros sendo utilizados até o seu extremo.

Antes de mais nada quero deixar claro, que a minha opinião é clara, devemos seguir o plano de manutenções que recomenda o manual de instruções, até para segurança dos ocupantes do veículo.

O intuito da postagem é justamente levantar a discussão sobre um tema que pouco se fala entretanto acontece com frequência: A falta de manutenção do veículo.

Não é raro você ouvir alguém comentar, ou até mesmo você, só levar o carro na oficina quando ele de fato deixar você a pé. 

O ponto de reflexão é o seguinte. Financeiramente o que é o mais viável? Manter como se deve ou ir rodando até se acabar. Na hora da venda deste carro que foi mantido tudo em dia difere muito daquele que não foi feito nada?

A resposta para uma questão dessas nunca é definitiva, pois cada caso é um caso, e são muitas variáveis a ser pensadas.


  • Valor de revenda:


Em geral um carro quando você da de entrada na troca de um mais novo, pagar-se-á mais ou menos algo em torno de 20% abaixo da tabela fipe. Considerando-se que seu carro seja um carro avaliado como "bom de comércio", o tipico popularzinho completo seminovo. Se você troca de carro com frequência e não costuma vender seu carro para outro particular, por conta própria, talvez manter o carro como se deve, e investir dinheiro nele, seja financeiramente inviável. Afinal, geralmente o avaliador, não vai considerar todo o investimento que foi feito no carro, coisa que um comprador particular observaria.

Se você, porém, costuma ficar com seu carro por um longo período, se o seu carro tem uma manutenção corretiva cara, compensaria avaliar, mantê-lo em dia, com as devidas manutenções preventivas, pra evitar gastos maiores lá na frente. Desconsidere os gastos, afinal se você tem um carro de manutenção cara, sinto informar, mas provavelmente também é um carro difícil de vender, portanto cuide bem dele e seja feliz com ele.


  • Segurança:


Falamos da questão da revenda anteriormente, que é sem dúvida o foco desta reflexão de hoje. Porém quero mais uma vez ressaltar que tem um fator que deve estar sempre acima do fator: Custo. É a Segurança! Recomendo manter seu carro sempre em dia, afinal, uma vida não tem preço e não mantendo seu carro nas devidas condições de uso, além de estar sujeito à multas você estará sujeito à colocar a sua vida, a vida de um familiar, amigo ou mesmo de terceiros, em risco! 

Fique ligado!  


  • Economia de combustível


Outro fator importante é que estando o veículo em perfeitas condições de uso e manutenção, naturalmente ele funcionará perfeitamente, conforme foi projetado para tal.


  • Poluição


Outro fator a ser observado é a questão da emissão de gases poluentes na atmosfera. O veículo estando com a manutenção em dia, é naural que emita menos gases, contribuindo assim, você, com sua parte neste fator que hoje além de ser uma questão de saúde pública é uma questão ambiental que impactará diretamente na vida dos nossos filhos e netos.


Recomendo uma olhadinha neste vídeo do canal Mecânica Online no Youtube:




Mas e ai, o que você pensa a respeito disso??? Comente!

Curta: facebook.com/experiencias automotivas


imagens: gerson rodrigues / experiencias automotivas

7 comentários:

  1. depende do ponto de vista... o que eu faço não é o politicamente correto, mas eu compro zero, não faço nada, uso até uns 100mil Km, geralmente troco só correia óleo e filtros, depois compro outro zero e dou o atual de entrada. Para mim é viável, pois preciso ter um carro sempre novo por rodar aproximaamente 80 90mil km por ano. sairia muito caro manter um carro revisadinho. no meu caso compensa mais simplesmente usar e no final do ano trocar de carro. e pela minha experiência, maioria faz isso.

    ResponderExcluir
  2. eu só uso, uso uso, faço o que for necessário. as montadoras criam planos de manutenção absurdos para ganhar dinheiro do povo. na vida tudo é assim... cria-se o telefone...para gastar com creditos, cria-se a televisão para consumir canais pagos, streaming.... maquinas de café, para consumir capsulas, por ai vai... com carros não é diferente... vende-se o carro e ganha-se em manutenção e venda de peças.

    ResponderExcluir
  3. Não é o correto, mas eu só uso, e faço só o que é necessário. Manutenção preventiva, só correia eu troco, mais nada. O resto só troco se vejo que está ruim. Não compensa investir em carro. É dinheiro perdido. Basta colocar numa planilha e ver!

    ResponderExcluir
  4. Manutenção vai do bolso de cada um. eu faço só o que precisa e nunca tive um carro que me deixou na mão

    ResponderExcluir
  5. Só tem que tomar cuidado pra não cair na mão de mecânico picareta que faz o que não precisa, se de fato tiver um mecânico de confiança e entender um pouco de carro verás que é vantajoso manter o carro em dia.

    ResponderExcluir
  6. AH ISSO É SEMPRE UMA QUESTÃO RELEVANTE A SE DISCUTIR. EU ACHO QUE DEPENDE SE VC QUER FICAR COM O CARRO POR ANOS, OU SE TROCA TODO ANO, VARIA TAMBÉM SOBRE O VALOR DO CARRO E DAS MANUNTEÇÕES, QUANDO É POUCA COISA COSTUMO FAZER... QUANDO É ALGO MAIS PESADO E ESTÁ PRÓXIMO AO TEMPO DE TROCAR DE CARRO EU VOU POSTERGANDO E PREFIRO FAZER UM PEQUENO ABATIMENTO NO VALOR DO CARRO PARA QUE O PRÓXIMO DONO FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO E TENHA TAMBÉM ALGUMA VANTAGEM FINANCEIRA, SEM CONTAR QUE UM VALOR MAIS BAIXO, MUITAS VEZES PODE AJUDAR NA HORA DA VENDA DO CARRO. NO MEU CASO FUNCIONOU BEM DESTA MANEIRA ALGUMAS VEZES. PRETENDO CONTINUAR NESTA MESMA LINHA. PARABÉNS PELA ESCOLHA DO TEMA! MUITO BEM COLOCADO!

    ResponderExcluir
  7. Eu uso até se acabar depois dou de entrada em um zero, é praticamente como um carro por assinatura.

    ResponderExcluir

facebook