8 de novembro de 2016

AVALIAÇÃO, TESTE, IMPRESSÕES E OPINIÃO | CHRYSLER 300M | 3.5 V6 | 1999


O carro que vou falar hoje não é um carro comum de se ver nas ruas diariamente. Um carro extremamente clássico, elegante, confortável e bastante forte. Trata-se do Chrysler 300M 3.5 V6, vendido por aqui, importado, no final dos anos 90.

Meu primeiro contato com este carro se deu há aproximadamente 10 anos, quando pela primeira vez tive vontade de comprar um. Nessa época comecei a pesquisar mais a respeito, e quanto mais lia, mais me interessava pelo carro. Nessa época tive a oportunidade de pela primeira vez dirigir um e constatar o quanto o carro eh confortável e forte.

Infelizmente nunca cheguei a comprar um, mas a admiração pelo carro sempre foi grande. Alguns anos depois tive a oportunidade de conhecer e manter a amizade com uma pessoa que possui um belo exemplar - este que ilustra esta postagem - e pude através dele conhecer ainda mais sobre o carro.

Mas vamos falar um pouco sobre o carro. Como se sabe não costumo falar sobre dados técnicos até porque isso acha fácil no Google. Vamos falar das impressões que tenho sobre este modelo. Em primeiro lugar o porte dele chama a atenção, como um legítimo carro americano, ele eh grande, e como legítimo antecessor do 300c, ele é forte! Anda muito.

O ponto que pra mim mais chama a atenção nesse carro é o conforto e maciez ao rodar. O acabamento clássico, fino, elegante, com interior em couro e detalhes em madeira, dão um aspecto de muito luxo e fineza ao carro.

Eu nunca andei em um Ford Galaxie, mas de todos os carros que já andei até hoje, o 300M é sem dúvida alguma o mais macio e confortável, com generoso espaço interno tanto para os ocupantes da frente quanto para os de trás.

Uma coisa que chama bastante a atenção é o desenho harmonioso do painel, com mostradores com desenho bem clássico, e iluminação em uma tonalidade entre azul e verde, de extremo bom gosto.

Seu motor V6 3.5, chama a atenção por ter um desempenho que se destaca ainda hoje, deixando a maioria dos V6 do mercado para trás. Um ponto que talvez tornaria o carro ainda melhor, seria um câmbio mais atual de 5 ou talvez 6 marchas. Para sua época é bem aceitável, ainda mais considerando-se ter a função Autostick, que nada mais é do que a troca manual sequencial das marchas, na época uma inovação, hoje algo bem comum.

O porta-malas assim como tudo o que diz respeito à espaço nesse carro, é generoso. Seus assentos são revestidos com um couro de excelente qualidade, bem macio e resistente, o que faz toda a diferença no conforto do carro.


Eu não gostaria de falar sobre consumo, por nunca ter tido um carro desses, inclusive abro o espaço dos comentários para os colegas leitores que têm essa informação mais precisa, comentarem. Mas pelas informações que tenho, não trata-se de um carro econômico, obviamente, mas para seu padrão, carro grande, pesado, de seis cilindros, motor 3.5 é bem aceitável, sendo mais econômico do que muitos 2.0... 1.8... 4 cilindros do mercado. Tudo é questão de saber utilizar.


O mercado de revenda, como todo importado, dessa idade, não é dos mais fáceis, no entanto, como costumo dizer é o carro para um dono específico. Portanto se o carro estiver em bom estado, íntegro, com manutenções em dia, a venda se dá de maneira mais rápida, sem dúvida.


Sobre a manutenção, como todo carro importado, encontrar peças de reposição no mercado não é tarefa fácil, no entanto, desde que inventaram a internet, o e-bay tudo fica mais fácil. Via importação, pode-se encontrar qualquer peça para este carro sem dificuldade. O grande problema é que estamos sempre sujeitos às taxas de importação, valores de frete e obviamente à variação cambial, já que em geral, compra-se em dolar.


Agora você deve estar se perguntando, o que levaria alguém a comprar um carro já com uma certa idade e manutenção mais cara do que um nacional. A resposta é simples. Como a maioria dos importados, o 300M não é diferente, tem um padrão muito superior aos carros nacionais, qualidade de acabamento, conforto, potência, coisa que só vemos em carros novos acima de 100 150 mil reais. Obviamente, se não for um carro para seu uso diário, o que obviamente demandaria mais manutenção, maior probabilidade de bater, e desgaste natural, é uma ótima opção, observe que encontram-se disponíveis hoje nos classificados carros como este em bom estado, a partir de 25mil reais, ou até menos, com alguma sorte. Um carro popular novo, sedan, completo, como um simples Voyage, hoje não sai por menos de 50 mil reais, preço semelhante ao de um carro médio seminovo, como um Corolla, ou C4, Civic... Ou seja, o dobro do carro avaliado. Obviamente pra quem usa o carro diariamente, faz muita quilometragem, um carro mais novo é melhor, mas para quem usa menos, sem dúvida começa a fazer sentido a idéia de comprar um importado mais antigo.   Agora considere que o 300m já desvalorizou tudo o que tinha pra desvalorizar, ao contrário dos mais novos. Considere ainda que não é um carro visado para roubo. Considere que trata-se de um carro muito mais seguro do que qualquer carro novo mais simples.  É de se colocar no bico do lápis e se pensar não é mesmo?


Para conhecer um pouco mais sobre o carro eu posso recomendar este vídeo do canal Saabkyle04:





A postagem de hoje vai ficando por aqui... Mas este é só o pontapé inicial para o debate, os comentários abaixo ficam abertos para as opiniões, críticas, dúvidas, exposições, dos leitores, proprietários, entusiastas... O espaço é seu! Comente!


Curta:https://www.facebook.com/experienciasautomotivas/




  • Para estimular ainda mais a sua curiosidade, alguns vídeos com comerciais de época:










  •  Abaixo algumas imagens:





































Imagens: Arquivo pessoal
Videos: Youtube


26 comentários:

  1. Que carrão. Nunca andei em um. É bem raro encontrar um desses rodando por ai! Lindo carro! Eu nunca tinha lido nada mais aprofundado a respeito desse carro. Vou pesquisar mais, parece-me um carro bem diferenciado! Estou bem curioso! Postem mais a respeito de carros assim! Sou leitor assíduo do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo,

      Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em poder de alguma maneira ter sido util com esta postagem! Continue lendo nosso blog, e quando comprar seu 300m, compartilhe conosco suas experiências!

      Excluir
  2. Esqueceste de mencionar que foi já o carro que o Collor teve, e houve na época um grande reboliço, pois a Chrysler fez uma propaganda e mencionou algo do tipo: Para ter um 300m nem precisa confiscar as poupanças. O ex-presidente pelo que me lembro ganhou os processos. Tanto que hoje em dia, nem no Google conseguimos encontrar as imagens dessas propagandas.

    Mas quero falar sobre o carro, já tive um, há alguns anos atrás, e hoje, bateu a saudade fui pesquisar sobre ele no Google e encontrei esta matéria.

    Gostaria de parabenizá-los, afinal, poucos falaram sobre este carro tão magnífico. Só tenho elogios ao carro, sem dúvida um dos melhores que já tive até hoje.

    A sua época foi um carro que me chamou muita atenção, foi o meu primeiro carrão. Hoje tenho um 300c de última geração, e não me desperta mais a mesma emoção que eu senti quando pude comprar na época o 300M.

    Mais uma vez parabenizo sua equipe pela postagem. E espero que continuem com matérias deste gênero. Ganharam mais um leitor!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Norberto, agradeço sua contribuição, seu comentário é sem dúvida muito importante. Vamos tentar continuar nessa linha de abordagem aos assuntos. Agradeço sua audiência. E por favor sempre que quiser... comente, compartilhe conosco sua experiência!

      Excluir
  3. Boa dia, sou o propietário do 300M da foto acima e tudo o que foi dito no Blog é verdade, o carro realmente é muito confortável, potente, e chama a atenção onde passa não só pelas linhas orgânicas mas rara de se ver num carro.....economia? olha dirigindo em estrada duplicada, entre 80km/h a 100km/h, carro estando vazio, pneus cheios e tirando o pé de vez em quando pra deixar o carro correr chega-se numa media entre 13.5km/l a 15.km/l, também não pode ter transito atrapalhando..........


    A parte mecânica do carro é bem interessante exibindo um motor V6 3.500cc de 256cv a 6.400 rpm e 34.7 kgfm a 3.850 rpm o motor todo em alumínium (cabeçote, bloco, carter) tem 4 válvulas por cilindros, coletor de admissão em plastico variável em 3 estágios, e todas as juntas e velas são em ligas nobres pra longa quilometragem........é um motor atual que deslocam 1.637kg numa aceleração de 0 a 100km/h em 7.2 segundos ( números de quando o carro era novo e portanto com o motor amarrado) hoje com mais de 130.000 km no hodômetro e portanto motor solto consigo fazer o 0 a 100km/h em 6 segundos, claro tudo com o câmbio no modo sequencial, controle tração desligado, e saindo com o giro alto.......a retomada de 40km/h a 80km/h fica em 3 segundos ou seja mesmo tendo apenas 4 marchas longas que me fazem estar a 1.500 rpm em 80 km/h, mesmo longas elas são bem escalonadas pra serem eficientes em velocidades que estamos usando na maior parte do tempo......máxima de 240 km/h.


    A dirigibilidade dele é exemplar, ela é bem direta e precisa e rápida dando muita segurança numa tocada mais esportiva e/ou numa hora em que vç precisa desviar rapidamente de alguma coisa, num carro popular talvez nas mesmas condições o carro não consiga ter a mesma rapidez e acabe não conseguindo desviar no obstáculo.......e mesmo o carro mesmo tendo 5 metros de comprimento e 1.89 de largura vç não sente que ele tem esse tamanho todo, é muito mais na mão e melhor do que muito carro pequeno pra se dirigir........


    A suspensão dele é independente em todas as rodas, as molas são H&R de fábrica, amortecedores são de dupla ação e a gás, ele tem barras estabilizadoras inferiores e superiores na dianteira e traseira dando muita rigidez e isso tudo é bem perceptível quando se dirige ele, mesmo curvas mais rápidas a estabilidade é grande e vç se sente seguro, os freio e os amortecedores dele são recalibrados e portanto discos maiores e mais rígidos do que os que tinham nos 300M que ficaram nos EUA. O 300M exportação é um carro melhor dimensionado porque ele foi o carro mundial da Chrysler portanto tinha que por obrigação ser melhor nos países que foi vendido fora do EUA.......

    Poderia-se falar mais coisas mas acredito que o principal ou os maiores predicados dele foram listados acima, carro é projeto e não ano e podem ter certeza que é uma excelente compra!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero agradecer toda a contribuição, compartilhando dos seus conhecimentos e sua vivência com o carro. Isso sem dúvida ajudará muitos colegas leitores, que tem algumas duvidas! Obrigado!

      Excluir
    2. Boa noite, ótimo Post, e parabéns por cuidar muito bem do meu carro favorito, e que graças a Deus possuo um em minha garagem! Eu fundei o Grupo 300m Brasil, se puder entrar, para aumentar a interação e experiencias com donos de 300m aqui no Brasil, ficaria grato!
      Me adicione no Facebook para maiores informações, ou chame no Whatsapp.
      Facebook: https://www.facebook.com/rafael.ornellas.3
      Telefone: (14) 99793 - 6728

      Excluir
  4. que carro magnífico! em sua época deveria ser um carro de magnatas. tipicos dos que andam no banco de trás com choffeur. Donald Trump provavelmente já teve um desses rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Woowww!!!Nice car! It's really cool! Nice wheells! Please write some posts in english!

    ResponderExcluir
  6. Thanks for your visit Mike! I hope you come back other times and keep talking in our posts! And... about write some post in your language... maybe... maybe... not yet... =)

    ResponderExcluir
  7. belo carro! sempre pensei em ter um, no entanto nunca pude comprar, uns anos atrás era muito caro, hoje em dia, difícil de manter... achar um em bom estado a venda por um preço plausível. lamentável não vermos mais exemplares como este nas ruas! parabéns por resgatar este clássico! belas imagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um excelente carro. Mas bem procuradinho ainda encontram-se algumas unidades em bom estado =) Obrigado pela participaçao!

      Excluir
  8. It's not only a luxury car, it's a sport car! nice pics! congrats for your blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, it's not only a luxury car. I drove this car once or twice, and I can tell: It's realy a sport car. I don't know if in your language you know the term "sleeper". The Chrysler 300m is one of the best definitions for: Sleeper! Thanks for your comment in this Blog! Please, visit us other times... Follow us at Facebook: facebook.com/experienciasautomotivas

      Excluir
  9. Lindo! Carro de luxo, elegante, clássico, parece um Jaguar, muito estiloso. Gostei muito, eu não conhecia este carro. Pensava que existia somente o 300C. Este carro é bem diferente, uma pena terem poucos rodando por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é um carro bem elegante, e não deve em nada para um Jaguar. Em sua configuração original, é sem dúvida um dos carros mais luxuosos, clássicos e confortáveis feitos na época.

      Obrigado pela sua participação!

      Excluir
  10. parabéns Piter Peterson! Seu carro realmente é muito bonito.
    Também tenho um Chrysler 300 M, que está comigo há 08 anos. Antes eu tinha um GM ômega. Gosto de carros grandes.
    Mas, o 300 M realmente é espetacular, considerando-se também o custo benefício.
    Fotos estão no meu facebook: www.facebook.com/licesio

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente quero dizer que seu blog é realmente muito bom, trazendo informações sobre carros diferentes do que comumente vemos na internet. Segundo, quero parabenizar o proprietário deste carro pelo cuidado, percebe-se como é minucioso nos detalhes. Tenho um 300m totalmente original, e imagino o quão difícil deve ter sido ao proprietário, fazer estas alterações todas, correndo sempre o risco de fazer algo não condizente com o carro. E foi muito feliz em conseguir fazer tantas alterações sendo todas de bom gosto.Principalmente com a roda. Eu tenho o desejo de trocar a roda do meu, mas me falta coragem. Raras rodas ficam bem neste carro, sua roda ficou boa! Parabéns! Gostei muito do seu carro, e gostei muito da matéria parabéns ao blogueiro.

    Sugeriria criarem um canal no youtube falando justamente destes carros que a a grande imprensa deixa de lado... e infelizmente não cairam no gosto do grande público, mas que sabemos, são tão bons, tem tantas qualidades!

    Mais uma vez parabéns ao blog e ao proprietário do carro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia OsvaldoT! realmente a escolha de uma roda pra certos carros é bem difícil, eu diria que carros com desenho arredondado casa com rodas com desenho orgânico ou meio "maluco", já carros quadradões casa com rodas com desenho simétricos ou rodas raiadas.........no meu caso eu fiquei em torno de um ano e meio procurando rodas, e cada vez que entrava nos sites das lojas ou ia pessoalmente nas lojas não tinha nenhuma novidade ou quando tinha era algo que eu não queria ou eu queria mas a furação não dava ou o preço era extratorférico! lembro-me que eu tinha uma lista com 64 lojas, desde lojas do Paraguay, EUA e claro Brasil.......na verdade eu gostaria de poder desenhar a roda do meu carro mas no mais o desenho dela seria quase igual a esta que uso no carro mas ela seria levemente côncava e com raios uns 10% mais espessos, isso dá esportividade e agressividade ao conjunto. Eu tenho um monte de mudanças que ainda quero fazer no 300M mas sou daqueles que faço devagar e tentar curtir ao máximo cada mudança fora que as vezes bate uma preguiça :) ........ Parabéns pelo seu carro Osvaldo T.

      Excluir
    2. Excelente seu relato. O bom deste blog é isto, poder ter o contato direto com as pessoas que fazem o seu carro, e que podem opinar, falar com propriedade sobre eles! Parabéns pelo seu carro.

      Excluir
    3. Olá Osvaldo, me chame no whatsapp ou me adicione no facebook, criei um clube para unir os donos do 300m do Brasil!!
      Abraço!!
      Facebook: https://www.facebook.com/rafael.ornellas.3
      Telefone: (14) 99793 - 6728

      Excluir
  12. Realmente voce está de parabens pela postagem,
    o 300 M e um verdadeiro classico e com certeza vai envelhecer bem pra quem quer ter um belo automovel colecionavel!!!
    sem duvidas uma otima opçao.

    ResponderExcluir
  13. belo carro! tive há uns 10 anos atrás. sem dúvida melhor carro que já tive até hoje!

    ResponderExcluir
  14. Tem um vendendo aqui perto só não swi o valor ,já está na beira da pista tem uns 9 meses ,o carro é lindo mesmo acho q vou vê de perto e o valor.

    ResponderExcluir
  15. O carro é realmente muito bom, eu diria que até melhor que o 300c V6, super confortável, anda muito, só que é péssimo pra revenda tive um impecável, penei pra vender, eu era segundo dono, carro com menos de 50mil km, um verdadeiro ítem de colecionador, demorei mais de ano com ele anunciado nas mais diversas plataformas, por um preço abaixo da tabela, enfim, resumidamente tive que torrar ele por quase metade do valor da tabela... uma pena pois era um carro impecável, sem nada pra fazer, de muitas qualidades, apenas a manutenção que era alto o valor e a questão da revenda que me incomodou bastante. fora isso nenhum problema maior.

    ResponderExcluir
  16. Este da foto está um pouco descaracterizado, mas quando original é um belo carro. Tive a oportunidade de dirigir um alguns anos atrás, até hoje me lembro do conforto desse carro. Infelizmente hoje em dia não tem mais valor, talvez justamente pelo fato de as pessoas tirarem ele da sua originalidade.

    ResponderExcluir

facebook