Nesta postagem vou comentar um pouco sobre um carro adquirido recentemente, que me chamou bastante a atenção em diversos aspectos, o novo Ford Ka, com motor 1.0 de 3 cilindros.
O Ford Ka em questão é uma versão mais básica, ano 2015, porém completo, ou seja, o novo Ka, já vem com os itens imprescindíveis para o dia a dia, de série, como conjunto de vidros, porta-malas e travas elétricas, direção elétrica, ar condicionado e muitos outros detalhes presentes em carros de segmentos superiores.
Certa vez eu li em algum lugar, ou assisti em algum vídeo, alguém comentando, que o Novo Ka, em relação ao antigo modelo, só herdou o nome, e tenho que concordar, ao que parece isto é fato. O carro me impressionou muito positivamente, mas claro tem detalhes que deixam a desejar. Mas vamos começar falando das coisas boas.
O carro de um modo geral é bem interessante, possui uma concepção bem atual, é um carro muito eficiente. Um fator que logo me chamou a atenção é o bom espaço interno e posição de dirigir. O carro tem um teto bem alto, principalmente em relação ao seu antecessor. O espaço interno e bom, o porta-malas atende à necessidade, a ergonomia interna é boa, e o carro traz sempre boas surpresas, como diversos porta trecos, porta-garrafas é um carro que aparentemente foi projetado para ser aproveitado cada detalhezinho de seu espaço interno. Outro fato que chama a atenção é a preocupação em detalhes de acabamento, como o botão de acionamento dos faróis emborrachado, detalhezinhos como o acabamento cromado na manopla do cambio.
O carro já na versão básica possui um sistema de som de boa qualidade, melhor inclusive do que muitos carros de padrão superior, possui conexão Bluetooth e a possibilidade de efetuar e receber ligações através desse sistema. Na versão mais simples não possui comandos de som no volante. A direção elétrica é extremamente leve, muito leve mesmo... Eu particularmente acho bem agradável de conduzir. Outra surpresa boa é sua ignição, como em carros de níveis superiores, ao dar a partida, basta dar uma rápida girada na chave, e automaticamente o carro aciona o motor de arranque até o período necessário para o motor funcionar, diferentemente dos carros convencionais, em que temos que ficar segurando a chave na ignição até o motor funcionar. Outro detalhe, o carro só da a partida se o motorista estiver pisando fundo na embreagem, caso ele esqueça, há um aviso no painel "pisar na embreagem".
Esta versão de entrada não possui computador de bordo, no entanto, vale citar, que é possível sim ter acesso a diversas informações sobre o carro utilizando o modo "test". Posso fazer uma postagem futuramente falando mais sobre isto, mas basicamente, é possível mesmo nessas versões sem computador de bordo, obter a média do computador de bordo em Km/l, velocidade instantânea digital, rotação exata do motor, temperatura, e diversas outras informações, algumas delas, que só interessarão futuramente aos mecânicos que eventualmente farão manutenção nesses veículos. Mas já para sanar eventuais dúvidas, para entrar neste modo é simples, antes de ligar o carro segure o botãozinho do hodômetro e de a partida, fique segurando este botãozinho até aparecer no painel a palavra "test", neste momento você já pode soltar... e aperte o botão e cada vez que apertar aparecerá uma informação.
O motor 1.0, 3 cilindros é de fato, como diz a propaganda potente e econômico, eu tive a oportunidade de dirigir um HB20 e um Up 3 cilindros, e realmente o Ka aparenta ser mais fortinho no que diz respeito ao desempenho. Eu sinceramente não fui atrás de números, ou comparativos, mas esta é a impressão que eu tenho. Em termos de comparativo, é perceptível que o Novo Ka é mais potente que o antigo de 4 cilindros.
O desempenho do carro é bom, claro, lembrando sempre que trata-se de um 1.0. O motor desenvolve rapidamente e é bem elástico, mas vale aconselhar, que para um melhor desempenho, convém andar com o carro em rotações mais altas, e o motor responde de forma bem convidativa. A vibração do motor não chega a incomodar, acho que a Ford acertou muito bem o carro nesse sentido. Ao meu ver, mecanicamente trata-se de um carro impecável.
Um fato a ser destacado é o ronco dele. O motor 3 cilindros traz um ronco bem agradável, sobretudo pra quem estiver acostumado com os bons e velhos 4 cilindros. Ah, não se espante se ouvir de pessoas mais velhas piadinhas comparando seu carro 3 cilindros com os antigos DKW.
O consumo é excelente, na cidade utilizando o ar condicionado não é difícil chegar a médias de 15Km/l e na estrada facilmente se consegue fazer 17, 18km/l ou até mais. Isto obviamente na gasolina, não cheguei a fazer médias ainda utilizando o etanol. A propaganda na TV é muito honesta com o cliente, o carro de fato é econômico.
Observei alguns pontos negativos no carro também. O que mais me chamou a atenção é a qualidade dos bancos, espuma e tecido. A espuma é bem macia, no entanto, com o carro ainda novo é comum observar deformidades, sobretudo nos encostos. É comum encontrar Novo Ka, com as abas dos encostos dianteiros deformadas, de modo a sentir o ferro da estrutura do banco nas costas, e estou falando de carros com 1 ano de uso... 20mil Km rodado... Este acho que foi o grande problema que observei, no entanto, vale lembrar que pode ter sido problema em alguns lotes e é possível que esta falha já tenha sido sanada nas versões mais novas, convém verificar este fato. Apenas achei por bem mencionar o que aconteceu em meu carro e o que observei em alguns outros. O tecido que reveste o banco não é dos melhores que já vi, tenho a impressão de que os concorrentes apesar de também não serem lá aquelas coisas, ainda são um pouco melhores, e mais agradáveis ao toque.
Outro fator que me chamou a atenção negativamente no novo Ka, não é exclusividade deste carro, mas de tantos outros carros pequenos de 4 portas. Se o motorista for de estatura mais alta e necessitar usar o assento do carro nas posições mais de trás para ter um maior conforto e espaço, ele estará sim muito satisfeito nesse sentido, no entanto, a visibilidade ficará bem comprometida, lateralmente, pois a coluna central do carro entre as portas estará bem ao lado de sua cabeça, bloqueando totalmente seu campo de visão, neste ângulo.
Um detalhe que observei ainda é o painel do carro, que ao meu ver é bem atual, possui um desenho muito bem trabalhado com espaços bem aproveitados. O painel se estende até o console, que por sua vez é um pouco largo. O aspecto visual e sua utilização em geral é boa, mas pode atrapalhar um pouco na perna direita do motorista, caso o mesmo necessite utilizar o assento em uma posição mais para frente.
O Novo Ka é um carro que me surpreendeu em muitos sentidos, tem um detalhezinho e outro que não me agradaram 100%, mas que obviamente para alguns não chega a ser observado como um ponto negativo, e claro como qualquer carro, trará uma percepção diferente à quem o utiliza. Estas foram impressões minhas e ao meu ver, o carro é excelente.
O Novo Ka melhorou muito em relação ao seu antecessor e arrisco dizer que chega a ser melhor do que seus concorrentes diretos. O carro me surpreendeu de forma bem positiva, e se me perguntarem se compraria novamente, ou aconselharia a compra, a resposta é sim!
Como comentei desde o início estas foram as minhas impressões sobre o carro, agora eu abro o espaço para as colocações do público. Comente! Conte suas experiências, quais suas impressões, dúvidas, opiniões sobre este carro! O espaço é seu!
Imagens: experiencias automotivas / divulgação
gosto desses carros, tenho um 1.5 e minha esposa tem um 1.0 ambos sao muito bons, até agora nenhum apresentou nenhum defeito. nem mesmo o desgaste do banco mencionado.
ResponderExcluirrealmente o carro é excelente, eu tinha o primeiro, o anterior a esse e tenho agora um desses, sem dúvida o melhor de todos! melhoru demais em relação aos antigos.
ResponderExcluirparabéns pela matéria
é o carro mais economico que ja tive até hj, faz 20km/l no alcool na estrada... e na gasolina faz 23. na cidade faz 14,5 no alcool, e quase sempre com ar ligado!
ResponderExcluirunico defeito eh que tem uns nhec nhec dentro no painel, mas resto o carro eh bem bom.