Nesta postagem vou relatar minhas impressões sobre meu carro de uso diário, uma Saveiro Trend 1.6 2010, de cabine simples.
Trata-se de uma versão bem completinha da Saveiro. Este carro é uma das primeiras Saveiros G5, usa o já conhecido motor VHT EA-111 1.6l 8 válvulas, (104cv no alcool / 101 na gasolina) amado por muitos detestado por outros, sobretudo pelos fãs do antigo AP.
Minhas primeiras impressões ao entrar na Saveiro foram boas, já que eu particularmente confesso esperava algo bem pior. No caso da minha, é uma versão com ar condicionado, que diga-se de passagem gela muiiiiito, direção hidráulica, vidros, travas e espelhos elétricos, bancos em couro, que foram instalados por mim recentemente, alarme com comando na chave, e me impressionou ser uma chave canivete, semelhante dos antigos Audi / Passat.
A caçamba tem um espaço bem legal, capacidade de carga é boa, diversos pontos para amarração na caçamba, protetor do vidro traseiro, rack, o carro é bem eficiente para quem usa para o serviço. Talvez uma das melhores impressões que tive foi essa versatilidade do carro, já que é competente para o uso em serviços e ao mesmo tempo não perde tanto conforto para o uso como carro de passeio. A Saveiro, há tempos já conquistou um público que a utiliza como carro de passeio, e usa a caçamba somente para colocar uma caixa de som, ou levar uma prancha ou algumas cervejas para praia nos fins de semana, talvez por isso a Vw tenha acertado tanto nessa questão de a tornar boa tanto para este fim quanto para o trabalho mais pesado.
Seu desempenho é realmente muito bom para o motor 1.6, o carro é bem ágil, tem um escalonamento de marchas excelente, o câmbio tem engates suaves e precisos. Mecanicamente o carro é simples, não dispõe de nenhuma tecnologia inovadora, mas é robusto, ágil, econômico, e cumpre com louvor o seu papel.
O espaço interno não é lá essas coisas mas melhorou muito em relação à versão anterior, talvez as pessoas mais altas tenham que colocar o banco no último engate para encontrar uma posição mais confortável para dirigir. No caso da minha, mesmo sendo uma Trend, não possui regulagem de altura da direção. Se você tem estatura mediana, até 1.80 eu diria, é tranquilo! Há um espacinho atrás do banco para colocar uma malinha pequena, algumas sacolas, e até uma caixinha de som pequena (claro que não com a litragem adequada, mas dá pra fazer um barulhinho)
O grande ponto negativo fica por conta do acabamento interno, mas que já era de se esperar, repleto de plástico por todos os lados, o que ocasiona ruídos internos inclusive em um carro Zero Km. Outro ponto a se observar foi que senti falta também do computador de bordo, que se não me engano está disponível nas Trend mais novas. Outro ponto negativo é a visibilidade traseira, já que o vidro eh relativamente pequeno e as barras transversais do rack da caçamba atrapalham e muito a visão.
A manutenção como já era de se esperar, é simples e barata. Não tive maiores problemas somente manutenção de rotina. Comprei meu carro usado e está hoje com quase 190mil km e encontra-se ainda em perfeitas condições de uso, não possui nenhum tipo de vazamento, não baixa óleo, não faz fumaça, o carro é mecanicamente impecável.
O consumo é bom, considerando-se que é um carro relativamente forte, e é utilizado diariamente, creio que atende às expectativas. Rodando no etanol, o carro tem feito em média 8... 8,5km/l na cidade (Joinville - uso diário, sem preocupação com economia), percurso de dias de semana e finais de semana, na maioria do tempo com ar condicionado ligado. Na estrada geralmente faz algo em torno de 12 km/l no álcool. Não cheguei a fazer médias na gasolina ainda, mas pelo que pude perceber faz uma economia considerável. A diferença no desempenho rodando no álcool é perceptível, o motor trabalhar de forma mais áspera, sendo mais agressivo e rápido nas respostas.
Eu sinceramente não gosto muito de comentar consumo, porque cada caso é um caso, cada um dirige de uma maneira, cada carro tem um tipo de desgaste e manutenção, cada cidade tem seu tráfego mais intenso ou mais leve, sua topografia, umas cidades com mais morros outras mais planas... Mas coloquei esses números que eu tenho feito pelo menos para se ter uma base.
Eu confesso que sempre tive um pouco de preconceito com a linha Vw, sobretudo pela questão do acabamento mais simples e conforto geralmente um pouco menor que seus concorrentes, mas a Saveiro tem me surpreendido diariamente, por ser bastante robusta e versátil, além claro do seu desempenho. Trata-se de um carro gostoso de dirigir.
Resumindo, o carro atende sua proposta e de uma maneira geral é uma boa compra, seja para uso em serviço ou como carro de passeio.
Qual sua opinião? Você tem também uma Saveiro? Fale sobre ela, sua opinião é importante, lembre-se que muitos leitores estão aqui justamente para saber a opinião e as experiências de quem tem uma. Comente! O espaço é seu!
Curta: facebook.com/experienciasautomotivas
Imagens: Experiencias Automotivas / Divulgação
A caçamba tem um espaço bem legal, capacidade de carga é boa, diversos pontos para amarração na caçamba, protetor do vidro traseiro, rack, o carro é bem eficiente para quem usa para o serviço. Talvez uma das melhores impressões que tive foi essa versatilidade do carro, já que é competente para o uso em serviços e ao mesmo tempo não perde tanto conforto para o uso como carro de passeio. A Saveiro, há tempos já conquistou um público que a utiliza como carro de passeio, e usa a caçamba somente para colocar uma caixa de som, ou levar uma prancha ou algumas cervejas para praia nos fins de semana, talvez por isso a Vw tenha acertado tanto nessa questão de a tornar boa tanto para este fim quanto para o trabalho mais pesado.
Seu desempenho é realmente muito bom para o motor 1.6, o carro é bem ágil, tem um escalonamento de marchas excelente, o câmbio tem engates suaves e precisos. Mecanicamente o carro é simples, não dispõe de nenhuma tecnologia inovadora, mas é robusto, ágil, econômico, e cumpre com louvor o seu papel.
O espaço interno não é lá essas coisas mas melhorou muito em relação à versão anterior, talvez as pessoas mais altas tenham que colocar o banco no último engate para encontrar uma posição mais confortável para dirigir. No caso da minha, mesmo sendo uma Trend, não possui regulagem de altura da direção. Se você tem estatura mediana, até 1.80 eu diria, é tranquilo! Há um espacinho atrás do banco para colocar uma malinha pequena, algumas sacolas, e até uma caixinha de som pequena (claro que não com a litragem adequada, mas dá pra fazer um barulhinho)
O grande ponto negativo fica por conta do acabamento interno, mas que já era de se esperar, repleto de plástico por todos os lados, o que ocasiona ruídos internos inclusive em um carro Zero Km. Outro ponto a se observar foi que senti falta também do computador de bordo, que se não me engano está disponível nas Trend mais novas. Outro ponto negativo é a visibilidade traseira, já que o vidro eh relativamente pequeno e as barras transversais do rack da caçamba atrapalham e muito a visão.
A manutenção como já era de se esperar, é simples e barata. Não tive maiores problemas somente manutenção de rotina. Comprei meu carro usado e está hoje com quase 190mil km e encontra-se ainda em perfeitas condições de uso, não possui nenhum tipo de vazamento, não baixa óleo, não faz fumaça, o carro é mecanicamente impecável.
O consumo é bom, considerando-se que é um carro relativamente forte, e é utilizado diariamente, creio que atende às expectativas. Rodando no etanol, o carro tem feito em média 8... 8,5km/l na cidade (Joinville - uso diário, sem preocupação com economia), percurso de dias de semana e finais de semana, na maioria do tempo com ar condicionado ligado. Na estrada geralmente faz algo em torno de 12 km/l no álcool. Não cheguei a fazer médias na gasolina ainda, mas pelo que pude perceber faz uma economia considerável. A diferença no desempenho rodando no álcool é perceptível, o motor trabalhar de forma mais áspera, sendo mais agressivo e rápido nas respostas.
Eu sinceramente não gosto muito de comentar consumo, porque cada caso é um caso, cada um dirige de uma maneira, cada carro tem um tipo de desgaste e manutenção, cada cidade tem seu tráfego mais intenso ou mais leve, sua topografia, umas cidades com mais morros outras mais planas... Mas coloquei esses números que eu tenho feito pelo menos para se ter uma base.
Eu confesso que sempre tive um pouco de preconceito com a linha Vw, sobretudo pela questão do acabamento mais simples e conforto geralmente um pouco menor que seus concorrentes, mas a Saveiro tem me surpreendido diariamente, por ser bastante robusta e versátil, além claro do seu desempenho. Trata-se de um carro gostoso de dirigir.
Resumindo, o carro atende sua proposta e de uma maneira geral é uma boa compra, seja para uso em serviço ou como carro de passeio.
Qual sua opinião? Você tem também uma Saveiro? Fale sobre ela, sua opinião é importante, lembre-se que muitos leitores estão aqui justamente para saber a opinião e as experiências de quem tem uma. Comente! O espaço é seu!
Curta: facebook.com/experienciasautomotivas
Imagens: Experiencias Automotivas / Divulgação
ótimo carro, mas tenho duvidas qual eh melhor saveiro montana strada
ResponderExcluirdetesto vw
ResponderExcluirTenho uma Trend G5 2010 cabine simples, peguei zero km, está hoje com 280mil Km, até hoje não tive nenhum problema que foi necessario abrir motor, somente coisas de manutenção, desgaste natural, embreagem, amortecedor, essas coisas. O carro é muito bom mecanicamente, sem duvida muito superior as antigas g3 e g4 que também tive e incomodavam bastante. Já tive 1.6 1.8 ap, muita gente defende o antigo motor, mas sejamos sinceros, ele tem problemas de arrefecimento, não é eficiente, anda menos e bebe mais do que o atual ea111 famoso vht que equipa a linha vw g5.
ResponderExcluir