Omega 4.1 e Omega 3.0, motorizações que equipavam as versões mais caras do Omega, ainda hoje geram bastante discussão. Qual o melhor?
Até onde se sabe o motor 3.0 foi descontinuado na Europa, o que motivou a substituição pelos velhos conhecido 4.1. O motor 3.0 de padrão europeu, extremamente forte em todas as rotações, em especial as mais altas, já o velho conhecido 4.1 com o típico padrão americano, motor robusto, com muito torque em baixa rotação. Ambos muito fortes.
Mas e os números o que dizem?
O Omega 3.0 tinha 165cv a 5800rpm, 23,5kgfm de torque a 4200rpm, o que o levava de 0-100km/h em apenas 10,2 segundos, e a uma velocidade final de 204,5km/h (esses são números oficiais, com medições de época, mas não é difícil encontrar no youtube, carros andando bem mais rápido que isso).
Já o Omega 4.1 tinha 168cv, 3 a mais que o 3.0, 29,1kgfm de torque a 3500rpm, números superiores ao do 3.0, no entanto na pista os resultados do 3.0 eram algo melhores, já que o 4.1 levava 11,1 segundos para chegar de 0-100km/h, e oficialmente chegava a 202,9km/h.
O motor 3.0 é um legítimo Opel de seis cilindros, de manutenção, obviamente um pouco mais cara, com alguma dificuldade hoje de se encontrar determinadas peças, mas até onde se tem relatos, um motor muito robusto, inimigo das oficinas, não costuma quebrar.
O 4.1 é nosso velho conhecido, herdeiro do bom e velho seis caneco do Opala, obviamente com as devidas melhorias, o que o tornava um pouco mais eficiente em termos de desempenho e consumo. Não sei se é fato ou apenas mais um boato de internet, mas já li que essas melhorias em cima do motor do Opala, foram feitas na época por engenheiros da Lotus, e que além da injeção, esse motor teve uma série de peças otimizadas, com redução de peso e outras coisas mais... Trata-se também de um motor muito forte, robusto difícil de quebrar, porém esse com um custo um pouco menor em manutenção. Outra característica clássica do 4.1 é o som produzido por esse motor no escapamento original, para mim até hoje um dos mais belos.
Bom, motor nunca foi o calcanhar de Achiles do Omega, pelo contrário, faz fãs até hoje!
Agora, responder a pergunta inicial é tarefa difícil, qual o melhor? Sinceramente existem fãs do 3.0 e do 4.1, ambos são bons, cada um com suas qualidades, eu estaria sendo injusto em apontar um ou outro como o melhor. Os números e características principais foram apresentados, tire suas próprias conclusões e faça sua escolha! Se tiver alguma experiências ou opinião e quiser compartilhar, sinta-se a vontade para comentar! O espaço é seu!
Curta: FACEBOOK.COM/CARROSJOINVILLE
Imagens: Divulgação GM/Opel
3.0 sempre, OPEL é OPEL ! Motor alemão de verdade. Tá pra ser feito motor melhor ainda. Forte, veloz, resistente. Um projeto bem feito. Deixou Saudade!
ResponderExcluirA melhor opção é por um AP 2.0 na nave. Teria um rendimento muito superior!
ResponderExcluiraff saba de nada ap 2.0? que porr..aaa é essa kkkk vc quer comparar uma bicicleta com uma 1100 kkkkkk obs tenho um omega 97 4.1 nave dimais nao tem igual e o 3.0 a mesma coisa para quem gosta de carro e nao de carrocas kkkk
ExcluirEsses APzeiros não tem limites pra passar vergonha kkk
Excluir4100 é um clássico e faz bonito até hoje
ResponderExcluirtbm sou fã do 3.0 por ser superior... mas o ronquinho do 4100 não tem até hoje pra superar! saudades do meu 97
ResponderExcluirO MELHOR EH O 2.2 QUE NAUM BEBE TANTO.
ResponderExcluirnão quer gastar com gasolina anda de bicicleta!!!
ExcluirKkkkkkkk
Excluirtenho um 3.0 e to nem ai pra gasolina!
ResponderExcluirTenho 3.0 nao troco em 4.1
Excluir3.0 comedor de ap
ResponderExcluirSou fã dos dos motores o 3.0 andar 1,5 segundos a mais que o 4.1 porem se tratatando de ronco x peças x manutenção x mecânica mais em conta já que vivemos no Brasil o 4.1 motor de opala modificado seria a solução para quem quer ter um bom clássico de luxo.
ResponderExcluir4.1. no 0 a 100 em 11 segundos. Questionável esse teste, em vários outros testes fez menos de 10.
ResponderExcluirBoa tarde gostaria de saber se o câmbio 4.1 é igual ao 3.0 gracias
ResponderExcluirAcho que isso é gosto particular. Ambos tem muitas qualidades, eu gosto mais do 4100.
ResponderExcluirPerfeito caro Anônimo. Meu irmão mais velho tem um CD 3.0 que comprou 0 KM na concessionária; eu tenho um GLS 4.1 completo, que tenho há muitos anos. Cada um tem uma preferenciazinha pelo seu próprio Absoluto, mas por motivos mínimos e discutíveis.Gisele Bundchen ou Sophia Loren? Eu prefiro a Sophia, masnunca diria que não amo a Gisele...
ExcluirExcelente analogia! PEnso da mesma forma!
ExcluirAmbos pra mim são naves
ResponderExcluirGente vcs tem grupo de whatsapp que fala sobre isso, conheci o ômega agora e tô juntando dinheiro pra comprar 1.. eu gostei do 4.1 mas pelo que estou vendo aqui o 3 tbm é bom e gostaria de conversar mais sobre assunto com vcs em um grupo, estou pesquisando em tudo e quero aprender tudo sobre..
ResponderExcluirCom 1 litro a menos o 3.0 gera praticamente a mesma potência, só por isso já é superior porém, no torque há uma diferença significativa, ponto pro 4.1
ResponderExcluirPela facilidade vamos de 4.1, mas pelo desafio partimos pro 3.0, tanto que estamos caçando um cabeçote 24v desse motor na Europa e, encontramos. Aí quero ver 4.1 fazer frente ao 3.0 kkkkkkkkkkkkk
O 4.1 é melhor, eu tive um 4.1 97 novo na época, era um bom carro, o 3.0 já era um motor aposentado na europa, não era ruim, ao contrário, mas o 4.1 era de giro mais baixo, bem ao gosto do brasileiro. Na estrada digo que eram pau a pau, mas no dia a dia o 4100 era bem melhor, aliás é ainda hoje. A única coisa q não prestava nesses carros era o câmbio automático. Como incomodaram..
ResponderExcluir