3 de setembro de 2012

AVALIAÇÃO: MONZA GLS 2.0 1996

Após muitas postagens sobre carros da GM, porque não falar de um clássico??? O carismático Monza! A história do nosso Monza já vem da Europa, no finalzinho dos anos 70, início dos anos 80. Ele tem sua produção iniciada por aqui em 1982, na versão hatch com motorização 1.6. Os anos foram passando e vieram novas motorizações: 1.8, 2.0, alcool, gasolina, novas carrocerias: sedã 2 portas, sedã 4 portas, diferentes versões, mais simples, mais luxuosas, mais esportivo... Enfim, o carro teve diversas versões com equipamentos diferenciados. Um carro que foi cativando o público, e trazendo fãs até os dias de hoje.


No início dos anos 90 ele teve uma reestilização bastante marcante. Tomando uma forma mais moderna, com a frente e traseira modificados, bem como demais detalhes internos e externos, e técnicos.  Esta versão foi apelidada de Monza Tubarão ou Monza Bicudo. Assim como nas versões anteriores, esta também foi um grande sucesso de vendas e agrada o público até hoje.


Conta-se que o Vectra de primeira geração, não foi sucesso de vendas, por conviver lado a lado com o Monza, e que a GM sacrificou ele em 1996 para não correr o risco de fracassar no lançamento do Vectra B (segunda geração). Se é fato não se pode afirmar, mas é o que se comenta nos Forums, Blogs e Sites por ai...


A série final do Monza é a que falamos hoje. Em especial a GLS 2.0, que contempla um Monza bem completinho, com detalhezinhos que o deixaram bem atualizado, como as rodas do Kadett GSI e Volante e tecido de estofamento do Vectra A, e algumas coisinhas mais...


Obviamente nem tudo é perfeito, a versão GLS 1996, não possuía de série o câmbio automático (alias nunca vi nem em opcional, mas dizem por ai que existe), não possuía o painel digital e computador de bordo do Classic, nem os freios ABS e disco traseiros do Monza Hi Tech, bancos em couro... Mas vinha de série com Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Vidros e Travas Elétricas, Faróis de Neblina, o que o tornava um carro bem completo por um preço interessante - na época em torno de 10 mil reais a menos do que um Vectra GSI.

O Monza 1996 apesar de já ter seu desenho mostrando os sinais da idade ainda se mostrava um excelente opção de compra. A produção se encerrou neste ano, o que faz do modelo 96 uma peça de coleção. Os colecionadores já começam a atentar para os carros dos anos 90, como Corsa, Kadett e Vectra GSI, Omega, Gol GTI, Saveiro Summer, Escort XR3, por ai vai... O bom e velho Monza desperta já há algum tempo a atenção dos colecionadores, as versões mais cobiçadas são os SR, EF500, Classic, Hi Tech, e o derradeiro GLS 1996.

O Monza é sem dúvida um carro de muitos predicados. Sua elogiada robustez, fez história, aliada ao conforto digno de carro de luxo. A estabilidade, sobretudo das versões mais novas também foram destaque. Seu grande porta-malas, motor de potência satisfatória também sempre foram muito elogiados. Uma questão que gera bastante controvérsia é o consumo, uns dizem beber muito, outros dizem que o carro consome menos que um isqueiro. Minha versão da história: Monza 96 2.0 a gasolina em boas condições mecânicas, andando civilizadamente, na cidade alternando em transito leve, moderado e pesado, com ar condicionado ligado em 75% do tempo aproximadamente, abastecido com gasolina comum faz em torno de 8,5km/l. Na estrada o mesmo carro abastecido com gasolina comum, rodovia plana, 5 adultos a bordo, porta-malas abarrotado de carga, ar-condicionado ligado o período inteiro, a uma média de 120km/h o carro fez 14 Km/l. Não chega a ser um 1.0 no GNV de economia, mas são marcas excelentes para um carro 2.0, espaçoso e confortável. Sabe-se de pessoas conseguem fazer perto de 10Km/l na cidade. Resumindo ao que sei é um carro que atende perfeitamente sua proposta sendo econômico, dentro de sua categoria.

Os defeitos apontados ficam por conta do peso do carro, que aumentam um pouco o consumo e desgaste de pneus, mas nada que seja um problema de fato. Outro ponto é a altura da posição de dirigir, um pouco baixa, o assoalho do carro em si eh um pouco baixo e o design antiquado do painel acaba ampliando essa sensação. Mas também não é algo que chegue a ser prejudicial.

A confiabilidade desta família de motores já é uma velha conhecida do público. Tanto que o motor é utilizado até os dias de hoje, com poucas alterações que o deixam ligeiramente mais atualizado, econômico e potente. Muitos criticam a utilização do bom e velho motor nos carros atuais da GM, com razão, afinal os Ecotec são motores mais eficientes, no entanto de manutenção mais cara do que os velhos "Monzatech". O tempo quem sabe vai baratear os custos de manutenção dos novos e transformá-los em uma nova preferência nacional. Eu afirmaria sim, que os antigos 2.0 GM são talvez mais duráveis que os antigos tão elogiados AP da VW. Muitos devem estar me criticando ao ler isso, mas eu mantenho a opinião.

Nos dias de hoje ainda é relativamente fácil encontrar Monza tanto dos primeiros quanto dos mais novos, em bom estado. Ele ainda atende com louvor as expectativas de antigos compradores e não é difícil encontrar relíquias na garagem de senhores aposentados, nos estacionamentos de clubes de idosos... Brincadeiras a parte, mas o bom e velho Monza está em todas as classes, nas garagens de pessoas mais abonadas que não querem se desfazer do seu clássico, na garagem de muito gurizão que compra seu primeiro carro e coloca aros de astra e som de alta potência, nas obras, com pedreiros puxando suas betoneiras e ferramentas, na classe média como carro de família.

O Monza é sem dúvida um clássico que entrou na história por meio de suas muitas qualidades. Veremos muitos rodando ainda por vários anos. Dizem por ai, até mesmo que ele é herdeiro do Fusca, no quesito "pau-pra-toda-obra", e por sua manutenção barata e simples. O fato é que o Monza está na memória e nos corações dos brasileiros.

E vc tem algo a falar sobre o Monza?Comentários?Alguma história legal? Concorda com o que foi escrito? Discorda? O espaço é seu!

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28 comentários:

  1. 。◕‿◕。 O melhor sistema para a sua Smart TV www.smarttvhd.com.br

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  3. Meu pai tem um monza 91 sl/e 2 portas á 5 anos. No começo eu não gostei do carro, achei ele grande, feio. Mais não tive dúvidas, quando eu dirigi ele pela primeira vez meu coração bateu mais forte em um chevrolet. Hoje Monza é meu, tenho um corsa e não abro mão do meu tubarão!

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  4. KI O MOTOR É + POTENTE E RESISTENTE QUE O AP,NÃO RESTÃO DUVIDAS..MOTOR OHC O MELHOR MOTOR DE PEQUENO PORTE JA FEITO NO BRASIL

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  5. marauder: po##as!! queria ter um!!

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  6. Eu tive um Monza gls 94 durante 5 anos, e não me incomodou com problemas mecânicos durante esse tempo. Fiz a burrice de trocar por um Marea e me arrependi amargamente.

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    1. Tive o Monza e o Marea e te digo que não da pra comprar um com outro pois existe muita diferença de um projeto para o outro. O Monza era fantastico na sua epoca e o Marea foi fantástico na sua época

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  7. Muito bom seu post! tenho um Monza Club 2.0 1994, ar, direção vidros travas eletricos, regulagem de direção e farol e freio a disco na trazeira, o carro tem boa estabilidade, o consumo melhor que o do Astra 1.8 desempenho muito bom para um carro 94.

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  8. Realmente concordo, muito boa a matéria sobre o inesquecível TUBARÃO.
    Tenho um GLS 94, minha esposa tirou sua primeira habilitação e pediu que eu trocasse por um carro menor, já comprei outro mais moderno e não tenho condições de ficar com dois veículos. Ele está muito bom, completo de tudo. se alguem se interesar ou conhecer alguem que queira, pode fazer contato para agendar uma vistoria. Grande Abraço.
    Fonseca (21) 8059-3860 TIM

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  9. Os Monzas ainda rodam por ai o Santanas ja se acabaram restam um ou outro, Isso é prova ja sua robustez

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  10. É ISSO AI PESSOAL, OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS, PELO VISTO REALMENTE O BOM E VELHO MONZÃO ESTÁ NO CORAÇÃO DE TODOS. EU TIVE QUE ME DESFAZER DO MEU RECENTEMENTE, MAS FOI COM DOR NO CORAÇÃO, PENSEM NUM CARRO DE COLECIONADOR, 100% PERFEITO, 1996 ÚLTIMA SÉRIE... POIS BEM... ELE SE FOI, MAS FICOU NO CORAÇÃO! UM EXCELENTE CARRO!

    OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS PESSOAL

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  11. pra mim ainda e o melhor carro que tem e um carro otimo de tudo amo esse carro deveria sair novos modelos de monza parabens por fabricaren este carrao

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  12. Discussão polêmica: Qual o melhor Monza, o quadrado ou o tubarão?? Decidam...

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  13. Olha, eu particularmente gosto muito do última série 1996 4 portas, mas a elegância dos classic quadrados também não deixa por menos. Eu fico em cima do muro hehe

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  14. Comprei um e tçgostando muito e sem parcelas carrão muito macio e forte todumundo que anda nele gosta

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  15. Show de bola! Parabéns pelo post, tenho um GLS 96 vermelho, uma relíquia :)

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  16. Meu também era um gls 96, um carro que dispensa comentários, muito bom! sou só elogios!

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  17. Meu pai tem desde 1997,um Monza Clube 2.0 gasolina ano 94.
    O carro é muito confortável e nunca deixou agente na estrada. Ele foi usado continuamente por nossa família até 2006.Desde então ele tem rodado pouco(esta com 163.000 Km) pois adquirimos carros menores e mais econômicos.
    Resumo da ópera:é um carro maravilhoso,mas como seu consumo é alto para os "padrões dos 1.0",virou relíquia na nossa garagem.

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  18. Gostaria de sabe por que o meu monza 96 gls a cosolina ta gastando muito conbustivel

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  19. Pq o meu monza 96 gasta muita gasolina

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  20. Eu sou EDI tenho um Monza sle 2.0 1986 modelo 1987 acabei de Reforma-lo não troco por um Novo é alcool
    super economico macio.Depois que reformei nego diz que saiu da fabrica

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  21. A questão do consumo do Monza é muito complicada, ouvem-se relatos de todos os tipos, claro que tem todas as variáveis, trânsito que o carro anda, local, topografia, clima...tudo influencia no consumo... além claro da manutenção... Mas é fato que o Monza mais novo, com injeção, à gasolina, é um pouco mais econômico que os demais...

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  22. tenho um gls 96, e guardo como um tesouro, já é um classico, logo será mais uma raridade!

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  23. MONZA É DEMAIS, ACHO QUE TODA FAMÍLIA JA TEVE UM... PRINCIPALMENTE OS AVÔS. É UM CARRO MUITO BOM. SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES CUSTO BENEFÍCIO DOS CARROS ATÉ 8..10MIL REAIS. MANUTENÇÃO MAIS BARATA QUE FUSCA!

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  24. Eu tenho um monza 96,hoje esta muito baqueado mas o motor esta otimo,eme ja fez 600 km com um tanque de gasolina comum, com 5 passageiro e o porta mala lotado, não tenho que reclamar e um carrro espaçoso comfortavel, esta rodando ate hoje, esta presizando de uma boa reforma geral

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    1. Eu sou suspeito em falar, sou um grande fã do modelo e tantos outros da linha GM, mas considerando, o conforto, espaço, robustez que o carro oferece, por um valor tão pequeno... Não é difícil entender porque o Monza ainda hoje tem tantos fãs! Eu simplesmente adoro.

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