14 de agosto de 2012

21 DE AGOSTO - BMW EM SC - AGORA VAI?


Como fãs da marca estamos acompanhando de perto esse processo de vinda da montadora para o estado. Depois de muita enrolação, parece que estamos chegando "nos finalmente". O governador disse para guardar o dia 21 de Agosto na mente... o que será que ele quis dizer com isso??? Bem, segue a matéria do jornal A Notícia de hoje e entendam mais do que falo:

Depois comente o que vc acha disso tudo?

Aproveite e curta nossa fanpage: facebook.com/carrosjoinville


Governo de SC pretende assinar em agosto contrato para BMW em Araquari

Carta será entregue nesta terça na Alemanha e revela que governo já conta com unidade. Proposta é assinar contrato dia 21

Claudio Loetz | claudio.loetz@an.com.br
— Não posso me adiantar nos detalhes, mas guarde esta data: 21 de agosto.

A frase é do governador Raimundo Colombo, referindo-se ao anúncio formal da vinda da montadora alemã BMW para Araquari. 

A data será emblemática, com a provável assinatura dos contratos da fabricante de carros com a União e o Estado de Santa Catarina, em Brasília e em Florianópolis, para instalar fábrica de automóveis em Araquari.

— Fizemos esta proposta de data aos executivos da montadora alemã, e agora só depende da agenda deles —, revelou Colombo, na saída da sede da Acij, depois de apresentar texto do edital de licitação de obras de duplicação da avenida Santos Dumont às lideranças empresariais.

Os secretários do Desenvolvimento, Paulo Bornhausen, e dos Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes, vão entregar nesta terça, em Munique (Alemanha), uma carta de Raimundo Colombo aos executivos da fábrica de carros. Nela, o governador diz: “BMW, bem-vinda a Santa Catarina.


O Estado sempre foi muito cauteloso com manifestação pública sobre o assunto. Há um acordo de confidencialidade com a empresa para não haver vazamento de informações. 

Ao dizer que até já propôs data de assinatura de termo de compromisso, Colombo tem 100% de certeza da escolha de SC para o investimento. Isto significa que acredita estarem superados todos os aspectos técnicos (legislação e incentivos fiscais, licenciamento ambiental do terreno escolhido às margens da BR-101 e fornecimento de energia e gás natural, por exemplo).


Até recentemente, Campinas (SP) continuava no páreo, numa espécie de “segurança” para a BMW se Santa Catarina falhasse no cumprimento de exigências. Mas nos últimos três meses, o Estado de SC foi procurado para detalhar vantagens competitivas e aprofundar estudos técnicos em variadas áreas. 

Assim, Araquari ganhou a preferência. De terça em diante, é questão pontual, de ajuste de agendas entre as partes. É disto que os secretários tratam, nesta terça, em Munique.

MP 563

O fator que dificultava a decisão da multinacional alemã era a demora na construção do texto da medida provisória 563, que cria o regime automotivo federal, com regras que permitem à alemã ser competitiva na disputa pelo mercado brasileiro de automóveis com as empresas já com negócios consolidados no País. 

O Senado aprovou a MP na semana passada, e, então, é questão formal: basta a presidente Dilma Rousseff sancioná-la.

Definido este aspecto, o Estado também trabalha na formatação de um regime estadual de regras com legislação consolidada própria e específica, que seja atraente não só para a BMW, mas que igualmente atenda aos interesses de outras fábricas de veículos.

O investimento da montadora alemã será de R$ 1 bilhão e a unidade vai criar 1,5 mil empregos na primeira etapa. O início da produção de veículos está previsto para 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

facebook