19 de janeiro de 2011
AVALIAÇÃO: CORSA WIND 1.0 - 1995 E 2000
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Em 1994, época em que se iniciava a era dos 1.0, quando os carros populares mais modernos que tinhamos eram o Fiat Uno e o Gol quadrado, a GM inovou trazendo da Europa o novíssimo Corsa, carro com formas arredondadas,harmoniosas. Seu desenho era composto por linhas de continuidade, coisa rara a época. Resumindo, o carrinho foi uma revolução na época, tanto que muito rapidamente a Vw lançou o seu grande sucesso "Gol Bola", a Fiat lançou o palio, a Ford arredondou o Fiesta, lançou o Ka um pouco mais adiante.
É sobre este grande sucesso que hoje eu quero fazer a avaliação. Posso falar com bastante segurança sobre o modelo por ja ter tido 2 destes na garagem sendo que um deles por praticamente 4 anos. O corsa teve sua produção nos modelos Hatch 2portas, Hatch 4 portas, Sedan, Wagon, Pick Up, seu também origem ao Tigra. Teve variações de modelos desde o Wind, Super, GL, algumas versões especiais como o Champ, Piquet, e é claro o seu modelo top GSI. Ele teve motorizações 1.0 efi, 1.0 mpfi, 1.4, 1.6 8v, 1.6 16v, enfim o carro teve muitas variações. Os carros a serem avaliados neste post são um Wind 1.0 efi 1995 e um Wind 1.0 mpfi 2000, praticamente o mesmo carro, mas com suas diferenças a serem consideradas.
Os modelos em questão visualmente são muito semelhantes, o que os difere são o face-lift de 99 que alterou alguns detalhes como parachoque capô, farois/lanternas, detalhes mínimos de acabamento interno, como o tecido dos bancos e portas, fundo do painel, calotas, cambio e a injeção multiponto adotada já em 97 se não me falha a memória. Com certeza esqueci muitos itens, mas de uma maneira geral as diferenças são essas.
O carro em questão de conforto e qualidade de construção está bem acima de seus concorrentes na época. O corsa é um carro extremamente econômico, claro, sabendo-se andar em um carro 1.0 que tem suas limitações. O modelo efi, mais antigo, é notávelmente mais econômico que o mpfi, mais novo, creio eu que devido às mudanças na injeção e caixa de marchas de uma versão para a outra. No entanto o mais antigo é um carro bem menos esperto que o mais novo. A diferença é grande! O modelo mais antigo eu cheguei a fazer 19km/l em estrada andando na média de 80Km/h, na cidade ele fazia com muita tranquilidade 15km/l, no entanto se vc tem um pouco de pressa esse definitivamente não seria um carro para vc. Ele é extremamente lento, sobretudo acima dos 110 ou 120km/h, o carro em questão é bastante limitado, chegando aos 130km/h passando disso somente morro abaixo. Penso que talvez devido ao uso do cambio tipo 4+E, ou seja quatro marchas para velocidade e a quinta somente para economia, que baixa bastante a rotação em velocidade de cruzeiro, mas também não o proporciona força para embalar mais.
Já o modelo mais novo não tem estas limitações, anda bem mais que o antigo, no entanto consume um pouco mais, mas nada que assuste o bolso do motorista.
Certa vez, com o modelo antigo, eu decidi colocar as rodas do Vectra GLS 98, 14 ou 15 polegadas nem lembro bem, não coloquei pneus de perfil baixo como seria o ideal. O carro ficou ainda mais fraco, e pior, perdeu toda sua economia, pois o coitado se esforçava muito para se movimentar. Em uma ocasião aconteceu uma cena irônica e que ao mesmo tempo me fez decidir por voltar as rodinhas originais: Fui subir um morro, pavimentado - nada muito absurdo, que com pouco embalo qualquer carro 1.0 subiria em segunda marcha - com 5 pessoas dentro do carro. Eu conhecia o carrinho que tinha por isso já fui em primeira marcha, porém o carro na medida que subia o morro perdia rotação, ao ponto de quase morrer, e após queimar muita embreagem tentado fazer o coitado subir, tive que descer o morro de ré e embalar muito o carro para conseguir subir o tal morro. O consumo dele com as rodas grandes ficava na média de 10km/l na cidade, isso se não fosse menos. Resumindo, o carro é muiiiiiiito econômico mas em sua configuração original.
Ambos modelos são carros ótimos para dirigir, entram em qualquer vaga de estacionamento, não necessita de direção hidráulica pois são os carros sem DH, mais leves que ja tive a oportunidade de dirigir. O porta-malas é adequado à sua categoria, o espaço interno é também muito bom, melhor até mesmo que o do Celta o qual teve origem a partir da plataforma do Corsa em questão. O painel é extremamente funcional e tem-se tudo a mão. Um ponto a se destacar é a visibilidade do carro, muito boa, pessoas de estatura inferior a 1,60 por exemplo, dirigem o carro com muita tranquilidade tendo uma visão bastante ampla.
Ao contrário da maioria dos blogs especializados eu costumo sempre defender os motores GM que se originaram a partir do motor do Monza, que apesar de sua já famigerade idade e limitações é um motor extremamente confiável e muito barato de se manter. No primeiro corsa eu n ão gastei 400 reais em revisões em quase 4 anos, não tive gasto algum com defeito mecânico, os únicos gastos foram os de manutenção preventiva de rotina, e olha que o carro não era 0KM, peguei ele com 50 mil km e vendi com menos de 80mil km. Já o modelo mais novo ficamos com ele menos de um ano, este já estava um pouco mais rodado, com quase 100mil km, no entanto posso afirmar que era um excelente carro e por seu estado de conservação, não daria manutenção tão cedo.
Após vender o Corsa 95 sempre pensei em ter um GSI, ainda penso em um dia comprar um desses inclusive, este sim é um carrão, tem todas as qualidades dos Corsa e ainda algo a mais... uma motorização interessante, e um pacote de opcionais bem completo, desempenho respeitável e consumo moderado. Inclusive se alguem tiver um GSI e quiser comentar o espaço está aberto.
A propósito comentei somente sobre 2 modelos, se vc concorda, discorda, ou tem outras opiniões sobre estes ou outras derivações do Corsa este espaço é democrático, vc é convidado a colocar sua opinião!Vamos construir uma avaliação bem completa que possa servir de base para quem busca um carrinho semelhante. Pode ser via comentário ou ainda via email: carrosjoinville@hotmail.com
Texto: G Rodrigues
Imagens: Arquivo pessoal / Divulgação
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O CARRINHO É ÓTIMO, APRENDI A DIRIGIR COM UM DESTES, FIZ AUTO ESCOLA COM UM CORSA, E JÁ TIVE 2, UM 98, QUE FOI ROUBADO E DEPOIS UM 2001 4PORTAS QUE TENHO JÁ TEM 5 ANOS!O CARRINHO É ÓTIMO.
ResponderExcluirGostei do post, é bem útil mesmo, assino embaixo do que foi escrito, só o meu deu uns probleminhas no comando, mas já tava bem rodado.
ResponderExcluirTive um 1.0 mpfi 96 e segurei até abril do ano passado, carro muito bom, economico, estavel para sua categoria ( quem ja andou de gol sabe hehehe) o motor nao andava muito mas era bom
ResponderExcluirah e nunca deu problema
Anônimo, vc resumiu em uma frase td q eu procurei dizer... carro economico, estável, motor meio lerdinho, mas muito economico e confiavel =)
ResponderExcluirvc tem razao, o meu era assim tbm, e muitos outros relatos que tenho falam o mesmo!
quanto a estabilidade em relação ao gol vc tbm tem plena razão o carrinho eh demais, isso comparado ao gol, agora compara com um uno antigo pra ver, dai vc vai ver o carrao que eh ehe
valeu pela participação amigo!
tenho um 95, nao me arrependo de telo comprado e um otimo carro
ResponderExcluiranonimo, pelo visto esta é a opinião da grande maioria né?
ResponderExcluireu mesmo hj tenho um celta que é bastante semelhante, mas noto como ele é inferior ao corsa 95 que tive.
Era EXATAMENTE um post assim que eu precisava, eu estou querendo comprar meu primeiro carro, e o q eu pretendo gastar é algo em torno de 10mil, só consigo ter esse carro em vista, seria uma boa para mim?
ResponderExcluirJá andei muito em um GSi que um amigo do trabalho tinha.
ResponderExcluirO carro é show mesmo.. ABS, teto solar, motor bem forte, DH.. enfim, não falta nada.
tive um, o carro eh otimo mesmo, e mto bonito
ResponderExcluirEstou com um 99 já faz alguns meses e a questão da ecônomia, não chega a fazer tudo isto que você comentou faz é excelente.
ResponderExcluirO Motor é fraco mesmo, mas nada que faça diferença na cidade, com o tempo, você aprende a necessidade de reduzir as marchas, o que pra quem tava acostumado com 1.8 como eu foi preciso rs.
Fora isto, estou adorando, prefiro sair com com el do que com o do meu pai, da pra estacionar numa boa, pois além de caber em qualquer buraco, a visão dos espelhgos é quase 100%.
O Meu veio sem o "acendedor de cigarros" será que dá pra comprar e instalar?
dá sim, tenho um 97/98 só que tem que comprar o cinzeiro pois o acendedor e colocado lá e verificar se tem o chicote no meu tinha.
ExcluirEu tenho um 99/2000, adquirido em 2008 com 40.000Km está com 85.000Km, excelente carrinho! trio elétrico, limpador e desembassador traseiro, coloquei película e um rodado, mas devido ao fato de, nas férias fazer uma viajem a Goiás, tentei fazer a média de gasto de combutivel: 15,5km/l calculado na volta e com o sogro e sogra, que eu trouxe de Goiás até o R.G.S.,mais de 2.150Kms. Não sei pelos outros, mas o meu corsinha anda bem no asfalto.
ResponderExcluirGABRIEL; valeu pelo retorno é por pessoas na mesma situação que vc que a gente esta construindo esse debate! Eu acho uma ótima opção de compra, claro observando-se bem o estado do carro. Continue observando os comentários e talvez eles possam te responder melhor do que eu se é ou não a melhor opção de compra! =)
ResponderExcluirANONIMO 1: Legal sua contribuição, tenho tbm alguns relatos que falam muito bem do GSI, nunca tive a oportunidade de andar em um, mas se contar pela diferença entre um Vectra CD e um GSI, ela é considerálvemente grande, então penso que o GSI realmente seja fantástico =) Valeu pela contribuição.
ANONIMO 2:Valeu pela participação tbm gosto muito do carrinho, e tbm acho ele muito bonito. Muito bom ter a participação do leitor!
EVERTON:Talvez a questão da economia esteja ligada à injeção dele visto que o efi tem bastante diferença do mpfi... e muitos outros fatores como modo de dirigir, terreno em que se roda, clima, e por ai vai... =)
Outro fator que me chamou a atenção é que vc comentou sair de um 1.8 para ele... falo isso por experiência própria, pois sai de um carro 2.0 de 150cv para um celtinha 1.0 vhc, que teoricamente deveria ser muiiiiiiiiiiiiito econômico, e não estou vendo essa economia toda nele... as vezes acabo pisando um pouco mais para ele andar o que um carrinho mais potente andaria sem esforço. Isso pode ser outro fator neh? Sei lá, não sou nenhum engenheiro, estamos debatendo hipóteses hehe
Estacionar é uma maravilha sobretudo nas regiões centrais... o carrinho cabe em qualquer vaga mesmo =) Muito bom isso!
Sobre o acendedor de cigarros, eu dei uma rápida pesquisada na internet, e não achei o original que fica sob o rádio junto com um cinzeirinho, como na oitava foto deste post, mas creio que ainda esteja a venda afinal o classic usa ainda o painel com a mesma estrutura, e se tem na autorizada GM deve ter no mercado paralelo. Encontrei também vários modelos a venda na internet, que servem para quaisquer modelos como estes veja:
http://www.autoacesso.com.br/carros/chevrolet/classic/acendedor-de-cigarros-corsa-astra-celta-vectra-gm500-050.html
o preço é interessante, e qualquer auto elétrica instala pra vc. Vc tem também a opção de comprar de algum carro acidentado em desmanche, afinal essas são peças de pouco desgaste, e geralmente não quebram em acidentes, dai vc consegue uma original, com cinzeiro e tudo e muito provavelmente por um preço bem atraente.
Valeu pelo comentário!
EDSON: Esses modelos MPFI realmente andam mais que os EFI, porém os EFI são um pouco mais econômicos. Esse vinho que vc vê na foto realmente andava bem para um carro 1.0.
Obrigado pela contribuição, essas opiniões sempre são muito bem vindas pois quanto mais colocações mais embasado fica o debate!
PESSOAL, MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO! GOSTO MUITO DESSE BATE PAPO INFORMAL, ACHO MUITO BENÉFICO!
VALEU PESSOAL!
Tenho um já faz 3 anos o ano dele é 95, já fiz algumas coisas no motor, valvulas, comando e alguns reparos, e sem duvida posso garantir pelo menos aqui em POA, algumas das peças são muito baratas e mão de obra tmb, já tive um vectra onde as peças eram muito cara, mas o corsa é o carro mesmo economico e valente com certeza.
ResponderExcluirNO ANO PASSADO TIVE SIMULTÂNEAMENTE OS MODELOS 95 E 2000, TIVE QUE VENDER UM, E ESCOLHI O 2000. oS DOIS TINHAM ALGO DE 90000KM, PORÉM ESCOLHI VENDER O 2000 POR UM MOTIVO: BEBIA MAIS, APESAR DE ANDAR UM POUCO MAIS. sÓ QUE TAMANHA ADMIRAÇÃO PELO 95, "FIZ' COM QUE ELE ANDE QUASE TANTO QUANTO O 2000 E CONTINUANDO BEM MAIS ECONÔMICO: COLOQUEI UM FILTRO ESPORTIVO, UM SUPER FLUXO E VELAS SUPER 4, COM ISSO ELE DEVE TER GANHO UNS 3 OU 4 CVS SEM PERDER A QUALIDADE DE BEBER MUITO POUCO. hOJE ELE TEM 99000KM E NÃO PENSO EM VENDE-LO NUNCA.
ResponderExcluirrealmente o carrinho é espetacular,eu tbm tenho preferencia pelos mais antiguinhos... afinal desempenho não eh o intuito de quem compra um carro desses, e para o dia a dia, eu acho uma das melhores opções!
ResponderExcluirGOSTO DO CORSA MAS NAO A PONTO DE COMPRAR UM SO ACHO ELE BONITO, MEU VISINHO TEM UM E ELE NUNCA RECLAMOU DE PROBLEMAS NO CARRO.
ResponderExcluirTENHO UM UNO 91 1.0 E QUERO VENDE-LO PARA COMPRAR UM CRRO MELHOR AINDA NAO SEI SE COMPRO UM VECTRA OU UMA FIAT BRAVA.
ME DEEM UM CONSCELHO AI PESSOAL.
PODEM DAR A RESPOSTA PELOS PROPRIOS COMENTARIO POI EU LEIO TODOS OS DIAS ESSE SITE.
OBRIGADO.
Ola anonimo... o Vectra eu posso aconselhar como um bom carro, pois ja tivemos 3 na garagem...
ResponderExcluirtemos inclusive a avaliação de 2 deles aqui no blog...
http://carrosjoinville.blogspot.com/2011/04/avaliacao-vectra-segunda-geracao.html?showComment=1306357769341#c4564859278024371122
o brava não posso falar nada pois nunca tive um e nem algum conhecido que tivesse...o fato eh que ele desvalorizou muito e temos opções por preços bem interessantes... o Vectra como digo, posso recomendar... mas claro em ambos os casos, se forem carros em bom estado... pq carro mal cuidado...pode ser GM/FIat/HOnda/BMW/Ferrari os problemas existem em todos...
Sucesso em sua compra... e qdo comprar conta pra gente qual foi sua opção e faço questão que fale sobre sua escolha em um post! =)
Obrigado pelas visitas!
Tenho um Corsa à mais de 15 anos, portanto nem preciso dizer da excelente qualidade do carro.
ResponderExcluirRecomendo à todos este veículo.
Legal anônimo, tbm posso recomendar! Obrigado pelo comentário!
ResponderExcluirgostaria de saber se estes carros são para fins de comercialização e valor.
ResponderExcluirBoa tarde Negrão, não, os carros das imagens são somente a ilustração para o texto, não sendo para comercialização. Obrigado pela sua visita!
ResponderExcluirBoa noite, comprei um faz 2 meses, 96 wind bem ainda não sei muito desse carro gostaria de saber o motor dele que não sei qual é to com medo se vai dura pois ele ta com 164000 sera que ja foi feito o motor que fumaça sai so de manhã quando ligo obrigado.
ResponderExcluirmuito boas essas avaliações que este site faz, pq falam o que o cara quer saber quando quer coprar, diferente das revistas q so falam dados tecnicos que ninguem entendem nada. meu corsinha bate com cada palavra dita ai. parabens
ResponderExcluirCORSINHA É UM PUTA CARRO. NÃO TEM MELHOR CUSTO BENEFÍCIO NOS POPULARES. DUVIDO QUE OS ATUAIS CARROS POPULARES AGUENTEM O QUE UM CORSA AGUENTOU ATÉ HOJE. CARRO ROBUSTO, RELATIVAMENTE CONFORTÁVEL. SOU SÓ ELOGIOS !
ResponderExcluirBom dia quero saber se alguém me aconselha a comprar entre o Corsa 1000efi 95 ou astra 95 completo
ResponderExcluirdepende muito da sua necessidade, ambos são otimos carros, o corsa porém é mais simples menos potente e beem mais economico em todos os sentidos... o astra é bem mais completo, potente, porem bebe mais... tudo vai da sua necessidade!
ExcluirComprei um 2000 até agora nada a reclamar carro muito bom e confortável
ResponderExcluirAvalia um GSI, não menosprezando os demais, mas GSI é épico! Gosto das avaliações de vcs. Deveriam fazer com mais frequencia.
ResponderExcluirAdoraria, até porque ja tive Corsa WInd e ja tive Vectra GSI, seria muito legal conhecer a versão GSI do corsa, que infelizmente nunca tive a oportunidade de guiar. Sempre fico de olho em OLX e Facebook Marketplace, pra ver se encontro algum, e infelizmente está cada vez mais longe do meu alcance, preços cada vez mais altos e carros cada vez mais difícil de encontrar em bom estado.
ExcluirGostaria de saber se voces tem indicação de quilometragem pra quem vai comprar um corsa usado. Li que eles tem vantagens, mais a questão de uma "vida util" di carro me preocupa. Então, gostaria de tirar duvidas com relação a isso, se apartir de quantas quilometragens rodadas não seria indicado comprar um corsa wind 95.
ResponderExcluirConsiderando que trata-se de um carro de mais de 25 anos, a quilometragem pouco importa, eu sugiro ficar atento às manutenções feitas no carro, leva à um bom mecânico ele vai te falar sobre isso. Mas fica tranquilo, o Corsa é seguramente um dos modelos mais simples e de manutenção mais barata do Brasil, vc está no caminho certo.
ExcluirTop gostei muito obrigado.
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirEsse carrinho é o melhor custo benefício de hoje. PRa quem ta começando um ótimo carro, barato de manutenção, econômico, simples de manter. É tipo um uno só que bonito e confortável hehe
ResponderExcluirÉ o fusquinha dessa nova geração.