27 de janeiro de 2011
AVALIAÇÃO: BMW SÉRIE 5 - E39
Para mim falar deste carro é sem dúvida algo muito importante, afinal aguardo para falar dela desde o primeiro post. Como o leitor já deve ter percebido o blogueiro tem uma quedinha por BMW... aliás uma quedona hehe
A propósito para quem não percebeu ainda, aquele carrinho estilizado no cabeçalho do blog é feito baseado numa série 5 E39. Como toda criança eu tbm quando pequeno sempre sonhei em ter uma... meu desejo começou por uma bmw série 3 (modelo 36), mas evoluiu para uma Série 5 E39 após conhecê-la de fato... Continuo no desejo, e quem sabe um dia possa realizar um sonho.
Bem, já há alguns anos venho pesquisando a respeito do carro e por ja ter adquirido uma pequena bagagem, gostaria de compartilhar ela com vcs, afinal assim como eu pode ter mais algum maluco querendo comprar um carro velho de manutenção cara, mas que pode te trazer muitas alegrias =)
A BMW Série 5 já tem muitos de estrada, mas começou sua história no Brasil no início da década de 90. O modelo anterior ao e39 fez também muito sucesso no Brasil, coincidindo com a abertura das importações no governo Collor, mas teve alguns problemas no seu motor V8 conhecido como "Nikasil", sendo que na época a BMW fez um recall trocando todos os motores devido à um problema com a liga metálica do bloco... algo assim, convém pesquisar melhor na net a respeito. No entanto, o modelo que falamos hj é o posterior, o E39.
O E39 chegou ao Brasil em 1996, nas versões sedã e touring, com as motorizações 2.8 e 4.4, 6 cilindros e 8 respectivamente. Ela teve ainda a versão M5 com um poderosíssimo V8 sob o capô.
A 2.8 passou por algumas alterações no motor no decorrer do tempo, contando com 3 principais mudanças sobretudo no material de composição do motor e cabeçote, e mais alguns detalhes menores. Alguns anos depois para não cansar o modelo, houve um face-lift nela onde foram substituídas as lanternas traseiras por modelos translúcidos (cristal), detalhes nos faróis dianteiros, que passaram a contar com angel eyes, faróis de milha, e grade dianteira, com detalhe mais largo e frisos cromados.
Alguns detalhes mínimos diferenciam os modelos com face-lift, mas a mudança marcou também o fim do modelo 528, entrando em seu lugar os modelos 525 e 530. Estas versões são bem mais caras no mercado, no entanto, cabe avaliar bem se de fato vale essa diferença toda em dinheiro que pode ser quase o dobro, ou mais do que uma 528 1996 por exemplo.
A BMW ofereceu tanto nos modelos 6 quantos nos 8 cilindros, cambio automático e manual, mas li por ai que só vieram 4 manuais das V8 (540i não M5).
As BMW E39 são carros extremamente confortáveis e seguros, contanto com todos ítens de conforto e segurança (ativa e passiva) que um carro de alto padrão pode oferecer. A carroceria foi muito premiada em seu lançamento devido a rigidez estrutural e ao seu elaborado sistema de suspensão.
Visualmente a 540 e a 528 não são muito diferentes. Debaixo do capô é que está a grade diferença, o modelo V8 é bem mais potente, e tem um desempenho muito superior, no entanto, tem um consumo um pouco mais elevado e peças (do motor) mais caras que a versão 6 cilindros que compartilha peças com as Série 3. Cabe a você avaliar qual a sua necessidade e o tamanho do seu sonho e seu potencial financeiro de manter um carro.
Pelo que pesquisei e relatos que tenho, uma 6 cilindros faz de 6,5 a 8 km/l na cidade chegando a 12...13 na estrada, conforme o pé do cidadão. Uma V8 não consome tanto mais assim, mas tem diferença, fala-se por aí que seu consumo na cidade fica entre 4,5 e 5 Km/l, e na estrada fica em torno de 10Km/l.
As E39 tiveram muitas combinações de acabamento no Brasil, com interior em couro, preto, cinza e bege(ou caramelo). Detalhes do painel imitando em aço escovado ou madeira. Podendo fazer disso aí diversas combinações.
Um grande diferencial das E39 é o seu câmbio Steptronic, que proporciona mudanças automáticas, em regime manual ou esportivo, e ainda mudanças manuais sequenciais. Seu cambio é bastante robusto quanto a durabilidade, no entanto tem um valor de manutenção bem elevado caso estrague, cerca de 8 mil reais para fazer uma caixa dessas em Joinville. Caso vc tenha receio de pegar um modelo automático, exstem muitos modelos 528 manuais rodando por ai.
Para todos que perguntei até então, proprietários e mecânicos, se o motor desses carros não costuma incomodar, e a resposta foi unânime. O motor é extremamente confiável! Porém, cabe citar aqui que deve-se observar o estado de conservação do carro, afinal ele já tem a sua idade e nesse caso a procedência conta muito. caso ele tenha sido bem cuidado, da pra encarar sem medo.
Alguns detalhes de manutenção do dia-a-dia podem aparecer, como rolamentos, amortecedores, detalhes no arrefecimento, por aí vai, qualquer coisa que todos os carros apresentam com o passar dos anos.
A manutenção dele não chega a ser um bicho de sete cabeças. Peças para este carro, encontram-se com muita facilidade, por meio de auto peças, importadoras, desmanches, e importação direta. Quando da importação direta há o pequeno problema de ter que aguardar a peça chegar, o que algumas vezes pode demorar devido à demora na alfândega brasileira.
De um modo geral, eu vejo como uma ótima opção compra, tanto que pretendo ter uma um dia! No entanto, para não se gastar muita grana com um carro destes, há de se ter um segundo carro na garagem para poder comprar peças relativamente baratas, do exterior.
Todos que conheço que tem ou tiveram modelo semelhante, são ou foram muito satisfeitos, não é um carro que causa problemas, exceto na hora de vender, que por ser um carro importado e com alguns anos de estrada, muita gente tem medo de comprar. Há quem brinque que seja um casamento, mas eu prefiro interpretar da seguinte maneira...
E todo casamento precisa ser ruim??? Muito pelo contrário, pode ser um ótimo casamento, onde vc pode ter muitas felicidades a bordo de seu sonho. Ah e tem mais, se vc não quer ser chamado de doutor por onde passa, este também não é um carro apropriado, afinal ele desperta muito os olhares e de fato aparenta ainda valer absurdamente mais do que o mercado paga por ele.
E vc o que acha? Falei muita besteira? Vc tem um carro desses e pode dar a sua opinião? Já teve?Pretende ter?
Sua opinião é de extrema importância!
Imagens: Divulgação / Arquivo Pessoal
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Comcerteza uma excelente opção, eu tenho uma M3 e pretendo evoluir para uma 540i em breve. São só alegrias mesmo!
ResponderExcluirEu tenho uma 2.8 e recomendo. Ótimo carro, só troco por uma mais nova!
ResponderExcluirEu tenho uma 740i, V8, motor igual a este, não é nenhum Gol 1000 pra se manter. Ela estraga pouco, mas as peças são relativamente caras. No entanto tenho mantido ela sem grandes sustos. Uma série 5 compartilha algumas peças com a 7, mas por ser um modelo abaixo da 7, deve ser bem mais barata de se manter e também deve oferecer ótimos atributos.
ResponderExcluirSonho não tem preço, se tiver ao seu alcance realizá-lo, não perca tempo!
Essa é amais!!!
ResponderExcluirEssa é a mais gostosa de todas!!! FUI.
ResponderExcluirestou preste acomprar uma 528, mas com um pouco de medo sobre amanutençao, uns falan que é muito cara e outros falan que nao e tanto assim. gostaria de alguma opnião.
ResponderExcluirtenho uma bmw 528 ano 1996 a 5 anos; troquei por uma 325 1994 não tive aborrecimentos com nenhuma a não ser os desgastes normais motor e cambio pode esquecer não da problema imagine as novas, peças mais facil de achar que muitos nacionais
ResponderExcluirahh e39 são boas realmente, mas prefiro e46 pela esportividade
ResponderExcluirsao bonitas, mas épra rico... paga 20mil, e gasta mais 20 em cada encostada na oficina... eu tive uma, não quero mais nem de graça, isso incomoda demais.
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