20 de janeiro de 2011
20 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO FUSCA
Hoje é dia 20 de Janeiro, Dia Nacional do Fusca. Este grande brasileiro merece inegávelmente um dia para comemorar e lembrar seus grandes feitos. Qual o brasileiro que nunca dirigiu ou pelo menos andou em um Fusca? Qual o brasileiro que não tem alguma história interessante para contar relacionada a um Fusca?
Poisé, de fato, o carrinho marcou o Brasil e o mundo, eu arriscaria dizer que é o carro mais importante da história automobilística mundial.
No Brasil, ele teve sua produção iniciada em 1959, teve por aqui versões com motor 1.2, 1.3, 1.5, 1.6, teve várias reestilizações, evidenciadas princiapalmente pelos paralamas, faróis e lanternas, mas obviamente, não se resumindo a isto.
O carro saiu de linha na década de 80, mas voltando alguns anos depois já na década de 90, a pedido do então presidente Itamar Franco, que apaixonado por Fusca, buscava novamente um carro popular que pudesse atender as expectativas dos brasileiros. O Fusca carinhosamente apelidado de "Itamar" não ficou muito tempo em linha também, afinal seu preço era muito próximo ao do Gol 1000 quadrado, que por ser um carro mais atual acabou vendendo bem mais.
Bem, não vou me aprofundar na história do Fusca, pq se eu começar desde o início la na Alemanha, os projetos de Ferdinand Porsche, a chegada no Brasil, e sua gloriosa história por aqui, eu vou escrever páginas e páginas e não acabo nunca. Afinal sua história ainda faz parte do presente do brasileiro.
Cabe a nós reservar este dia para o reconhecimento dos tantos feitos do carrinho e comemorar! Prometo um dia fazer um post mais elaborado sobre o carro, pois ele merece!
Vc tem alguma história sobre o Fusca e gostaria de compartilhar? Sua palavra é bem vinda, e pode ser colocada via comentário ou e-mail: carrosjoinville@hotmail.com
Fonte Imagem: Revista Auto Esporte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
parabens pro fusquinha e também pras kombi, pras brasa, pras variante e outros
ResponderExcluirCamila e Gerson,obrigado pela visita, gostei muito do blog e se permitir vai para a barra lateral de links do Sport Protótipos.
ResponderExcluirabs